iPod School

iPhone é inteligente mas não tão fácil de usar e o iOS 7 não mudará isso

André BazagliaAndré Bazaglia

Em 2007, na apresentação do primeiro iPhone, Steven Paul Jobs, ou só “Steve”, subiu ao palco em mais uma de suas clássicas e tradicionais keynotes para anunciar a nova invenção de sua equipe. A apresentação foi marcada por toda sua emoção ao introduzir ao mercado um produto que o CEO da Apple dizia ser revolucionário. Ele estava certo, e o iPhone abriu portas para uma visão diferenciada do celular. Por exemplo, a interface que o iPhone apresentou era revolucionária para a época e a ausência do teclado físico parecia ser um absurdo para alguns usuários – posteriormente, vimos que a ausência de um teclado físico faz sentido e é assim que deve ser, até que alguma outra empresa revolucionária mude isso de novo.

steve-jobs-smart-phones

Antes mesmo de mostrar o iPhone no telão principal da keynote, Steve nos explicou um pouco o que a Apple pensa sobre o conceito de smartphones. Ele fez um dos gráficos mais interessantes que eu já vi na minha vida toda: duas linhas em forma de cruz (uma abscissa e uma ordenada) que classificam os smartphones e os celulares tradicionais em dois aspectos: inteligência e facilidade de uso. De acordo com a classificação, exposta na imagem acima, os celulares tradicionais não são tão fáceis de usar nem tão inteligentes e os smartphones são mais inteligentes que os celulares tradicionais e mais difíceis de usar. A proposta do iPhone é fazer coexistir, em um mesmo aparelho, a facilidade do uso e a inteligência. Será que a Apple conseguiu isso?

Definitivamente, não. O iPhone é inteligente, mas não é fácil de usar. Tudo bem que a própria Apple tem um manual completinho e nós temos um guia para iniciantes simplificado, mas a maioria dos usuários que pegam o iPhone antes de ter um contato com algum sistema operacional da Apple – ou qualquer smartphone da concorrência – têm dificuldade em usar o iPhone. Ainda não acredita em mim? Saiba que existem cursos que ensinam exclusivamente seus alunos coisas que parecem óbvias para a gente, como criar uma conta no iTunes, gerenciar aplicativos, sincronizar dados com o iCloud, fazer backups, atualizar o sistema, transferir músicas e vídeos, organizar e tirar fotos, filmar, gerenciar contatos, alternar entre Wi-Fi e 3G, configurar contas de e-mail, usar o iMessage e mensagens tradicionais – e não para por aí. Culpa dos consumidores que não leem nem pesquisam? Talvez sim, mas de toda maneira a missão de fazer um celular fácil de usar continua sendo da Apple, e não dos seus consumidores. E se você, usuário avançado, acha que é impossível a Apple fazer um smartphone mais fácil de usar sem abrir mão de funcionalidades do aparelho, você está enganado.

tim-jony-ive

A esperança da reformulação do sistema no iOS 7 era o maior sonho da vida tanto de iniciantes quanto de de fanboys: iniciantes estão cansados de não conseguir usar um sistema e usuários avançados estão cansados da mesmice desde as primeiras versões do iOS. Realmente, mudanças gráficas/visuais chegarão, mas sem alterar muito o funcionamento do sistema atual que já conhecemos. O 9to5Mac explica toda a situação, em inglês. De acordo com as informações que o portal recebeu, tudo que o iOS 7 trará é um design simplificado e… só. Aguardemos, sempre ansiosos.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Acredito que isso vai muito do publico alvo do produto. A Apple nunca escondeu que era uma empresa elitizada. Comparando com qualquer computador da face da terra iphone é muito mais simples de configurar um email por exemplo(Outlook ou mesmo o Mail da Apple). Apenas mais uma noticia para colocar defeito na apple, é a moda…

    • Murilo

      Disse tudo cara, nós estamos convivendo com uma empresa revolucionária, com e sem seu principal mentor, e sem dúvidas daqui a algum tempo a Apple será vista como inigualável, e muitos desejarão ter vivido sua ascensão. Enfim, enquanto isso não acontece vamos ficar colocando defeitos absurdos, procurando chifre em cabeça de piolho e reclamando que a Apple não inova a MUITO tempo (porque 2010 (iPad) foi tipo séculos atrás né).
      Não dá pra agradar todo mundo, verdade inquestionável…

      • Gente, sejam menos xiitas na defesa da Apple. Por mais revolucionária e competente que ela seja, ela apresenta falhas (e muitas!) como qualquer outra. Menos fanboy-zismo e mais razão para avaliar uma empresa 🙂

      • Álvaro

        A questão que está sendo levantada em relação as mudanças não são a respeito de novos aparelhos e nem de hardware, mas sim em relação ao software (sistema operacional/IOS). A Apple apesar de ser uma das melhores impresas de tecnologia na minha opinião tem como qualquer outra empresa, defeitos, e todos tem de reconhecer isso. Não sejamos hipócritas de falar que a Apple é perfeita, sejamos realistas e apotemos seus defeitos e falhas para que nossa brilhante empresa possa melhorar cada vez mais, assim todos nós, consumidores, seremos beneficiados com suas mudanças cada vez melhores.
        Obrigado.

