iPod School

iPhone 6/6 Plus americano (importado) pegará rede 4G no Brasil

André BazagliaAndré Bazaglia

Os iPhones 5s e 5c introduziram, como uma das principais novidades, o suporte à rede LTE/4G. Pela primeira vez na história dos iPhones, usuários poderiam navegar na rede ultrarápida das operadoras de telefonia. No entanto, no caso de iPhones importados (com exceção dos iPhones importados de alguns países restritos que comercializavam o mesmo modelo do iPhone vendido no Brasil), o 4G dos iPhones 5c e 5s não funcionava no Brasil por uma limitação de hardware: os iPhones funcionavam apenas em algumas bandas (frequências), geralmente naquelas usadas no país em que ele é vendido, inviabilizando, assim, a importação a quem pretendia usar o 4G. Com o lançamento dos novos iPhones, isso mudou.

Os iPhones 6 e 6 Plus comprados nos EUA funcionarão perfeitamente com a rede 4G no Brasil. Confirmamos esta informação após uma análise oficial dentro do site da Apple.

phone-6-lte

No Brasil, atualmente, o modelo do iPhone 5s comercializado é o A1457, que suporta as bandas 1 (2100 MHz), 2 (1900 MHz), 3 (1800 MHz), 5 (850 MHz), 7 (2600 MHz), 8 (900 MHz) e 20 (800 DD), garantindo, assim, compatibilidade com o 4G das operadoras que o oferecem. São elas Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo.

Os iPhones 6 e 6 Plus que serão comercializados nos Estados Unidos são, para o iPhone 6, A1549 e A1586 (este último será vendido pela C Spire, Sprint e US Cellular, e tem suporte a 20 bandas – são TODAS). Já para o iPhone 6 Plus, os modelos comercializados serão o A1522 e A1524. Assim como o último modelo listado do iPhone 6, o último modelo do do iPhone 6 Plus suporta todas as 20 bandas.

Acontece que, até para os modelos que suportam menos bandas (A1549 do iPhone 6 e A1522 do iPhone 6 Plus), são 16 bandas suportadas ao todo – contra apenas 7 dos iPhones 5c/5c. Entre as bandas suportadas pelos iPhones 6 e 6 Plus, estão: 1, 2, 3, 5, 7, 8 e 20. Curiosamente, TODAS as bandas suportadas pelos iPhones 5c/5s vendido no Brasil também estão incluídas nos novos iPhones, que têm sua lista de compatibilidade de faixas de frequência muito mais extensa. Opa: sendo assim, independentemente de onde seu iPhone venha, ele funcionará normalmente com o 4G brasileiro. Uhul!

Apenas para fins informativos: a banda utilizada no Brasil para o 4G é a 7, que funciona na frequência de 2600 MHz.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Daniel

    O iPhone 6 comprado na Australia funciona o 4G nos Estados Unidos?

  • Leonardo

    Então pode comprar tranquilo em nyc que vai funcionar 4g aqui no brasil ?

  • Rafael

    Segundo a Anatel no Brasil, o 4G vai funcionar na frequência de 2,5 GHz e não na 2,6 GHz, que foi informada no texto.
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivel

    A frequência de 2,5 GHz não esta em nenhuma das bandas do iphone 6. Com isso, o 4G não irá funcionar.

    • Victor

      O espectro vai de 2500 a 2600, ambas são banda 7

  • Diogo Martins

    Talvez com isso acabe com a babaquisse de não aceitarem fazer a troca ou suporte para aparelhos importados. Pois aqui na apple store aqui do rio alegam que não é homologado. Se tiver somente esses modelos poderemos novamente ser contemplados. Fui tentar substituir aqui no rio na apple store tomei um não. No EUA trocaram de graça!!

  • Vinicius

    E para minha cidade que não tem 4G a rede 3G desse aparelho será compatível?

  • marcelo

    duvida: isso serve tambem para a redes 3g?

  • Homero

    A tabela da página da Apple acima citada, em seu cabeçalho, no título LTE, contém uma Observação "3" descrita no rodapé dessa mesma página … "O suporte à banda LTE depende do modelo do iPhone e da configuração das redes CDMA e GSM. O serviço wireless LTE pode não estar disponível, mesmo se a sua operadora aceitar as bandas mencionadas." Portanto convém avaliar melhor essa questão.

  • Eu mesmo

    Vou para os EUA no começo de outubro e queria trazer um iphone 6 de lá, mas como mudou o chip, não deve funcionar aqui no BRasil ne? No caso, tem que esperar lançar aqui para trazer de lá?

  • Marciou

    E o do Japão ? Quero comprar um free sim, mas tem vários modelos, será que irá funcionar?

  • Douglas

    se eu compra nos estados unidos vai funcionar no brasil?

  • carlos

    iphone 6 comprado na australia funciona no brasil? pelo que eu li acima funciona, mas só queria confirmar

  • José

    Galera, e se minha cidade não tiver rede 4G, ele vai funcionar também ?

  • Leo

    Estou no Japao e gostaria de saber se o iPhone 6 daqui serviria no BR tambem?

  • Pingback: Conectividade: velocidades do Wi-Fi e 4G nos iPhones 5s e 6 | iPod School()