iPod School

iTip: livro do Manual do Usuário do iPhone oficial da Apple é útil para iniciantes

André BazagliaAndré Bazaglia

Principalmente entre iPhones, iPods touch e iPads de proprietários tupiniquins, é uma raridade ver o ícone do iBooks na tela inicial do iOS. O aplicativo gratuito, disponibilizado pela própria Apple, permite que nós, usuários, tenhamos acesso à todo o conteúdo de livros disponível na iTunes Store. Na estante virtual, além de livros que podem ser baixados pelo próprio iOS, arquivos .PDF (e outros formatos de livros comprados virtualmente) podem ser transferidos do iTunes para o iOS.

maps

O que poucos de nós sabemos é que, além de ser útil para a leitura de livros tradicionais, o iBooks é uma excelente forma para iniciantes aprenderem um pouco mais sobre o gadget que carregam no bolso.

Da descrição da App Store, “o Manual do Usuário do iPhone é a fonte de informações definitiva para a utilização do iPhone, diretamente da Apple. Este manual, em formato eBook, lhe oferece uma visão geral do iPhone, seus recursos e aplicativos integrados. Ele ajuda você com as noções básicas e mostra como é fácil realizar ligações, obter seus e-mails e navegar pela web. Você pode aprender como sincronizar os seus contatos, calendários e favoritos e como carregar o seu iPhone com músicas, filmes, programas de TV aplicativos e outros itens da iTunes Store e da App Store. Descubra como tocar para focar ao tirar fotos e como gravar vídeos em HD, para posteriormente editá-los e compartilhá-los diretamente no iPhone. Também há um capítulo dedicado a cada aplicativo integrado, assim você descobrirá como utilizar o Mapas para encontrar a cafeteria mais próxima ou como usar o FaceTime para realizar videoconferências. Também verá como é fácil transmitir vídeos em tempo real do iPhone para o Apple TV. Este manual é uma ótima referência que lhe ajudará a aproveitar ao máximo o seu iPhone.”

A categorização do livro digital é super bacana. As primeiras páginas abordam, em sequência, uma Visão Geral do iPhone, Introdução, Noções Básicas e Como sincronizar e compartilhar arquivos. Em seguida, aplicativos individuais são explorados: Telefone, Mail, Safari, iPod, Mensagens, Calendários, Fotos, Câmera, YouTube, Bolsa, Mapas, Tempo, Notas, Relógio, Calculadora, Bússola, Gravador, iTunes Store, App Store, Game Center, Ajustes, Contatos, Nike + iPod, iBooks. Para finalizar, os últimos tópicos são sobre acessibilidade, suporte e outras informações, totalizando 939 páginas no iPhone – se você ler pelo iPad, o número de páginas gerada será menor, já que a tela do aparelho é maior).

Além do livro na iBookStore, há uma versão do manual em .PDF [link] e uma página dentro do site da Apple que acrescenta dicas e truques para o usuário do iPhone [link].

Apesar de conter algumas curiosidades legais, recomendo o livro exclusivamente para iniciantes – usuários avançados certamente não aprenderão nada extraordinariamente novo com ele. Se lhe interessar, baixe-o gratuitamente [link].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Guilherme Granziol Soares

    Eu não vivo sem iBooks, acho que é um dos apps que mais uso oO Gostei da dica…

  • Felipe

    Não da pra saber tudo do IOS.. É sempre bom, mesmo para usuários mais experientes, ler o manual.