iPod School

iPhone 4: O Guia Completo (Parte 5 – Multitarefa)

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O iPhone 4 possui multitarefa, mas esse recurso foi adicionado devido ao iOS 4, lançado em junho deste ano. Agora é possível realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, desde que o aplicativo seja compatível com a multitarefa, respeitando alguns critérios(Multitarefa: Entenda o que é e como realmente funciona).

É possível trocar de aplicativos rapidamente apertando duas vezes o botão Home, que mostrará todos os aplicativos usados recentemente. Você pode sair de um aplicativo a qualquer momento, pois quando voltar, ele estará exatamente onde parou, seja uma página da internet, rede social e games.

Além do iPod, você pode usar aplicativos de terceiros para reproduzir músicas enquanto faz outras tarefas, como navegar na internet, ler notícias ou verifica os e-mails.

Também é possível receber chamadas do Skype, VoIP enquanto usar outros aplicativos e até mesmo com o aparelho bloqueado.

Os aplicativos que usam GPS podem rodar em plano de fundo, acompanhando a localização além de passar informações sobre o itinerário.

Você também pode receber mensagens e alertas sem precisar abrir o aplicativo, através do Push e da Notificação Local.

Mesmo que você esteja fazendo um upload ou um download de arquivos, você não precisa esperar essa tarefa terminar, podendo executar qualquer outro aplicativo ao mesmo tempo.

Para fechar um aplicativo que está em plano de fundo, basta pressionar o botão Home duas vezes, segurar um aplicativo até que o sinal vermelho apareça, bastando apenas clicá-lo para fechar o aplicativo. A Apple afirma que não é necessário fazer isso, pois o aplicativo em plano de fundo não consome memória nem bateria, porém após um longo uso pode ser difícil encontrar algum aplicativo pois a barra vai se enchendo rapidamente.

Ex-autor do iPod School