  • Opa, o título do post saiu meio errado, nao?
    Eu acho que o iPhone é fácil de usar e de entender, a única dificuldade, que nem foi tanta "difuculdade" foi em gerenciar as contas da Apple. Eu me deparava com coisas do tipo "não pode conectar com a App Store", "não foi possível transferir o aplicativo, autorize seu computador". Eu via meus apps e musicas sendo apagados ao sincronizar com o PC… Situações de tirar a paciência! Uma vez que voce entende todo esse sistema, um sistema unificado, não existe mais problemas, e são coisas que sempre trazem o melhor, são processos burocráticos que uma vez solucionados, acabou, agora em diante são só benefícios. Nenhum outro OS tem isso, sou grato eternamente pelo iOS!

    • Corrigi o título. E pra mim, o iOS continua sendo, incontestavelmente, o melhor sistema operacional para smartphones e tablets. Nisso concordamos. 🙂

  • Não concordo com o texto… Minha filha tem 6 anos e já liga para a mãe dela pelo meu iPhone… Se a pessoa não tem contato com tecnologia, o problema não é que a tecnologia que é difícil e sim da acessibilidade a tecnologia…

    • Super bacana seu comentário e desviar o problema pra acessibilidade foi mais bacana ainda, me fez pensar bastante sobre. Sabe, não consigo entender a mente humana. Minha mãe depende de mim pra fazer qualquer coisa no iPhone. Aparece um pop up com dois botões e ela já se desespera. Esse tipo de coisa acontece com gente mais velha, pelo que percebi. Que teve um contato tardio com a tecnologia. Até que faz sentido, já que nosso cérebro está mais preparado para aprender quando somos mais novos.

      De toda maneira, sem me desviar do assunto, acho que a Apple podia sim tomar medidas pra amenizar o problema: imagine se naquela tela do primeiro boot do aparelho ela adicionasse uma opção: "você quer saber mais sobre o seu aparelho?" e fizesse algo intuitivo bem no estilo da empresa. Seria ótimo. Acredite, Leandro: tem gente que faz curso pra saber a transferir músicas pro iPhone. Não é algo tão simples quando copiar músicas pra uma pastinha que aparece no computador e as pessoas se desesperam só pra isso. Enfim, um mundo seria um lugar melhor se todos parassem pra ler e pesquisar um pouco. Pena que essa realidade não existe.

  • Thiago

    Pessoal, concordo com os mais fanáticos aí em relação a uma empresa revolucionária e de elite, MAS NO PASSADO! Hoje ela apenas continua "de elite". Enquanto a Samsung elevou o Android a um patamar altíssimo (qualidade também, não apenas as vendas), crescendo exponencialmente, a Apple continua numa PAzinha bem calma. O que nos resta hoje, na Apple, é o que foi "revolucionário" alcançado a muito tempo atrás, quando o Sr. Jobs subiu ao trono.

  • As pessoas não sabem usar nem mesmo o controle remoto da TV, imagine TODAS as funções de um smartphone. É impossível criar um produto com muitas funções e fácil de usar. Vendo pelo lado da informática, o Windows sempre focou em ser fácil de usar e até hoje boa parte das pessoas que usam um pc não sabem mudar o wallpaper ou a data e hora.

  • Tem que ser extremamente leigo pra achar dificil mexer em um sistema iOS.
    O Fato de eu gostar dos aparelhos da Apple e não de smarts com android é pela sua facilidade, rapidez e fluidez.

  • Carlos

    Será que o iOS 7 vai vir ainda para o 3GS ??

  • Cada matéria esquisita nesse blog ein.

    • Cabe a você filtrar o conteúdo que quer ler. Talvez você não tenha lido o post direito, ou só não tenha o interpretado corretamente.

  • Seu comentário foi removido. Motivo: conteúdo ofensivo.

  • Concordo. Não é simples gerenciar fotos, musicas, add ringtones, etc.