iPod School

iTip: Não perca seu jailbreak – salve o SHSH

André BazagliaAndré Bazaglia

ipsw

Depois do nosso tutorial de jailbreak untethered do iOS 6.1, tenho certeza que vocês se divertiram bastante com nossas dicas de tweaks. As funcionalidades que o jailbreak nos proporciona e as portas que ele abre são, de fato, mágicas. Podemos, assim, tirar proveito maior do que o iOS pode oferecer. O único porém que o jailbreak implanta é: atualizações do iOS automaticamente removem o jailbreak. Sendo assim, se você hoje roda o iOS 6.1, e daqui dois meses o iOS 6.2 for lançado [situação hipotética], ao atualizar o sistema seu jailbreak vai embora. Hoje, mostrarei o processo que você deve fazer para preparar seu iGadget [iPhone, iPod touch ou iPad] para um futuro downgrade, isto é, caso você acidentalmente atualize para uma versão 6.2, que não tenha jailbreak, poderá voltar para a 6.1, onde o jailbreak é possível. Aí você diz: “mas eu tenho certeza que só atualizarei quando o jailbreak para uma versão mais nova estiver disponível, este método preventivo é desnecessário!”. Eu respondo:

  1. O iTunes insiste tanto em atualizar o iOS que, por acidente, é possível que nós atualizemos o mesmo sem querer.
  2. E se algo der errado no seu operacional e, para corrigir a falha, você precisar usar a função ‘Restaurar’ do iTunes? Ela atualiza para o último iOS.


Preparativos:

  1. Abra o Cydia pelo menos uma vez. O programinha é tão esperto que sempre que é aberto salva o SHSH correspondente à última versão do iOS disponível. Os SHSH’s que você possui salvos aparecem no topo da janela do Cydia (pode demorar um pouco para aparecer!). Ainda assim, se você quer se prevenir totalmente e quer mais segurança, siga as etapas 2 e 3, abaixo.
  2. Abra o Cydia e busque pelo iSHSHit. Instale-o.
  3. O ícone do iSHSHit será adicionado à sua tela inicial. Abra-o. Seu visual é simples e objetivo. Com ele aberto, em dois clicks o trabalho está feito. Sem mudar nenhuma opção avançada, clique no botão “Save”. Em seguida, vá em “Manage SHSH” e toque na opção “Send All”. O arquivo .shsh do iOS 6.1 será enviado ao seu e-mail. É apenas dele que você precisa para um dia, se necessário, realizar o downgrade (voltar de um firmware futuro para o iOS 6.1).

Como realizar o downgrade tendo o SHSH salvo?

Baixado, abra a última versão do Redsn0w [download aqui]. De novo, vá em Extras > SHSH blobs. E desta vez, use a opção “Stitch”. Posteriormente, você verá uma tela divididas em duas seções: “IPSW” e “blobs”. Na seção do “IPSW”, selecione o arquivo com a extensão .ipsw que você baixou; e na seção “blobs”, clique no botão “Remote” (ela buscará o SHSH correspondente a tal versão no Cydia). Caso você tenha o .shsh salvo localmente, use a opção “Local”. Feito isso e clicando em Next, sua tela ficará parecida com esta:

Um arquivo com a extensão “.ipsw” será gerado na mesma pasta em que o IPSW original estava. Salve-o em um local seguro. Você usará este arquivo para restaurar seu aparelhos através do iTunes.

Coloque seu aparelho em DFU e faça uma restauração normal: botão shift do teclado (ou option, no Mac) + restaurar e selecione o arquivo customizado que o Redsn0w criou para você. Você já ouviu falar do TinyUmbrella e da modificação do arquivo de hosts do computador? Esqueça – por este processo, tudo necessário está dentro do arquivo IPSW final gerado. Você não precisa de mais trabalho nenhum.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Ótimo post, André! Com certeza vou precisar futuramente.

