Press "Enter" to skip to content

iPhone 4: O Guia Completo (Parte 15 – Mapas + Bússola)

Com o aplicativo Mapas, é fácil se localizar. Com um GPS embutido, rapidamente é mostrado na tela do iPhone o local onde se está, porém para o carregamento do mapa dos arredores, é necessário uma conxexão WiFi ou 3G. É possível marcar lugares usando um pequeno pino, além de compartilhar qualquer endereço via e-mail ou MMS.

Com a pequena barra de buscas, pode-se procurar endereços específicos ou pontos comerciais, como shoppings, restaurantes, entre outros. Após concluída a busca, basta dar um toque nos pinos que aparecem para ver informações como site da web, telefone, entre outros.

A visualização pode ser alternada entre mapa, satélite e híbrida. Você pode usar o movimento de pinça ou o de dois toques na tela para aumentar o diminuir o zoom. Ao habilitar a opção Mostrar Tráfego, é fácil verificar se há engarrafamentos com indicações nos caminhos em verde, vermelho e amarelo. Com a inclusão oficial do Google Strett View no Brasil, bastar tocar no pequeno ícone do boneco laranja para ter uma visão panorâmica do endereço desejado.

É fácil também ver o itinerário mais apropriado, seja a pé, de carro ou de transporte público, escolhendo a opção de Itinerário até aqui ou Itinerário daqui. O itinerário é mostrado no mapa, sendo possível ver instruções detalhadas como uma lista.

Com o aplicativo Bússola aliado ao Mapas, é possível ver a direção para qual o iPhone está apontando. Para ativar a bússola no Mapas, dê dois toques na pequena seta localizada na barra no canto esquerdo inferior (um toque ativa a Localização, e o segundo a Bússola).

Leia também:
iPhone 4: O Guia Completo (Parte 14 – Mensagens)