iPod School

iTip: Desfaça e refaça textos no iOS

Bruno De BlasiBruno De Blasi

Descobri isto por acaso, aliás, por acaso não, estava na rua andando e meu iPhone caiu no chão e isto surgiu na minha tela repentinamente enquanto eu anotava algo. Sempre reclamei que não havia como refazer e desfazer textos no iPhone, e quando eu, ou apagava, ou errava algo, eu tinha que refazer aquilo manualmente. Na queda brusca que quase quebrou a tela inteira — diga-se que ele voou quase uns 2 metros de altura porque eu tropecei –, ele balançou e apareceu uma função que eu tanto requisitava: um CTRL+Z no iPhone!

A questão é que, ao meu iPhone decolar e aterrissar no chão, eu percebi uma coisa ao ver que ele balançou: ele apareceu esta função que, ao que usávamos muito nos clients de Twitter, ao balançar, atualizava a timeline, que agora, ao fazer o mesmo movimento, podemos refazer e desfazer textos.

“Como assim, Bruno?” Então, ao escrever algo no iPhone, seja no Evernote ou no Twitter, vamos supor que, você apagou a palavra acidentalmente e esqueceu qual ela seria. Balance o seu dispositivo e ele vai ter a opção de desfazer ou refazer, melhor dizendo, é a mesma coisa que CTRL+Z e CTRL+Y no computador, mas, temos que balançar o aparelho e ele aparecerá uma espécie de push perguntando o que deseja fazer.

Alguns aplicativos vem com a função tendo que apertar apenas um botão, como por exemplo, o iWork para iOS. Mas isto depende da boa vontade da fabricante, e como dizemos sempre, e eu disse no último iPS Cast especial, tudo que é nativo é melhor, logo, isto é mais divertido e mais arriscado. Fique com algumas imagens sobre isto:

A dica é esta. Basta balançar que a mágica acontece. Não há mistérios, problemas, nem nada, agora só deve tomar cuidado para seu iPhone não sair voando, e também, tem alguma posição correta para balançar porque, que diabos, eu fico horas balançando e nada de aparecer o recurso, e não é defeito do meu aparelho.

E aí, resolveu seus problemas com textos? Nunca fiz anotações tão precisas após isto :).

  • Rodrigo Santos

    Mas essa função é velha, muito conhecida… Se não me engano veio com Copiar, Colar e Cortar, no iPhone OS 3.0.. Provavelmente o pessoal já sabe disso, e nem precisaram derrubar o iPhone pra aprender. De qualquer forma, bom post

    • O amigo Rafael respondeu abaixo para isto hahaha :). Eu juro que não sabia, eu sou muito desligado para estes recursos AUEHAUEHAUEHUAEH

      • Vagner

        Também já sabia mas valeu pelo post fica aí a dica pra quem não sabe.

  • Rafael

    Como ganhei meu iPhone 4 a pouco mais de 1 mes, tudo pra mim é novo, hahhahah, não sabia disso, valeu pela dica 🙂

  • Essa dica é para novos usuários, porque antigos tem a obrigação de conhecer todo o Potencial do iPhone né.

  • Lukas

    nossa,meu iphone jà voou tanto que nem tem como calcular,kkkk 😛

    • Eu contei as quedas enquanto eu vi. Já foram 10 em 8 meses :P.

  • @jobyfr

    fiz um tripo carpado aqui e funcionou mesmo… essa tela já tinha aparecido outras vezes só que não percebi porque =p

  • Hilal Khaled

    Direto quando eu to andando e digitando mensagens, eu envio a mensagem e tal… As vezes eu não desligo a tela e coloco o iPhone no bolso, mas algumas vezes, aparece um push falando: Não há nada para desfazer… Sempre quis saber como aquilo aparecia. Valeu 😀