Press "Enter" to skip to content

iTip: Não perca seu jailbreak – salve o SHSH

ipsw

Depois do nosso tutorial de jailbreak untethered do iOS 6.1, tenho certeza que vocês se divertiram bastante com nossas dicas de tweaks. As funcionalidades que o jailbreak nos proporciona e as portas que ele abre são, de fato, mágicas. Podemos, assim, tirar proveito maior do que o iOS pode oferecer. O único porém que o jailbreak implanta é: atualizações do iOS automaticamente removem o jailbreak. Sendo assim, se você hoje roda o iOS 6.1, e daqui dois meses o iOS 6.2 for lançado [situação hipotética], ao atualizar o sistema seu jailbreak vai embora. Hoje, mostrarei o processo que você deve fazer para preparar seu iGadget [iPhone, iPod touch ou iPad] para um futuro downgrade, isto é, caso você acidentalmente atualize para uma versão 6.2, que não tenha jailbreak, poderá voltar para a 6.1, onde o jailbreak é possível. Aí você diz: “mas eu tenho certeza que só atualizarei quando o jailbreak para uma versão mais nova estiver disponível, este método preventivo é desnecessário!”. Eu respondo:

  1. O iTunes insiste tanto em atualizar o iOS que, por acidente, é possível que nós atualizemos o mesmo sem querer.
  2. E se algo der errado no seu operacional e, para corrigir a falha, você precisar usar a função ‘Restaurar’ do iTunes? Ela atualiza para o último iOS.

Preparativos:

  1. Abra o Cydia pelo menos uma vez. O programinha é tão esperto que sempre que é aberto salva o SHSH correspondente à última versão do iOS disponível. Os SHSH’s que você possui salvos aparecem no topo da janela do Cydia (pode demorar um pouco para aparecer!). Ainda assim, se você quer se prevenir totalmente e quer mais segurança, siga as etapas 2 e 3, abaixo.
  2. Abra o Cydia e busque pelo iSHSHit. Instale-o.
  3. O ícone do iSHSHit será adicionado à sua tela inicial. Abra-o. Seu visual é simples e objetivo. Com ele aberto, em dois clicks o trabalho está feito. Sem mudar nenhuma opção avançada, clique no botão “Save”. Em seguida, vá em “Manage SHSH” e toque na opção “Send All”. O arquivo .shsh do iOS 6.1 será enviado ao seu e-mail. É apenas dele que você precisa para um dia, se necessário, realizar o downgrade (voltar de um firmware futuro para o iOS 6.1).

Como realizar o downgrade tendo o SHSH salvo?

  • Clique aqui para baixar as versões do iOS. Nesta página, selecione a versão do iOS a qual você quer que seja instalado em seu aparelho. Baixe a versão correspondente à geração do seu aparelho, obviamente.

Baixado, abra a última versão do Redsn0w [download aqui]. De novo, vá em Extras > SHSH blobs. E desta vez, use a opção “Stitch”. Posteriormente, você verá uma tela divididas em duas seções: “IPSW” e “blobs”. Na seção do “IPSW”, selecione o arquivo com a extensão .ipsw que você baixou; e na seção “blobs”, clique no botão “Remote” (ela buscará o SHSH correspondente a tal versão no Cydia). Caso você tenha o .shsh salvo localmente, use a opção “Local”. Feito isso e clicando em Next, sua tela ficará parecida com esta:

Um arquivo com a extensão “.ipsw” será gerado na mesma pasta em que o IPSW original estava. Salve-o em um local seguro. Você usará este arquivo para restaurar seu aparelhos através do iTunes.

Coloque seu aparelho em DFU e faça uma restauração normal: botão shift do teclado (ou option, no Mac) + restaurar e selecione o arquivo customizado que o Redsn0w criou para você. Você já ouviu falar do TinyUmbrella e da modificação do arquivo de hosts do computador? Esqueça – por este processo, tudo necessário está dentro do arquivo IPSW final gerado. Você não precisa de mais trabalho nenhum.