Press "Enter" to skip to content

iPhone 6: conheça o chip A8, com suporte a NFC, e o novo chip de baseband

Dentre as possibilidades existentes no mercado de smartphones ainda não incorporadas no iPhone estão a resistência à água e o NFC (Near Field Communication). A resistência à água pode passar longe do iPhone que será anunciado no dia 9 – pelo menos não foram divulgados rumores sobre na blogosfera –, mas a conectividade NFC poderá ser uma das novidades.

Se você nunca ouviu falar de NFC, saiba que não se trata de nenhuma novidade no efêmero mercado tecnológico. Na verdade, é algo que a Samsung mantém desde sempre – até o ultrapassado e “velho” Galaxy SII tem NFC! Quando dois Galaxy’s estão com o NFC ligado, e encostamos um no outro, podemos transferir imagens, vídeos, mensagens, músicas – todo tipo de conteúdo. A ideia é introduzir as mesmas possibilidades no iPhone, ainda que de forma mais limitada.

O NFC permite a realização de transações financeiras usando o celular na máquina de cartão, tags para leitura e gravação de informações – há um aplicativo para Android que permite que o usuário use o celular como cartão de ônibus –, além da ampliação de compatibilidade e suporte a acessórios.

iphone_6_a8_ram

Assim como já especulava-se, a baseband será controlada pelo chip da Qualcomm, de modelo MDM9625M, que corresponde à categoria 4 de LTE. São até 150mbps de velocidade, 50mbps a mais comparados ao chip categoria 3 dos iPhones 5s, 5c e 5.

iphone_6_board_wtr

Para a RAM, a mesma capacidade de 1 GB será *muito provavelmente* mantida. Aguardemos!

via MacRumors