iPod School

iPhone 4S chegará ao Brasil na virada do dia hoje. Vale a pena comprar um?

André BazagliaAndré Bazaglia

A partir da meia-noite de hoje, o iPhone 4S oficialmente chegará ao Brasil, disponível pelas quatro principais operadoras: TIM, Claro, Vivo e Oi e, além delas, o aparelho estará disponível também para compra pela Apple Store Online brasileira. Nesses tempos, em véspera de Natal, a grande questão é: vale a pena comprar um iPhone 4S?

O celular é maravilhoso. Se dinheiro não for o problema, não pense duas vezes: compre um iPhone agora mesmo, que você não se arrependerá!

Certamente, você já notou certa lentidão ao executar tarefas no seu gadget. Isto se deve ao simples fato do seu aparelho possuir um processador de apenas 412Mhz e 128MB de RAM, contra um processador de dois núcleos de 1GB (4 vezes mais potente) e 512MB de memória RAM (4 vezes mais) do iPhone 4S. Em outras palavras, o iPhone 4S possui números 4 vezes superiores do que o iPhone 3G, e o hardware dele funciona de uma maneira tão bem integrada que o resultado é um desempenho superior ao que os números indicam.

Sendo assim, você é confortavelmente capaz de usar apenas o seu iPhone 3G para tarefas extremamente básicas: enviar mensagens, e ligar. Se você precisar enviar e-mails, usar aplicativos, navegar na internet, e realizar outras tarefas mais pesadas, esqueça, seu iPhone já não dá mais conta do trabalho. Não pense duas vezes, junte dinheiro e compre o 4S!

Depende muito do seu uso. O iPhone 3GS, em relação ao seu antecessor (o 3G) possui um novo processador que funciona a 600Mhz e 256MB de RAM. Seu novo CPU (ARM Cortex A8) é bem superior do que o ARM11, o do iPhone 3G, e já possui 256Kb de L2 – no 3G nem existia cache L2.
Quem já mexeu nos dois iPhones sabe que o iPhone 3GS já não é tão insuportável quanto o 3G, as coisas não são tão demoradas nele. No entanto, repito o que escrevi logo acima para os que possuem o iPhone 3G: se você apenas usa o seu iPhone para tarefas extremamente básicas: enviar mensagens, ver fotos, ligar e abrir algumas páginas na internet eventualmente, continue com o iPhone 3GS. Caso você jogue muito, navegue muito na internet e use muitos aplicativos, não pense duas vezes: o iPhone 4S é um excelente investimento.

Se você tem um iPhone 4, olá, companheiro! Eu também possuo um! Particularmente, acho o iPhone 4 fantástico. As novidades do iPhone 4S em relação ao seu antecessor, o 4, são contadas nos dedos de uma mão sua: chip A5 (duas vezes mais potente), câmera de 8MP (contra a de 5MP do iPhone 4) e o Siri.

 
Analisando essas novidades, o chip A5 realmente é fantástico, ele é dual-core, e o A4 (antigo do iPhone 4) apenas possui um núcleo (single-core). Sobre a câmera e o Siri, meus pensamentos já não são tão positivos: apesar de ter 8 megapixels, fotos tiradas – principalmente de dia – de ambos aparelhos, quando comparadas, são parecidas, acredite em mim: já fiz o teste de comparação do iPhone 4 com o 4S. Por isto, não me atrevo a dizer que a câmera é tããão melhor quanto afirmam. Sobre o Siri, bem… ele ainda nem está disponível em português.

Se você tiver um dinheiro sobrando, é inegável que o iPhone 4S é uma excelente compra, mas caso contrário, economize um pouco para a próxima geração do iPhone, que chegará no ano que vem.

E você, o que acha?

Vai comprar o iPhone 4S? Concorda comigo? Tem uma visão diferente? Deixe suas opiniões nos comentários aqui logo abaixo!

Aguarde por mais materias exclusivos que serão publicados aqui no Blog após a chegada do iPhone 4S às nossas terras.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Kaykysilva12

    Claro! Concordo! Quem tem iPhone 4 não tem nada a perder. Fique com ele! Quem não tem o Siri, relaxa! Jailbreak tomará conta disso em breve! iPhone 6… Aí sim, acho que valerá mais a pena trocar!

