Press "Enter" to skip to content

iPhones 5c e 5s e suas respectivas câmeras – Partiu brincar de fotógrafo!

Como todos sabem, hoje aconteceu um evento especial da Apple onde a empresa revelou os sucessores do iPhone 5, lançado ano passado. A maioria dos rumores acabou por se concretizar e sim, tivemos dois iPhones lançados de uma vez. O iPhone 5c, colorido e com design em policarbonato, e o iPhone 5s, com leitor biométrico e seu inédito processador de 64 bits. Viva! Mas vamos falar de câmera!

A Apple veio com boas novidades nas câmeras desses aparelhos. A tão aclamada iSight câmera sofreu sutis, porém significativas alterações para melhorar ainda mais seu desempenho. Mas como nada é mar de rosas, é claro que o iPhone 5S recebeu os melhores bônus. Por isso, aqui vai uma analise das novas features de cada aparelho.

camera5c
iSight camera num 5c.

Comecemos pelo iPhone 5c. Ele, que conservou o chip A6 do seu iPhone antecessor, ganhou uma iSight câmera de cinco elementos com 8MP de poder. Sem perder seu recurso de tirar fotos panorâmicas, claro. Enfim, interagindo com o novo app de câmera do iOS 7, ela promete melhorar ainda mais sua qualidade em imagem, contando com a possibilidade de fotos em formato quadrado e filtros que podem ser adicionados antes ou depois da foto ser tirada. Se tratando de vídeo HD, ela filma em 1080p e, finalmente, conta com o recurso de zoom de até 3x, focando melhor na cena a ser capturada. Ainda em vídeos, a iSight câmera do iPhone 5c conta com o recurso de estabilização de imagem que promete melhorar as tomadas tremidas. Indo além, conta com detecção automática de até 10 rostos e a habilidade, possível já no iPhone 5, de tirar fotos durante a gravação.

O mesmo upgrade da Facetime Camera no 5c, foi feito no 5s.
O mesmo upgrade da Facetime Camera no 5c, foi feito no 5s.

A câmera frontal, falando ainda de 5c, foi aprimorada. Vou explicar melhor desse upgrade na parte do 5s, mas já dá pra adiantar que o tamanho dos pixels foi aumentado e o sensor de luminosidade foi ajustado para a maior entrada de luz. Assim, possibilitando uma captura melhor de cores, a exemplo, dum por do sol. Ah, e não muito relacionado com as novas lentes, mas o Facetime dará possibilidade de chamadas apenas com áudio e com qualidade superior.

iSight Camera e Dual Flash presentes no iPhone 5s.
iSight Camera e Dual Flash presentes no iPhone 5s.

Ok, comecemos a falar de 5s. A câmera desse camarada ganhou tanta coisa nova que está mais equipada que canivete suíço. Vou começar explicando as novas lentes e daí, partir para as possibilidades que ele pode alcançar.

A nova iSight do 5s ganhou uma mudança no modo como capta imagens. Através do novo retroiluminador CMOS de 8MP, o tamanho dos seus pixels foi aumentado em 15%, passando para 1,5 mícrons. Mais pixels produzem uma imagem maior. Pixels maiores produzem uma imagem melhor. Também, o tamanho da abertura da câmera foi aumentado até F2.2, para que a entrada de luz seja maior e a qualidade seja ainda superior. Todas essas modificações na conhecida câmera de cinco elementos, conseguem, ao todo, dar um ganho de 33% em luminosidade para as fotos. Assim, é possível tirar fotos mais nítidas, com cores mais precisas e menos ruído. Quem sabe aquele velho problema de fotos escuras seja finalmente resolvido, né?

Mas as novidades não param por aí. O novo Flash True Tone inteligente é um sistema dual flash, com um LED branco e um âmbar, que promete melhorar a iluminação das fotos. Através de algoritmos de software, a câmera usa combinações dos dois LEDs para equilibrar a temperatura das cores na cena, resultando em tons de pele mais naturais e cores mais realísticas. Além disso, com seu novo processador A7 de 64 bits, o iPhone 5s tem novos modos de captura um tanto interessantes. O Modo Contínuo usa do poder de processamento do A7 para tirar 10 fotos por segundo e registrar um momento independente da velocidade que ele ocorre. De novo, enquanto você captura, a câmera usa de algoritmos especiais que comparam a clareza e a nitidez das imagens obtidas, selecionando a melhor ou as melhores dentre elas.

A Estabilização Automática de Imagem é uma nova feature que acabará com fotos tremidas. Isso se dá porque ela permite ao iPhone capturar 4 fotos num curto período de exposição e combina-las caso alguma delas saia tremida ou até alguém de olhos fechados, por exemplo. Tudo isso é detectado pelo aparelho e corrigido na hora. Por último, é possível tirar as fotos panorâmicas com exposição adequada, propiciando um melhor balanço entre luzes e sombras.

Falando em vídeo, temos novas funções legais também! A câmera ainda grava aquele lindo vídeo 1080p e tem mais algumas novidades. Agora é possível gravar vídeo 720p numa taxa de quadros maior (120 quadros por segundo), criando assim o efeito de câmera lenta. É só selecionar o pedaço a ser reproduzido em câmera lenta que o app executa a seleçao com apenas 25% da velocidade de reprodução, criando aí o efeito Slow-motion. Há, como no 5c, a possibilidade de zoom 3x durante a gravação apenas usando o movimento de pinch. E claro, como no iPhone 5, a função de tirar fotos enquanto grava.

Em matéria de Facetime Câmera, o iPhone 5s recebeu a mesma dádiva do 5c: uma câmera frontal HD, com pixels maiores e sensor de retroiluminação aprimorado.

Interação software-hardware cupertiniana.
Interação software-hardware cupertiniana.

Mais um ponto a adicionar é a interação que essa nova e poderosa câmera terá com o iOS 7. Lá, com possibilidades de edição em filtros e tamanhos, é o lugar perfeito para desfrutar dessa câmera com tantas melhorias. Uma boa dica a quem comprar o 5s no lançamento, é que os apps do iWork (Pages, Numbers e Keynote) estarão grátis para novos dispositivos iOS.

É gente. A Apple não ficou estacionada, não. Depois de apanhar bastante para a câmera do Lumia, parece que a gigante de Cupertino está reagindo, e reagindo muito bem. Claro que só saberemos se tudo isso funciona mesmo na prática, quando for lançado. Torçamos pra Tia Anatel não empacar muito o lançamento dos iPhones 5c e 5s no Brasil.