Press "Enter" to skip to content

iPhone 4S chegará ao Brasil na virada do dia hoje. Vale a pena comprar um?

A partir da meia-noite de hoje, o iPhone 4S oficialmente chegará ao Brasil, disponível pelas quatro principais operadoras: TIM, Claro, Vivo e Oi e, além delas, o aparelho estará disponível também para compra pela Apple Store Online brasileira. Nesses tempos, em véspera de Natal, a grande questão é: vale a pena comprar um iPhone 4S?

  • Se você não tem um iPhone:

O celular é maravilhoso. Se dinheiro não for o problema, não pense duas vezes: compre um iPhone agora mesmo, que você não se arrependerá!

  • Se você tem um iPhone 3G:

Certamente, você já notou certa lentidão ao executar tarefas no seu gadget. Isto se deve ao simples fato do seu aparelho possuir um processador de apenas 412Mhz e 128MB de RAM, contra um processador de dois núcleos de 1GB (4 vezes mais potente) e 512MB de memória RAM (4 vezes mais) do iPhone 4S. Em outras palavras, o iPhone 4S possui números 4 vezes superiores do que o iPhone 3G, e o hardware dele funciona de uma maneira tão bem integrada que o resultado é um desempenho superior ao que os números indicam.

Sendo assim, você é confortavelmente capaz de usar apenas o seu iPhone 3G para tarefas extremamente básicas: enviar mensagens, e ligar. Se você precisar enviar e-mails, usar aplicativos, navegar na internet, e realizar outras tarefas mais pesadas, esqueça, seu iPhone já não dá mais conta do trabalho. Não pense duas vezes, junte dinheiro e compre o 4S!

  • Se você tem um iPhone 3GS:

Depende muito do seu uso. O iPhone 3GS, em relação ao seu antecessor (o 3G) possui um novo processador que funciona a 600Mhz e 256MB de RAM. Seu novo CPU (ARM Cortex A8) é bem superior do que o ARM11, o do iPhone 3G, e já possui 256Kb de L2 – no 3G nem existia cache L2.
Quem já mexeu nos dois iPhones sabe que o iPhone 3GS já não é tão insuportável quanto o 3G, as coisas não são tão demoradas nele. No entanto, repito o que escrevi logo acima para os que possuem o iPhone 3G: se você apenas usa o seu iPhone para tarefas extremamente básicas: enviar mensagens, ver fotos, ligar e abrir algumas páginas na internet eventualmente, continue com o iPhone 3GS. Caso você jogue muito, navegue muito na internet e use muitos aplicativos, não pense duas vezes: o iPhone 4S é um excelente investimento.

  • Se você tem um iPhone 4:

Se você tem um iPhone 4, olá, companheiro! Eu também possuo um! Particularmente, acho o iPhone 4 fantástico. As novidades do iPhone 4S em relação ao seu antecessor, o 4, são contadas nos dedos de uma mão sua: chip A5 (duas vezes mais potente), câmera de 8MP (contra a de 5MP do iPhone 4) e o Siri.

 
Analisando essas novidades, o chip A5 realmente é fantástico, ele é dual-core, e o A4 (antigo do iPhone 4) apenas possui um núcleo (single-core). Sobre a câmera e o Siri, meus pensamentos já não são tão positivos: apesar de ter 8 megapixels, fotos tiradas – principalmente de dia – de ambos aparelhos, quando comparadas, são parecidas, acredite em mim: já fiz o teste de comparação do iPhone 4 com o 4S. Por isto, não me atrevo a dizer que a câmera é tããão melhor quanto afirmam. Sobre o Siri, bem… ele ainda nem está disponível em português.

Se você tiver um dinheiro sobrando, é inegável que o iPhone 4S é uma excelente compra, mas caso contrário, economize um pouco para a próxima geração do iPhone, que chegará no ano que vem.

E você, o que acha?

Vai comprar o iPhone 4S? Concorda comigo? Tem uma visão diferente? Deixe suas opiniões nos comentários aqui logo abaixo!

Aguarde por mais materias exclusivos que serão publicados aqui no Blog após a chegada do iPhone 4S às nossas terras.