iPod School

iPad abre um mundo novo para crianças com necessidades especiais

iMarkiMark

Este post eu lí no blog iPadDevice e resolvi compartilhar com você amigo leitor, nele o autor conta um caso sobre uma criança com necessidades especiais, o nome dele é Owen Caim e tem 7 anos de idade.

Atualmente morando em Nova York, ele foi vitíma de uma doença do sistema do músculo enfraquecido, em que ele depende da ajuda de aparelhos para poder respirar, até para realizar simples movimentos.

Os pais deste garoto tentaram durante anos encontrar um dispositivo que pudesse interagir com Owen sem sucesso, até o dia em que uma enfermeira teve a idéia de trazer o iPad do seu namorado, e os pais notaram que seu filho começou a reagir de uma forma diferente.

Quando Owen começou a utilizar o iPad, ele já conseguiu de uma maneira intuitiva desbloquear o aparelho e começou a interagir com o aplicativo Gravitarium, aplicativo este em que você pode criar cenários fantásticos com elementos do vetor na tela em que é utilizado muita música e sons.

Owen começou a apresentar os sintomas desta síndrome com 8 meses, porém o diagnóstico só foi dado 2 anos mais tarde. O menino tem sido forte e graças a seus pais, aprendeu a ler, escrever e matemática.

Segundo a mãe de Owen, o iPad é o melhor dispositivo que eles testaram até hoje, não só devido ao seu fácil manuseio e tela multitouch, mas também devido ao fato de possuir muitos aplicativos que podem ser utilizados por crianças especiais.

Desde que começou a ser comercializado em abril de 2010, o iPad está demonstrando ser uma ótima ferramenta terapeutica não só para crianças especiais, mas também para adultos que também necessitam de cuidados especiais.

Porém infelizmente, muitas pessoas ainda ignoram a sua utilidade ou simplesmente desconhecem a potencialidade deste gadget, a maneira de como utilizar corretamente.

No Estados Unidos dependendo do aplicativo utilizado e se ele é destinado para fins terapeuticos ele pode sair de graça para estes usuários.

Confira abaixo um emocionante vídeo que fala exatamente sobre este assunto, garanto que ele vai mudar seu conceito sobre o iPad.

Na família de Owen, que tem mais 2 irmãos, apesar dos pais trabalharem o iPad ainda é considerado um dispositivo caro, mas para a felicidade deles, a avó acabou presenteando a família com um iPad. E agora ele tem a possibilidade de jogar, ler livros e brincar com aplicativos musicais como por exemplo o Guitar Air.

Outra utilidade encontrada, foi a facilidade de poder se comunicar com outras pessoas através do iPad, onde Owen pode expressar o que ele pensa.

Um caso relatado pela mãe de Owen, foi que ele escreveu gostaria de ter a fantasia do Han Solo para poder utilizar no Halloween ou Dia das Bruxas, onde ela percebeu que a vontade dele de viver é realmente muito grande e talvez que todos nós devemos aprender algo através de gestos como este.

Realmente é uma história que tocou o meu coração, ainda mais pelo fato de já ter divulgado aqui no blog que meu filho é autista ou seja uma criança que necessita de cuidados especiais, afinal ele é uma criança especial 🙂 .

É a tecnologia a serviço do ser humano 😉 .

Abraços

via

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Alexandre Telles

    "Filho pra mim é igual iPhone: enquanto você não tem um é difícil entender porque as pessoas são tão fascinadas com os delas."

    Eu tenho um irmão q teve anoxia no parto (consequentemente ele tem necessidades especiais) e ele adora brincar no meu ipod… XD gosto tanto de ver ele brincando com meu ipod… E ele tem um computador so dele… Mexe de boa… E falaram q ele non conseguiria *fuckyea* e recentemente ele ganhou um notebook e mexe melhor doq mta gente sem "problema". E na minha escola oq mais tem eh gente com necessidades especiais… A foda eh aguentar alguns .-.

    • iMark

      Para nós que temos na família, pessoas especiais é maravilhoso saber que estes gadgets ajudam

      no tratamento terapeutico para estas pessoas 🙂 .

      Penso que eles são até mais inteligentes do que nós, só pecam pela falta do modo de interagir

      mas isto faz parte.

      Abraços e pensamento positivo 😉

  • branKo.

    Ridículo dizer que isso faça mais sucesso ki um simples chocoalho,ou palhacinhos ou qualquer outro brinquedo de criança.

    • iMark

      Depende, meu amigo, depende.

      É porque determinado objeto por mais simples que seja, realmente pode muito bem substituir

      o iPad.

      Mas, acho que o diferencial está no fato de que seja o iPad, iPhone e até mesmo o iPod touch

      estimula as pessoas a raciocinarem de um modo mais alegre, ele estimula você a fazer determinados movimentos que para nós são normais, mas para crianças especiais são um verdadeiro avanço.

      Se você algum dia tiver a oportunidade de visitar uma APAE, AMA e para mim a melhor instituição

      a Casa da Esperança, você vai entender o que eu estou escrevendo, pois o assunto é muito complexo 😉 .

      Abraços e até mais…

  • Salatiel Farias Regi

    Man Na Boa, Eu não sei se Steve Jobs pensou apenas em ganhar dinheiro com o Ipad,Iphone, ou Ipods mas, fui muito além de apenas diversão.

    É Muito lindo ver uma criança descobrindo um mundo novo, interagindo com coisas sofisticadas e ao mesmo tempo simples.

    Nossa fiquei tão surpreendido quando ele destravou o iPad sozinho achei o max!

    Pois a tela multitouch ultra sensível possibilita isso!

    Abraço E Ótima matéria!

    • iMark

      Muito obrigado por seu elogio, na verdade nunca saberemos o que se passa na cabeça uma pessoa

      como Steve Jobs.

      Amados por alguns, odiado por muitos, mas não podemos negar, ele revolucionou o mercado

      tecnólogico, só não me pergunte o que virá daqui para a frente 😛 .

      Na verdade espero que ele e a maçã continue surpreendendo a todos nós 🙂 .

      Abraços

  • Alexander Novarro

    Mark! Queriate perguntar uma coisa! Sabe qual é o app do cydia q mostra a coneção da antena do iPhone em decibeis além de mostra em um mapa as outras antenas telefonicas próximas ao iPhone?

  • Alexandre Matos

    ele foi diagnosticado com 8 semanas e não com 8 meses, abraços!

    • iMark

      Opa, perdoe a minha falha, fiquei emocionado com a matéria e acabei trocando.

      Obrigado por avisar 😉 .

      Abraços

  • Alexandre Matos

    Nada, entendo. Muito boa a matéria!

    • iMark

      Que bom que você gostou 🙂 .

      Até mais…

  • Muito boa a matéria Marco! Está de parabéns pelo post! Realmente fiquei emocionado, principalmente depois de assistir o vídeo. Abraços!

  • iMark

    Muito obrigado por seu elogio meu amigo 🙂 .

    Aliás você anda sumido hein? E é verdade matérias assim sempre me emocionam.

    Abraços e até mais…

    • É mesmo, estive bastante ocupado e muito desmotivado, mas estou voltando 🙂

      Muito bem escrita a matéria também! haha

      Abraços!