iPod School

iPhone 4 – O Guia Completo (Parte 1 – Tela Retina)

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Começando a primeira parte do guia completo do iPhone 4, veremos todas as características da Tela Retina, a tela de maior resolução já vista num smartphone. Veja quais são as principais mudanças em relação as versões anteriores.

Tela Retina

A nova tela do iPhone 4 provavelmente é a melhoria mais agradável para os usuários. As versões anteriores possuíam resolução de apenas 480×320, que já estava ficando ultrapassada, principalmente pelos Androids com suas resoluções de 800×480 pixels. Porém a Apple finalmente decidiu mudar e simplesmente quadruplicou a resolução, que passou a ser de 960×640 pixels. Tudo isso foi possível, pois a Apple desenvolveu pixels com apenas 78 micrômetros de largura, possibilitando aumentar a densidade para 326 pixels por polegada, enquanto que os modelos anteriores possuem apenas 163. Com isso, seja ao visualizar fotos, assistir vídeos, ler livros e textos, ou navegar na internet, tudo possui uma nitidez incrível, sendo realmente impossível de distinguir os pixels. A Apple afirma que o olho humano consegue ver apenas 300 pixels por polegada, daí surgiu o nome Tela Retina. O tamanho se manteve inalterado, com as mesmas 3,5 polegadas, sendo capacitiva e exibindo 16,8 milhões de cores.

Além disso, a Tela retina utiliza a tecnologia IPS (in-plane switching), que permite um brilho e nitidez maior independente do ângulo de visão. O contraste da tela é quatro vezes maior que os modelos anteriores, garantindo uma maior precisão nas cores, com brancos mais claros e pretos mais escuros.
A tela é revestida por um vidro quimicamente tratado, sendo mais duro e resistente a riscos, além de ser coberto por uma camada de anti-oleosidade, que facilita na limpeza. A Tela Retina é retroiluminada por LED, e possui um sensor de luz ambiente que ajusta automaticamente a intensidade do brilho para uma melhor visualização e duração da bateria e um sensor de proximidade que automaticamente apaga a tela durante as ligações.

Veja um comparativo da tela do iPhone 3GS com a do iPhone 4:

iPhone 3GS

iPhone 4

Ex-autor do iPod School

  • Pingback: Reveja o Guia Completo do iPhone 4 | iPhone Universo()