iPod School

iPhone caiu na água. O que fazer?

André BazagliaAndré Bazaglia

Acidentes acontecem. Não são raros os casos de usuários de iPhones — ou de outros celulares e smartphones — que derrubam líquidos em seus aparelhos. Bebidas, águas ou até um inusitado mergulho na piscina são, em grande parte das vezes, inimigos de aparelhos eletrônicos. A água — e outros líquidos — contém minerais que estimulam a oxidação. No caso específico da água, o oxigênio de sua composição química reage com componentes do celular, criando pontos oxidados em cima da placa, que funcionam como bloqueios de contatos elétricos. Felizmente, não precisamos chegar a este ponto. Medidas inteligentes e tomadas imediatamente após o contato do aparelho com água podem salvá-lo. Exploraremos um passo-a-passo nesta matéria.

1) Desligue-o imediatamente.

Assim que o aparelho entrar em contato com a água, desligue-o imediatamente. E não tente ligá-lo em seguida. Leve esta etapa a sério e controle a sua ansiedade. Acredite: tentar ligar o celular constantemente pode destruir suas chances de recuperação. Dentre as sete virtudes, a paciência é a mais difícil de se desenvolver. Aproveite o momento para treiná-la. É por um bom motivo: a vida do seu iPhone.

2) Enxugue-o com as ferramentas certas

Nada de secador de cabelo ou sol, okay? Fuja de ferramentas que podem aquecer seu iPhone. Se seu secador de cabelo possuir o modo de jato frio e você achar o uso conveniente — e perceber, pela situação do escorrimento da água pelas saídas na carcaça do aparelho, que ele pode ajudar –, use-o sem medo. O secamento agressivo gera um processo de condensação/evaporação que pode piorar a situação. Jatos de ar sempre frios, portanto. Uma recomendação tradicional é o secamento com um pano. Se você tiver as ferramentas para abrir seu iPhone, faça isso. E seque-o internamente. Seu objetivo neste momento é reduzir a quantidade de água.

Sugestões interessantes nesta etapa:

Álcool isopropílico: se você estiver preparado com antecedência e for um usuário avançado, mergulhar a placa lógica no álcool e usá-lo para limpar componentes que não podem ser removidos eleva as chances de recuperação para praticamente 100%.

Álcool isopropílico: uma ótima opção para se prevenir com antecedência a um possível acidente. Se você manuseia ferramentas e montagem de componentes bem, mergulhar a placa lógica no álcool e usá-lo para limpar ourtos componentes eleva as chances de recuperação para praticamente 100%. O álcool remove os minerais corrosivos e oxidantes da água.

3) Mergulhe-o no arroz

Encha um saco plástico de arroz, coloque seu iPhone dentro e lacre-o deixando o mínimo possível de ar dentro do saco. O arroz é higroscópico, e tem a capacidade de absorver a umidade do ar. Só há uma observação nesta etapa: se você previamente abriu o iPhone para secá-lo internamente, recomendo fortemente que procure um local não úmido e deixe o iPhone terminar de secar nele ao invés de colocá-lo no arroz. Direcionar um jato de vento para agilizar o processo pode ser vantajoso.

4) Os três dias mais longos do ano

Após passados três dias, é hora de tirar o iPhone do saco de arroz e ligá-lo. Caso você tenha optado por deixar o iPhone secar por completo fora do saco de arroz, seguindo as sugestões opcionais das etapas 2 e 3, também é a hora de ligá-lo. Somente prossiga se você sentir que o aparelho de fato está seco. Se houverem indícios que ele ainda está molhado, espere mais algumas horas — ou mais um dia.

Após seguir este guia por completo, arrisco que as chances de recuperar seu iPhone danificado por água seja de cerca de 95%.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Alan Freitas

    Parabéns pelo post. Essas dicas podem não ser novas na rede, para quem já buscou ou precisou delas antes, mas foi bem esmiuçada aqui. Um post preventivo para todos. Espero nunca precisar. rs

  • Bryan Uhlig

    Tenho um iPhone 4s e por achar que nada aconteceria tomei uma chuva com ele, do nada vi no meu bolso que o flash da câmera estava acesso pensei que tivesse acionado acidentalmente quando vi ele não estava ativo e mesmo desligando o aparelho ele continuava ligado foi ai que coloquei em um pote de arroz, e por sorte depois de uns dias o aparelho estava novo. O único problema que eu percebi foi uma saída de áudio que parece estar com um volume baixo ao ouvir o voicemail.

  • VirusTrojan

    Meu amigo deixo o dele cair na água do mar, deixo escorrendo em pé na lateral do porta objeto do carro depois trouxe pra mim, ao abrir a lateral do iphone toda enferrujada ao limpar com álcool num adianto já estava muito corroído d++++ conector da placa já mau existia!

  • Sibelli Ricken

    Meu Iphone 4s caiu no mar, sequei ele por fora, tirei apenas a gavetinha com o chip, deixei ele no arroz por 6 dias, agora estou tentando ligar ele, só acende a lanterna e fica piscando direto, mas a tela está preta e não aparece nada. O que devo fazer?