Press "Enter" to skip to content

iOS 5 é lançado! Leia nossas recomendações e dicas antes de atualizar

O iOS 5 acaba de ser lançado pela Apple, através do iTunes, ao conectar seu aparelho, você já pode buscar pela atualização. A atualização é compatível com iPhones 3GS, 4 e 4S; iPods touch de terceira e quarta geração e iPads 1 e 2. Tendo algum destes aparelhos, você já pode atualizar a partir de agora, mas antes, confira alguma nossas melhores dicas e recomendações logo abaixo, que são também respostas a algumas perguntas gerais que certamente serão feitas por você.

O que a atualização trará de novo?

Preparamos uma página bem completinha que lista todas as principais novidades que o iOS 5 nos trará. Ela está bem organizada e dividida em cada versão beta (agrupamos tudo desde a primeira versão beta até a versão candidata à lançamento final, que foi disponibilizada aos desenvolvedores depois do evento em que o iPhone 4S foi anunciado.

Para acessar a página em questão, clique aqui. Lá, você encontrará vários itens, cada um deles é um link, sugiro que você abra os que lhe interessar em uma nova aba para não sair da página com a lista. 😉

Eu perderei meus dados ao atualizar?

Não! Mesmo se você clicar no botão “Restaurar” do iTunes, que restaura o aparelho para todos os ajustes de fábrica, você pode restaurar seus dados a partir de um backup posteriormente. Mas como?

Muito simples: antes de atualizar, realize uma sincronização do seu aparelho com o iTunes, isto fará com que ele faça um backup, como em toda sincronização. No final da atualização, você verá uma tela perguntando se você quer que seus dados sejam restaurados a partir de um backup feito anteriormente. Selecione  o backup feito por você antes e aguarde. Todas suas músicas, fotos, aplicativos e dados de aplicativos (o que inclui seu histórico de SMS’s, ligações perdidas, contatos, calendários, contas de e-mail e todo o resto) serão restaurados para o seu aparelho no novo sistema operacional da Apple.

E quanto ao jailbreak?

Quanto ao jailbreak, ele será perdido, como em toda atualização, você perderá ele. No entanto, é bem provável que os hackers já estejam com sua arma pronta para ser lançada, isto é, o “jailbreak untethered” deverá ser lançado muito em breve. Aos que não sabem, o jailbreak untethered é aquele que você é livre para reiniciar seu aparelho e usá-lo normalmente, e o “tethered” é o pior: você não pode reiniciar seu aparelho livremente, pois você precisa de um computador para iniciar o sistema operacional.

Simplificando toda a situação atual, para ficar fácil para vocês entenderem: o jailbreak tethered (que é este que você não é libre para reiniciar o aparelho, você precisa conectá-lo ao seu computador para iniciar o sistema dele) provavelmente será lançado ainda hoje. Quanto ao jailbreak untethered, que é o mais completinho e o melhor, os hackers provavelmente já estão com ele pronto para o iOS 5, e meu palpite é que, em menos de uma semana, ele já será liberado para nós.

O mais indicado é que você aguarde o posicionamento dos hackers, que será repassado aqui para vocês por meio de outra matéria no iPod School. Daí teremos uma noção melhor se a falha encontrada pelos hackers permitirá mesmo que o jailbreak untethered realmente será lançado em poucos dias, teremos uma certeza absoluta com base no posicionamento dos hackers.

Meu iPhone é bloqueado de fábrica, perderei o desbloqueio para operadoras?

Se você, assim como eu, comprou um iPhone no exterior que é bloqueado de fábrica e utiliza algum método de desbloqueio como Gevey ou ultrasn0w (eu uso o Gevey, que é um chip intermediário que você usa juntamente com o chip de sua operadora), saiba que você perderá o desbloqueio ao atualizar. Você não perderá o desbloqueio por causa do iOS 5, particularmente, mas sim porque o sistema atualizará a baseband do seu aparelho. A solução, então, qual é?

Teremos que criar um arquivo do iOS 5 customizado que manterá a baseband antiga, desta maneira teremos o sistema novo e a baseband antiga, e o desbloqueio continuará sendo possível. Daremos mais detalhes sobre isto em tutoriais futuros, e apresentaremos um passo-a-passo bem completo à vocês.

Já tenho a versão GM, devo restaurar para a final mesmo assim?

Não sabemos, ainda. Teremos que comparar o número da build das duas versões, mas é praticamente certo de que o número da build da versão final será mais nova. Então, minha recomendação é que você já vá baixando o iOS 5, fazendo um backup atual pelo iTunes e restaure para o iOS 5, da versão final lançada pelo Apple agora. Assim que soubermos das duas builds para compararmos, atualizarei este item deste mesmo post. 😉

Mais dúvidas?

Se você tem mais dúvidas, basta deixar um comentário aqui, pelo sistema de comentários no final desta matéria (role um pouco a página para baixo que você verá). Tentaremos tirar todas as suas dúvidas na medida do possível.

– – – – – –

Atualização: Se a atualização disponível exibida no seu iTunes for a 4.3.5, clique no botão “Atualizar” mesmo assim, e verifique a tela de confirmação que aparecerá: a tela de confirmação exibirá os detalhes da atualização para o iOS 5 e o download desta mesma versão será feito. Usuários de Mac OS X que querem utilizar o iCloud também já podem, a partir de agora, atualizar para o Mac OS X Lion 10.7.2.

Segunda atualização: baixe o iOS 5 pelos links diretos:

(Agradeço ao leitor Humberto por nos disponibilizar tais links). 😉