iPod School

[iOS 5] Novos recursos – Safari

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O Safari também ganhou alguns recursos interessantes no novo iOS. A função Leitor, que aparece na barra de endereços, permite que você visualize qualquer artigo numa versão mais simplificada, com apenas o texto e imagens, sem anúncios e outras partes dos sites.


Além disso, você pode aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do texto.

Outro recurso é a Lista de Leitura, que permite salvar qualquer pagina para leitura posterior. As páginas salvar ficam divididas em duas categorias: Todos e Não lidos. Para salvar páginas basta clicar na janela, como se fosse adicionar um site ao Favoritos.

Ao acessar o app Ajustes, há a possibilidade de usar dados de contato (que você pode escolher dentre todos os seus contatos) para preenchimento automático de formulários da web, inclusive a opção de usar nomes ou senhas.

Outra adição bem interessante é a opção de Remover Dados dos Sites, que permite ver todos os dados de sites armazenados em cache, o espaço ocupado por esses dados, podendo remover site por site ou todos de apenas uma vez.

A função de abas só está disponível para o iPad, até porque a tela do iPhone não tem muito espaço para proporcionar uma boa experiência de uso. E você também pode troca a posição das abas, apenas arrastando-as como quiser.

Ex-autor do iPod School

  • juliano

    a função que mais sinto falta, e não sei dizer como é a de por exemplo num site que eu preciso fazer um upload de um arquivo… espero que ifile do ios 5 resolva esta questão. por exemplo o imageshark, claro que eu sei que existe um aplicativo para isso, mas se fosse pelo navegador seria muito bom, na verdade acho que eu descartaria o meu pc totalmente e usaria somente meu ipad.
    Se alguem sabe algo a respeito comenta ai que eu vou receber em meu e-mail.

    • Guilherme

      Amigo é simples a sua duvida. Quase todos os sites que upam imagens ou arquivos para dentro da web utilizam o flash pra isso. E como a apple não tem esse suporte, os sites tem que mudar para o formato html5(que é melhor). Aos poucos isso esta acontecendo.