Press "Enter" to skip to content

iTip: Deixando o Mac OS Lion do seu jeito.

Imagem editada pelo caro @AlexandreTelles


Hoje venho aqui para dar algumas dicas para customizar o Lion e deixá-lo com a sua cara.

1ª dica: Voltando para o scroll clássico.

Muitas pessoas detestaram o scroll invertido, no estilo iOS, vou mostrar como voltar para o scroll normal.

Tudo que você tem que fazer é ir em System Preferences -> Mouse e desabilitar a função “Scroll Direction: Natural”Assim como na imagem.

2ª Dica: Usar o Dashboard como um space ou no jeito clássico do Snow Leopard.

Essa também é bem simples, você simplesmente vai em System Preferences -> Mission Control e desceleciona a primeira caixa (Caso queira usar o Dashboard como ele era no Snow Leopard), ou deixa marcada para usar o Dasboard como space.

3ª Dica: Usar o gesture de 2 dedos para a esquerda ou direita para trocar de space ou trocar de página.

Se você está bem acostumado com o gesture de 2 dedos para a esquerda para voltar de página/2 dedos para a direita para avançar dentro dos aplicativos, e não gostou de trocar de space com esse gesture, você pode escolher voltar para a função da troca de páginas.

Apenas vá em System Perferences -> Mouse -> More Gestures, clique em “Scroll left or right with one finger” e escolha como prefere, um dedo para ir e voltar, 2 dedos para ir e voltar, ou ambos.

4ª Dica: Reabilitando a repetição de letras.

Se você é que nem eu e detestou essa função de segurar uma letra para abrir um mini painel para acentuá-la(imagem acima), e prefere segurar uma letra para repetila várias vezes, aqui está a solução:

Você tem que abrir o Terminal e digitar:

“defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false” e dar enter

Depois reinicie seu Mac e aproveeeeeeeeite as letras se repetindo.
Para reabilitar apenas digite:
“defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool true” de enter e reinicie o Mac.

5ª Dica: Tela cheia em todos os apps.

Você tem que instalar o tweak Maximizer. E para instalá-lo você precisa instalar o SIMBL e depois pegar o arquivo que você baixou no site do Maximizer, movê-lo para “/Library/Application Support/SIMBL/Plugins” e reiniciar seu Mac. Mas use com cuidado, o Maximizer ainda está em fase de teste.

Eu realmente não recomendo essa, ele me deu uma dor de cabeça aqui com os problemas, botei aqui mais para quem quiser muito, arriscar.

6ª Dica: Trocando o fundo do Dashboard e do Mission Control.

Essa é a mais complicada de todas as dicas.
Primeiramente, abriremos a pasta do Finder onde realizaremos todas as alterações. Para isso, vá no Finder, aperte Command+Shift+G e digite "/System/Library/CoreServices/Dock.app/Contents/Resources/"

Agora que já estamos na pasta, vá em System Preferences-> Displays e veja qual a resolução da sua tela.

Agora escolha suas 2 imagens, vá no app Preview, abra as fotos e vá em Tools->Adjust Size, e ponha a resolução da sua tela ali.

Agora salve as 2 no seu Desktop e com os seguintes nomes:

  • Para a do Dashboard: “pirelli.png"
  • Para a do Mission Control: “defaultdesktop.png”

E você também precisará de uma imagem em um tamanho pequeno que será usada como miniatura do Dashboard dentro do Mission Control, essa você terá que ir diminuindo o tamanho até encontrar o tamanho certo, esse tamanho será algo em torno de 250-100 X 200-50. Você nomeara essa foto como “mini_pirelli.png”

Depois de fazer isso, vá na pasta que abrimos do Finder, e salve as imagens “pirelli.png, defaultdesktop.png e mini_pirelli.png”(as originais que ja estavam dentro da pasta do Finder” em alguma pasta separada para você ter como voltar atrás.

Agora apenas arraste as 3 imagens que você escolheu para dentro da pasta, ele irá pedir sua senha e perguntara se você quer substituir as imagens originais, você apertara em “Replace”.

Depois disso tudo, abra o Terminal e digite: “killall Dock”, isso reiniciará seu Dock e aplicara as mudanças.

É, essa última foi mais complicada né? Qualquer dúvida me perguntem nos comentários. E me desculpem por falar os caminhos e botões em inglês, o meu Mac está assim e tive medo de falar a tradução errada.