iPod School

iPhone 4: O Guia Completo (Parte 2 – Câmera)

Alex CazarotiAlex Cazaroti

A câmera do novo iPhone 4 recebeu um belo upgrade comparado com os modelos anteriores. São 5 megapixels com LED integrado e um sensor melhorado que garantem máxima qualidade nas fotos tiradas.

Antes era impossível fotografar lugares pouco iluminados ou à noite. Porém agora com o novo flash LED, é possível tirar fotos claras e brilhantes. Você pode deixar o flash Ativado, Desativado ou Automático no próprio aplicativo com um simples toque.

Com a adição da câmera frontal com qualidade VGA, é possível fazer autoretratos de forma simples. No próprio aplicativo da câmera, há um pequeno botão que troca rapidamente entre a câmera frontal e traseira.

O Autofocus (também presente no iPhone 3GS), garante maior nitidez nas fotos, ajustando a exposição e o equilibrio de branco automaticamente. Além disso, é possível usar o Tap to focus para escolher qual parte da foto deve receber maior foco, com um simples toque na tela. Também foi incluído o Zoom Digital de 5x para fotografar objetos mais distantes, porém este recurso só deve ser usado quando houver bastante iluminação, caso contrátio as fotos sairão com um efeito granulado.

Um novo recurso adicionado com o lançamento do iOS 4.1 foi o HDR (Grande Alcance Dinâmico). O HDR tira três fotos iguais, sendo uma superexposta, uma subexposta e outra normal, e as combina para conseguir uma imagem com alcance dinâmico. Com isso as fotos saem mais parecidas do que é visto pelo olho humano. É possível guardar a foto tanto com HDR quanto a versão original. Ao manter ambas as fotos, a que foi tirada fica com um pequeno ícone HDR para ajudar na identificação. Com o uso do HDR, o salvamento das fotos fica um pouco mais lento, além de impedir o uso do flash e também não é aconselhável usa-lo para registrar cenas em movimento. O ideal é usar o HDR em ambientes com bastante iluminação ou que tenham uma mistura de partes iluminadas e outras escuras.

Todas as fotos tiradas podem ser compartilhadas por e-mail, MMS, MobileMe, ser usadas nos Contatos ou como Papel de Parede.

Leia também:

Ex-autor do iPod School