iPod School

iPhone OS 4.0: Tentando entender a estratégia de atualizações por parte da Apple

iMarkiMark

Resolvi publicar este post para tentar compreender a política de atualizações do iPhone OS e também com isto fazer com vocês caros amigos leitores também tentem compreender a estratégia da maçã por traz disto tudo.

Isto porque como vocês já devem estar carecas de saber que a Apple lançou recentemente o iPad e liberou a versão beta do iPhone OS 4.0 para os desenvolvedores cadastrados e vocês perceberão que trata-se de uma estratégia de longo prazo da maçã para os produtos dela.

Minhas conclusões sobre o iPhone OS para o:

* iPad: Já era esperado, com o lançamento do novo gadget da Apple e utilizando o firmware 3.2, chegando o iPhone OS 4.0 a atualização vai ser gratuita, mas quando forem lançados novas atualizações no iPhone OS os mesmos serão cobrados e usuários de iPad terão que pagar para atualizar o sistema operacional posterior ao iPhone OS 4.0, só que o usuário que adquirir o iPad com a versão 4.0, terão atualização gratuita por exemplo para o iPhone OS 5, porém não terão upgrade gratuito para a versão sequente…;

* Para o iPhone, talvez ou melhor com certeza por causa do jailbreak, as atualizações são gratuitas ou eles quase te obrigam a atualizar visando a retirada do jailbreak do nosso precioso e o consequente bloqueio pelo menos temporariamente, até os hackers darem um jeito;

* Tal como acontece com o iPad, todo iPhone tem direito à uma atualização gratuita do iPhone OS, mas ai surge a dúvida, firmware? iPhone OS? Não é a mesma coisa? Para mim é, seu eu estiver errado por favor me corrijam 🙂

* Fora que é quase certo que a atualização para o novo iPhone vai ser gratuita para iPhones, mas talvez venham com limitações, assim como aconteceu com o iPhone Classic/EDGE onde a função MMS não estava presente, no iPhone 3G vai ser a ausência do multitasking ou multitarefas e a Apple sempre alega que as ausências destas funcionalidades é culpa do hardware dos gadgets mais antigos, o que para mim é conversa fiada, basta ver o multitasking via Cydia rodando em iPhones 3G, o que a maçã quer na verdade é que os seus fiéis usuários comprem os gadgets mais novos, mas ora para isto basta lançar um gadget revolucionário, ou seja resumindo ela praticamente nos obriga a comprar os seus mais recentes lançamentos, estou errado?

* E mesmo pagando a Apple não oferece todas as atualizações o que torna gadgets mais antigos obsoletos, ultrapassados;

* Para quem possui iPod Touch as normas são as mesmas, porém a grande e ruim diferença é que qualquer atualização tem que ser paga.

Com isto a Apple trouxe para o iPhone OS, o que acontece com o Mac OS já faz tempo, onde os usuários tem direito a 2 grandes atualizações do sistema operacional gratuitamente e depois disto a festa acaba e cobra-se pela atualização de um novo OS.

Com a chegada do Mac OS X 10.6, usuários de Mac Power PC foram excluídos desta atualização e com certeza com a chegada do Mac OS X 10.7, proprietários dos primeiros Mac Intel equipados com Core Duo serão excluídos e esta exclusão com certeza a Apple vai utilizar como argumento a impossibilidade de utilização do Open CL, Grand Central, etc.

Mas como grandes atualizações sempre trazem grandes novidades a maçã com isto garante ou prepara usuários ansiosos, ávidos por mais novidades tecnológicas e por ai vai, mas isto também acontece com PCs equipados com Windows vejam o caso do Windows 7, quem é que não tem um PC com Windows seja ele a versão XP ou Vista e não quer o Windows 7? Enfim é a lei do mercado…

Se bem que eu não sou o senhor da razão, alguém tem alguma outra opinião?

Abraços e até mais…

[Via]

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Marcelo Augusto

    Não e bem assim… pelo que eu andei lendo a um tempo, atualização para celular é Gratuíta por lei nos EUA, algo assim, a atualização do iPod touch, vinha diminuindo o preço, sendo que na 3.0 o preço foi bnem menor que o cobrado no 2.0, e as espectativas era que fossem gratuítas p/ o itouch dessa vez! Sobre o Multitasking, bem não sei se ficaria bom no iPhone 3G, por falta de memoria…. As pessoas começariam a reclamar por falta de velocidade, eu ja acho o 3G horrivel quando tenho que mecher no da minha irma, por falta de memoria… Mas claro, uma jogada de Marketing é essencial p/ o bem da empresa…. Agora o que eu queria saber é se o iPad vai ter o OS 4.0 já, ou não! Pq o iPhone não teve o 3.2… Creio que as atualizações serão lançadas em paralelo entre eles…

    • iMark

      @Marcelo Augusto, pois é mas bom para quem mora lá então não é?

      Quanto ao multitasking no iPhone 3G também é perceptível a lentidão nele quando ele é instalado via Cydia, minha esposa tem um e é visível, porém eu reafirmo a Apple não libera esta funcionalidade porque não quer, só que todos sabem que o hardware do iPhone 3G faz dele mais lento.

      iPhone OS 4.0 para iPad senão me engano vai ser disponibilizado em outubro, pelo menos é isto que eu fiquei sabendo.

