iPod School

iTip: acesse a central de notificações do iOS 5 mesmo em aplicativos que não mostram a barra superior

André BazagliaAndré Bazaglia

A barra de notificações foi, sem dúvidas, uma das principais novidades do iOS 5. Deslizando o dedo na direção da barra do relógio para baixo, você pode acessá-la. Por lá, você, além de ter acesso aos widgets de tempo e de ações, pode ver todas suas notificações: mensagens, e-mails, ligações perdidas ou qualquer outra notificação deixada por algum aplicativo que você ignorou ou ainda não viu.

O que muitos não sabem é que há como exibir a barra mesmo em aplicativos que usam o modo “tela cheia” no iOS (geralmente jogos, onde não é possível ver a barra superior do seu iOS: a barra que mostra sua operadora, a hora e a porcentagem da bateria). Para isto, a dica de hoje é bem simples: mesmo sem ver a barra superior do iOS nestes aplicativos, deslize o dedo para baixo. Você verá algo cinza descer, como na imagem abaixo:

Se você não fizer nada, esta parte cinza que desce sumirá automaticamente. Mas se você tocar nela e puxá-la no sentido de cima para baixo, a clássica barra de notificações do iOS 5 descerá.

Esta é a dica de hoje, bem simples, mas como se trata de uma novidade do iOS 5, acredito que poucos já tenham descoberto esta possibilidade. Espero que tenham gostado. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.