Press "Enter" to skip to content

iOS 5 terá widgets, graças ao jailbreak

Desde as primeiras versões do iOS, muitos usuários queriam os widgets, presentes no Mac OS X há muito tempo. Com a chegada do iOS 5, os rumores em relação aos widgets no iOS cresceram muito, mas não ocorreu. Os rumores diziam que os widgets viriam na homescreen (não gostei muito da idéia), mas o que ninguém esperava realmente era um Central de Notificações.

Neste primeiro beta do iOS 5, a Apple acrescentou 2 widgets no Notification Center (Central de Notificações), um de tempo e outro de bolsa de valores, nada mais. A única coisa que o usuário pode fazer é desativa-las no Ajustes. Mas espera um minuto, o que é aquilo lá no fundo? É o jailbreak que veio para nos ajudar, com ele, esses widgets que os usuários tanto esperavam, estarão disponíveis. Veja:

O “Hello World” que nós vemos acima foi feito por Will Homer. O mesmo liberou o código para realizar a criação de um widget. O “código-rascunho”, apesar de ser inútil por enquanto para a maior parte de nós, pode ser baixado por aqui.

Talvez com o iOS 5.1, ou um mais a cima, a Apple libere as APIs necessárias para a criação dos widgets na Notifier Center, porém até lá será com a ajuda do jailbreak que teremos eles.

Seria interessante se daqui alguns meses, no Cydia, seja lançado um Widgets App Store, para fazer o download fácil de widgets. Quaisquer novidade nós postaremos!

via