Press "Enter" to skip to content

iPhone OS 4.0: Tentando entender a estratégia de atualizações por parte da Apple

Resolvi publicar este post para tentar compreender a política de atualizações do iPhone OS e também com isto fazer com vocês caros amigos leitores também tentem compreender a estratégia da maçã por traz disto tudo.

Isto porque como vocês já devem estar carecas de saber que a Apple lançou recentemente o iPad e liberou a versão beta do iPhone OS 4.0 para os desenvolvedores cadastrados e vocês perceberão que trata-se de uma estratégia de longo prazo da maçã para os produtos dela.

Minhas conclusões sobre o iPhone OS para o:

* iPad: Já era esperado, com o lançamento do novo gadget da Apple e utilizando o firmware 3.2, chegando o iPhone OS 4.0 a atualização vai ser gratuita, mas quando forem lançados novas atualizações no iPhone OS os mesmos serão cobrados e usuários de iPad terão que pagar para atualizar o sistema operacional posterior ao iPhone OS 4.0, só que o usuário que adquirir o iPad com a versão 4.0, terão atualização gratuita por exemplo para o iPhone OS 5, porém não terão upgrade gratuito para a versão sequente…;

* Para o iPhone, talvez ou melhor com certeza por causa do jailbreak, as atualizações são gratuitas ou eles quase te obrigam a atualizar visando a retirada do jailbreak do nosso precioso e o consequente bloqueio pelo menos temporariamente, até os hackers darem um jeito;

* Tal como acontece com o iPad, todo iPhone tem direito à uma atualização gratuita do iPhone OS, mas ai surge a dúvida, firmware? iPhone OS? Não é a mesma coisa? Para mim é, seu eu estiver errado por favor me corrijam 🙂

* Fora que é quase certo que a atualização para o novo iPhone vai ser gratuita para iPhones, mas talvez venham com limitações, assim como aconteceu com o iPhone Classic/EDGE onde a função MMS não estava presente, no iPhone 3G vai ser a ausência do multitasking ou multitarefas e a Apple sempre alega que as ausências destas funcionalidades é culpa do hardware dos gadgets mais antigos, o que para mim é conversa fiada, basta ver o multitasking via Cydia rodando em iPhones 3G, o que a maçã quer na verdade é que os seus fiéis usuários comprem os gadgets mais novos, mas ora para isto basta lançar um gadget revolucionário, ou seja resumindo ela praticamente nos obriga a comprar os seus mais recentes lançamentos, estou errado?

* E mesmo pagando a Apple não oferece todas as atualizações o que torna gadgets mais antigos obsoletos, ultrapassados;

* Para quem possui iPod Touch as normas são as mesmas, porém a grande e ruim diferença é que qualquer atualização tem que ser paga.

Com isto a Apple trouxe para o iPhone OS, o que acontece com o Mac OS já faz tempo, onde os usuários tem direito a 2 grandes atualizações do sistema operacional gratuitamente e depois disto a festa acaba e cobra-se pela atualização de um novo OS.

Com a chegada do Mac OS X 10.6, usuários de Mac Power PC foram excluídos desta atualização e com certeza com a chegada do Mac OS X 10.7, proprietários dos primeiros Mac Intel equipados com Core Duo serão excluídos e esta exclusão com certeza a Apple vai utilizar como argumento a impossibilidade de utilização do Open CL, Grand Central, etc.

Mas como grandes atualizações sempre trazem grandes novidades a maçã com isto garante ou prepara usuários ansiosos, ávidos por mais novidades tecnológicas e por ai vai, mas isto também acontece com PCs equipados com Windows vejam o caso do Windows 7, quem é que não tem um PC com Windows seja ele a versão XP ou Vista e não quer o Windows 7? Enfim é a lei do mercado…

Se bem que eu não sou o senhor da razão, alguém tem alguma outra opinião?

Abraços e até mais…

[Via]