      Talvez a Apple opte por lançar firmwares diferentes para gadgets diferentes, mas ai eu já não se lhe informar com precisão.

      Abraços e obrigado pelo feedback 🙂

  • iMatews

    Na minha opinião, (me corrijam se eu estiver errado, pois não sou mto bom nisso) a estratégia da apple é a mais inteligente que eu já vi. Ela já começa fazendo coisas incríveis e revolucionárias.
    Por exemplo, o iPad.
    Ele é ótimo, design incrível, etc etc.
    Porém, não tem muitas coisas necessárias, como a câmera.
    No próximo iPad, a maçã vai melhorar em alguma coisa, uma dessas pode ser a camera, e muuita gente vai comprar o próximo iPad, pra ter uma coisa mais moderna. E assim vai.
    É uma estratégia ótima pra eles, mas, é péssimo pra gente D:

  • iMark

    @iMatews, é por isto que a maçã está crescendo, créditos para o tio Jobs o rei do marketing da Apple, tenho uma sugestão, aliás o André Bazaglia já deu esta dica, assista o filme Piratas da informática, acho que o filme não é veridico mas onde tem fumaça, tem fogo 🙂

    E com certeza é estratégia sim, porque senão eles não vão ter o que vender, afinal no mundo da informática tudo é muito dinâmico, está sempre aparecendo novidades, não só da Apple, de outros fabricantes também.

    Abraços e obrigado pela visita 🙂

  • Cléber Oliveira

    Ao que parece, as atualizações gratuitas para o iPhone ñ são necessariamente por causa do jailbreak, mas sim pelo Unlock (señ o iPod tb receberia)

    A Apple tem contrato de exclusividade com as operadoras, logo, se tem alguém que paga pela sua atualização de firmware no iPhone são as Teles, já que elas ganham com isso tb, forçando o usuário a ficar preso a sua operadora. (fora o lucro que elas tem na venda do aparelho)

    No caso do iPad, creio que será como o iPod Touch, como ninguém está “financiando” a atualização, a Apple deve cobrar sim pelos próximos updates.

    O que me deixou mais chateado (mas já era esperado) é a remoção do iPhone EDGE da próxima atualização.
    O detalhe é que ele possui hardware praticamente igual ao 3G, ou seja, a remoção do suporte não é técnica!

    Eu tenho um iPhone 3G, e seguindo a lógica, os firmwares 4.x serão a última atualização dele tb, que deve ter suas vendas encerradas após o lançamento da próxima geração do iPhone.

    O motivo de não suportar o firmware 4.0 no iPhone EDGE é puramente capitalista, afinal, quem tinha ele oficialmente, comprou pela AT&T, e o contrato era de 2 anos, logo, a AT&T já não lucra mais com esse aparelho.

    Parece bem simples, mas muito cruel.

  • Izak

    esse esquema de dizer que o iphone 3G não suporta é mentira…pode ate fikarlag…fikaria menos lag se fosse nativo do aparelho, jah q para ter essa função é necessario o mobile substrate que é super instavel ou seja dexa o aparelho mais lag ainda…acho q poderia ter a função no 3G, mas com limitações..tipo pode minimizar no max 3 apps ou 2 sei lah…mas acho q deveria ser por aew…
    e outra super vacilada da apple mais conhecida como estrategia de marketing….NAO PERMITIR A ATUALIZAÇÂO EM IPOD TOUCH 1G…-.-

  • iSchmidt

    Pagar por firmware? Não é só ir no felixbruns e baixar não? Já que lá é “original”, se bem que tenho um 3GS e nunca paguei *usando itunes* 😛

  • Norton

    Nada a ve mew, meu iPod touch 2g faz td sem lag, q q tem de abrir mais programas? Que desculpinha esfarrapada.

  • lucas

    Eu não faço aminima questão de ter windows 7 no meu pc pra mim o xp ta otimo roda td que eu preciso e acho que compensa mais comprar um pc novo com windows 7 do que compra o software propriamente dito

  • iRamon

    Realmente , a Apple tem um jogo de Marketing muito bem feito ! E se prestarmos atenção , todos nós caímos . Pois tem muitos com as versões variadas dos iPhones , inclusive eu que tenho o
    iPhone 3 GS . Realmente o iPhone 3G poderia ter o Multitasking , porém , a Apple diz que não seria possível por causa do Hardware , eles não estão mentindo . Pegar , pega , porém o que eles não disseram é que ficaria lag ! Mas isso é justamente para que nós compremos os novos Modelos . Daqui pro início do ano que vem , vai lançar o iPhone 4G . E o iPhone 3G S vai ficar em 2o. lugar !
    Porém no proximo ano lançará outro e assim por diante ! Até que desistam e inventem outra invençao ! Tipo uma iTv !! xD
    E muitos pularão pra ela , mas eu vou com o meu até 2012 , quando eu chegar no 3o ano do Médio !
    Aí eu vou pedir pro meu pai , o iPhone da época ou um celular melhor ! Se bem que nao existe ceular melhor que o iPhone , nem o BlackBerry Storm !

    Espero que tenham entendido !! abraços