Press "Enter" to skip to content

iTip #01 – Mail (aplicativo nativo)

Tcha-tcha-tcha … 1, 2 e 3, lá vai! Estamos inaugurando hoje, um novo (super, mega, power) projeto: o iTip. Tip em inglês para quem não sabe significa ‘dica’, e o famoso ‘i’ por causa dos famosos produtos da Apple: iPod, iPad, iPhone, iMac… Então formando o iTip!

Bem, falarei antes do projeto em si.

Por quê?
Bom para começar, estou fazendo esse projeto, o iTip, para poder ajudar aqueles “novatos” que acabaram de comprar, ganhar seu primeiro gadget da Apple. Afinal, ninguem nasce sabendo, não é mesmo?

Objetivo
Bom, irei fazer ajudar para configurar, dicas para facilitar o uso. Talvez alguns de vocês, leitores, já devem ter ouvido falar que a Apple é muito detalhista e tem pequenos detalhes que fazem toda diferença. O meu dever será ensinar à vocês as ‘dicas’ que eu sei, e vocês, atravez dos comentários, ensinar à todos o que você sabe que talvez nós autores não sabemos… Afinal, ninguem nasce sabendo, não é mesmo? [2]

Espero que todos aprendam, e vamos tentar fazer uma experiência bem legal? Vamos lá! Vou começar pelo aplicativo nativo: Mail.

Para nos organizar, vou fazer alguns pontos que irei citar no post: configurando primeiro e-mail (ou mais que 1), sincronizando também com o Hotmail (não presente nas opções inicias), economizando bateria, excluindo um e-mail mais rápido, conta padrão (para quê serve, como ajustar) e assinatura. Vamos começar pela ordem.

Configurando o primeiro e-mail (ou mais que um).

Bom, ao iniciar o aplicativo mail pela primeira vez, você tem a opção de adicionar uma conta de e-mail ao aplicativo. As opções impostas pelo o aplicativo são: Microsoft Exchange, MobileMe, GMail, Yahoo! Mail, AOL e Outra. Selecionando cada opção você terá de responder as informações básicas como:

– Nome: insira o nome do ‘dono’ da conta de e-mail, por exemplo: Steve Jobs;

– Endereço de e-mail: insira o próprio endereço de e-mail, por exemplo: [email protected];

– Senha: insira a senha da conta de e-mail, por exemplo: iamgod;

– Descrição: é uma palavra na qual identifica a conta de e-mail, caso use várias, por exemplo: Hotmail;

Agora você pergunta: “Mas Lucas, eu uso, por exemplo, o Hotmail e não tem aí, o que eu faço?

É simples, toque em ‘Outro’, depois em “Adicionar Conta do Mail” e simples insira seu e-mail diferente. Vale lembrar que na atualização do firmware 3.0 a Apple adicionou uma função caso você utilize um e-mail ‘@hotmail.com’, você não precisa preencher o smtp e pop3, convenhamos, o que torna bem mais simples.

Caso você queria adicionar mais uma conta de e-mail (ou várias) é simples: abra o aplicativo ‘Ajustes’, toque em ‘Mail, Contatos, Calendários’, depois toque em ‘Adicionar Conta…’ e repita o processo acima.

Economizando bateria

Falem a verdade: não é um pé-no-saco quando você mais precisa do iPod/iPhone a bateria acabou? Então, para tentar evitar isso, vamos economizar o maximo possivel de bateria. Então vou dar algumas dicas:

– Desligue o Push e coloque para obter e-mails manualmente, assim quando quiser, você abre o aplicativo Mail e ele checará se tem e-mail. Para isso vá no aplicativo ‘Ajustes’, depois toque em ‘Obter Dados’.

– Como está manualmente, tente evitar de abrir o aplicativo Mail de bobeira…

Simples não? E ajuda bastante.

Excluindo um e-mail mais rápido

Após excluir um e-mail, muitos sabem que os e-mails excluidos vão parar na lixeira certo? E para deletar tem que entrar novamente no e-mail incoveniente (ou não) para poder deleta-lo novamente. Agora ensinarei uma tática, na verdade, mais uma vez a Apple se superou nos detalhes… A dica serve também no e-mail ainda fora da lixeira.

Para deleta-lo rapidamente sem entrar no e-mail é só deslizar o dedo no titulo, da esquerda para a direita. E aparecerá a opção “Apagar”, fácil não?

Conta padrão

– Para que serve?

A conta padrão serve para toda vez que você for começar um e-mail por um aplicativo, ou um website, por exemplo, o e-mail que você utilizará para mandar o e-mail a pessoa, será o padrão.

– Como ajustar?

O que acontece na maioria das vezes é: adiciona a primeira conta e ela passa a ser a padrão. Depois você quer adicionar uma segunda, terceira, enfim, outra e quer torna-lá a padrão. Para fazer isso abra o aplicativo ‘Ajustes’, depois toque em ‘Mail, Contatos, Calendarios’, agora toque em ‘Conta Padrão’ e escolha a que te interessa.

Assinatura

Assinatura, mas o que é? Para quem não sabe, pode lembrar de primeira, lembram quando publicaram a resposta do Steve Jobs de um e-mail que ele havia respondido e continha: “Send from my iPhone” (em português, ‘Enviado de meu iPhone’). Então, essas são as assinaturas padrões.

– iPhone: Enviado de meu iPhone;
– iPod touch: Enviado de meu iPod;

Caso você queira mudá-la ou então, tira-lá (é o mesmo passo, mas só deixar em branco) vá até o aplicativo ‘Ajustes’, toque em ‘Mail, Contatos, Calendarios’, depois toque em ‘Assinatura’ e edite a vontade.

Bom espero que tenham gostado dessa edição, está apenas começando! Até a próxima.