iPod School

iTip: A Central de Notificações do iOS 5 pode te lembrar do aniversário dos seus contatos

André BazagliaAndré Bazaglia

No iOS 5, uma das maiores inovações foi o sistema de notificações. A central de notificações organiza todas as notificações de aplicativos que você recebe. Foi uma implementação de um recurso que já era mais do que necessário num sistema operacional a nível do iOS. E você sabia que além de simplesmente exibir notificações que o aplicativos instalados através da App Store te enviam, ele pode fazer mais do que isso? Hoje mostrarei como você pode ser notificado do aniversário dos seus amigos por lá, trata-se de uma opção nativa que você pode ativar em seu aparelho.

O tutorial consiste em duas etapas. Seguindo elas passo-a-passo, o iOS te notificará automaticamente na véspera do aniversário dos seus contatos (apenas avisará nos que você adicionar uma data de aniversário, claro).

1- Adicionando uma data de aniversário aos seus contatos:

No aplicativo Contatos, quando você cria um novo contato ou edita um existente, você tem a opção de adicionar um campo personalizado a ele. É lá que você deverá tocar. Em seguida, nos campos personalizados, procure pela opção “Aniversário” e adicione a data de nascimento do seu contato.

2- Fazendo a central de notificações mostrar os aniversários:

Agora que já temos as datas associadas aos contatos, siga o seguinte caminho, em sequência: vá no aplicativo Ajustes do seu aparelho, depois em “Mail, Contatos e Calendários”, depois em “Alertas Padrão”. Lá, você verá a opção para ativar os alertas para aniversário. É possível definir o tempo de acordo com seu gosto. Você pode ser avisado apenas no dia do aniversário do seu amigo, um dia antes, dois dias antes ou uma semana antes, são essas quatro opções.

Deixando essa opção configurada, você será notificado no dia do aniversário do seu contato, 1 dia antes, 2 dias antes ou uma semana antes, dependendo do que você escolher. O resultado final será parecido com esse:

(Clique na imagem para ampliá-la)

Os aniversários dos seus contatos serão exibidos como uma notificação do aplicativo Calendários. Por padrão, a notificação deste aplicativo não fica acima de todas as outras, como está na imagem acima, mas você pode alterar a dominância de cada aplicativo na ordem de exibição da barra de notificações no aplicativo Ajustes, no menu “Notificações”. No meu caso, deixei o Calendário ter preferência para aparecer primeiro em relação aos outros, mas esta é uma questão de gosto: posicione-o onde quiser, da maneira que ficar melhor para você.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Filipi Lamin

    Pessoal, eu sei que é meio off topic, mas eu preciso de uma ajuda.
    Vocês já devem conhecer o free my app, um site onde você vai baixando apps grátis ganhando pontos e trocar por apps pagos, que vão de angry Birds (390 pts) a infinity Blade 2 (1500 pts)
    Então, eu finalmente consigo os 1500 pts e vou trocar pelo IBII, mas a Surpresa, meu iTunes app não abre, eu já tinha conseguido baixar o Plants vs Zombies e vi como ele funciona, ele abre o iTunes App e digita o código do app, como se fosse um gift card. Mas dessa vez o iTunes app não abriu, já fiz de tudo até desliguei o meu iPhone, mas não adiantou, e eu fui ver no site, e agora estou só com 25pts,
    Ou seja, perdi os pontos e o código.
    Eu quero saber se mais alguem não esta conseguindo abrir o iTunes app, será que a Apple barrou o iTunes do JB, como ela fez com o iBooks?
    iPhone 4 iOS 5.0.1 Jailbroken

    • Marcio M Ferreira

      Amigo, vou tentar te ajudar. Eu ja usei o FreeMyApps, Tenta fazer isso: Vai na parte onde vc troca os pontos pelo aplicativo, aqula que diz la em baixo dos apps testaveis: View Gift Apps. Clica nela, e desce tudo, em baixo deve estar agora escrito "all downloaded apps", algo assim que mostra os seus aplicativos trocados q vc escolheu. Clica nele denovo que deve abrir o itunes.app e baixar direto o app. se nao abrir, veja se ele nao esta baixando em segundo plano na homescreen. Espero ajudar, abraço

      • Filipi Lamin

        Mas o problema é que o iTunes.app simplesmente não abre. Ao abrir ele, aparece carregando e ele fecha, isso demora uns 2seg. Já desliguei, refiz o Jailbreak e simplesmente ele não abre. Será que eu terei que restaurar meu iPhone?

      • Filipi Lamin

        O Jailbreak é essencial para mim, eu uso o aticvator para poupar o HomeButton, e eu realmente quero este gift, pois mesmo tendo JB sou contra pirataria

    • Só abrir o site http://www.freemyapps.com e ir em reedemed gifts, depois clica em cima do qual você quer baixar…

  • Já tinha visto que no iOS 5 adicionaram (finalmente) o aviso de aniversários, mas não sabia ainda do aviso na central de notificações.

    Boa dica, vlw!
    Abraços.

  • Danilo

    Por favor,

    Eu tenho um iPhone 4 com iOS5 e tô com um pequeno problema.
    No calendário, ele aparece uma data de aniversário, identifica como a minha data de aniversário, mas a data está errada e não há cristo que faça eu mudar essa data no sistema! Todas as outras notas do calendário eu posso excluir, menos essa! Já fucei muito no iOS para descobrir e na internet também mas não acho uma resposta. Você pode me ajudar?
    Agradecendo antecipadamente.

    • Danilo

      Já resolvido rsrs, foi um pequeno bug do aparelho, na minha agenda eu havia colocado meu número e a data certa de aniversario, mas aparecia uma data diferente. Foi só eu apagar e colocar novamente que resolveu.

      Obrigado mesmo assim!

  • Danilo

    Por favor,

    Eu tenho um iPhone 4 com iOS5 e tô com um pequeno problema.
    No calendário, ele aparece uma data de aniversário, identifica como a minha data de aniversário, mas a data está errada e não há cristo que faça eu mudar essa data no sistema! Todas as outras notas do calendário eu posso excluir, menos essa! Já fucei muito no iOS para descobrir e na internet também mas não acho uma resposta. Você pode me ajudar?
    Agradecendo antecipadamente.