  • Diego Fonseca

    Concordo em tudo. E diga-se de passagem.. faço parte do infeliz grupo que NÃO possui um iPhone. Queria saber em relação a valores, pra quem não tem iPhone, vale a pena ou tá muito caro ? Valeu !! 😀

    • Tá caro sim, mas vale a pena. Se dinheiro for problema e você não conseguir comprar o 4S de maneira alguma, compre um iPhone 4 usado ainda. Você encontra o usado por menos de 1.400.

  • Dudu Kandongas

    Eu vou só trocar o meu 3GS porque a bateria não ta aguentando mais….. com o IOS 5 piorou….. mas espero que a facada seja mais de leve……

  • Rodrigo Aogalvao

    Também tou sem iphone, mas tou podendo pegar um (iphone 4) pelo plano empresarial que sai bem mais abaixo do mercado (é meio que tranforma o valor em bonus.. essas coisas assim) ou esperar e pegar o 4S, mas esse ai não tem valor reduzido, é o valor vendido nas lojas. Por esse motivo tou querendo pegar o 4 mesmo e juntar esse grana pra próxima geração!
    O que acham? Estou certo?

    • É muito reduzido o valor do iPhone 4? Se for, pegue ele mesmo! 🙂

  • Digdindigdin

    to comprando o meu amanhã

  • Ruberson

    Também tenho um iPhone 4 e vou esperar a próxima geração por enquanto

  • Bruno Bicalho

    Tem outro comparativo, o layout e peso, do 4 para o 4S, se for igual, outro motivo para segurar grana para o próximo ano 😀

    O preço estimado de lançamento tava de 2 e meio. E o 4 acho por 1 e meio hoje. A diferença ainda é grande.

  • Gabriel

    Tenho um iPhone 3GS, 2 iPods 3G e 4G, um iPad 2 Wifi+ 3G e um MacBook Pro. Estava pensando bem em trocar meu iPhone por um 4S mas, o meu continua em perfeito estado, a bateria dele está funcionando muito bem mesmo com o iOS 5.0.1. Fiz downgrade para 4.3.3 por causa do JB untethered (aliás obrigado por vcs do blog terem feito um tultorial de como fazer downgrade da 5.0.1 p/ 4.3.3). Enfim, estou feliz com meus iDevices, mesmo com o Siri sendo uma boa. Aguardo anciosamente pelo JB untether da iOS 5 e se a Apple lançar o 5.1 primeiro, já tenho a SHSH salva da iOS 5 pra todos os meus iDevices 🙂

  • Já estou no shopping leblon para comprar o meu mais tarde.
    Enviado Via iPad Thiagofm

    • Rafa_rj_01

      Esta mto cheio ai?!

  • Caio

    Tenho o 4 tbm,e nao vou comprar o 4S..a camera nao ligo mt,e o siri,bom..o siri eu espero o pod2g !!!so o processador que eu queria!

  • Diego Fonseca
  • iGor

    Cara eu acho q n tem importância alguma se vc tem um iPhone 4 e querer comprar o 4s , mais se vc tiver um 3gs ja e outra coisa . na minha opinião eu pegava , hehehehe

  • Esqueceu de citar que o iPhone 4S possui conexão HSPA+ que dobra a velocidade do 3G… Se bem que a rede HSPA+ está começando a ser introduzida no Brasil, disponível apenas em São Paulo em algumas operadoras… =]

  • Olivercrazy

    Concordo plenamente é minha visão também

  • Rodolfo

    quem pensou q a apple store ia vender barato.. enganou-se! http://store.apple.com/br/browse/home/shop_iphone
    R$2600,00.. bem baratim

  • Compensa eu comprar um 4s pelos Estados Unidos… tenho amigo lá.. vou pagar em torno de 1300 pelo de 32 GB!
    Ou é melhor eu esperar um Iphone'5G',alguém sabe mais ou menos se sai esse ano?

  • Pingback: O iPhone 4S é um iPhone 4 sem "falhas" + a Siri. Vale a pena trocar? | iPod School()

  • Pingback: O iPhone 4S é um iPhone 4 sem “falhas” + a Siri. Vale a pena trocar? | Teste Blog()

  • Pingback: O iPhone 4S é um iPhone 4 sem “falhas” + a Siri. Vale a pena trocar? | iPod School Teste()