  • Já salvei ontem o meu via tyumbrella

  • borges

    "2) E se algo der errado no seu operacional e, para corrigir a falha, você precisar usar a função ‘Restaurar’ do iTunes? Ela atualiza para o último iOS."

    Isso não é 100% verdade.

    É só você segurar shift/command e clicar no botão restaurar, da mesma forma que você mostrou no texto, de como fazer o downgrade.
    Só que neste caso você usa o firmware da mesma versão que você já tem instalada.

    • Exato, mas no caso hipotético que criei, uma versão mais nova já existirá, e a Apple não deixará você selecionar a antiga, mesmo que você esteja rodando ela. Deu pra entender agora?

      • borges

        Entendi, mas mesmo assim não da pra burlar mesmo sem salvar o SHSH?
        Já vi tutoriais para mudar o arquivo hosts e direcionar a verificação que o iTunes faz com os servidores da Apple (gs.apple.com) para os servidores da Cydia/Saurik.

  • Robson

    tentei salvar no iPhone 4S e não estou conseguindo salvar o SHSH, baixei e instalei iSHSHit, porém aparece uma mensagem falando que não foi possível fazer o download do meu SHSH

    • Super normal, já que o 6.1 foi lançado há pouco tempo. Tive esse mesmo problema. Tente novamente amanhã, ou depois de amanhã, dará certo. Ok?

      • Felipe C.

        iSHSHit was not able to download any SHSH blobs for your device.

      • geovane

        o meu tb deu isso vou fazer oque vc falou valew

      • Robson

        ok, obrigado, tentarei mais pra frente

  • rodbard

    Exatamente, mas quando vc salva o shsh ele é enviado para os servidores cydia, caso não tenha salvado vc não consegue instalar uma versão anterior. No caso hipotético de ja existir a 6.2, vc não consegue instalar a 6.1, a não ser que vc tenha salvado o shsh da versão 6.1, ai sim vc engana o servidor da itunes e direciona para o servidor cydia, lá estará salvo seu shsh. É isso aí, tem que salvar.

  • Dante

    acho q o iSHSHit nao funciona no iPhone 5, pois qando eu clico em Save ele da um tela falando "iSHSHit was not able to download any SHSH blobs for your device"….

  • Ivo Rolim

    André tenho desbloqueio do meu iphone 4 pelo método do SAM como faço para fazer jailbrake sem perder o desbloqueio?

  • rodbard

    Ontem caiu o servidor Cydia, por isso não funcionava

  • Daian Rech

    O iSHSHit ainda não tem o firmware para o iOS 6.1! Precisamos esperar por uma atualização do programa.

  • Pedro

    Galera, saiu a att desse programa, atualizem ele pelo cydia e tentem salvar, no meu deu certo 🙂

  • Consegui salvar o SHSH, mas o redsnow não funciona com o firmware iOS 6.1. Quando eu vou em Extras > SHSH blobs > Stitch > IPSW, aparece a mensagem: "Stitching for this IPSW isn't currently available". OBS.: Testei no firmware 5.1.1 e deu certo. E também estou com a versao mais nova do redsn0w. Acho que é incompatível com o iOS 6. :/

  • Marco

    tentei salvar shs, mas aparece "the requested firmware is no longer available for signing"

  • David Jr

    Existe outra opção??? Essa já não funciona mais

  • Fellipe

    Comprei um iPad com iOS 6.0.1 então baixei a versão 6.1.2 e coloquei pra restaurar pelo iTunes. Deu erro 3004 e agora não sai do DFU mode? O que faço?

  • Marcos

    Boa tarde sera q podem me ajudar tenho um iphone 4 funcionava semi tether depois atualizei e bloqueio estou com ipsw 6.1.3 tenho shsh salvo quando vou salvar no stitch da uma informacao those blobs dont apper to match the ipsw build. Estou usando o ipsw 6.0. O q estou fazendo de errado? Obrigado