Press "Enter" to skip to content

Como instalar o Mavericks do zero – formatando seu Mac

Os sistemas operacionais da Apple sempre foram popularmente conhecidos como um dos mais estáveis. Se aventurar em um sistema operacional onde a maioria dos softwares instalados não deixam rastros após serem removido é um agrado que todos os usuários de Mac compartilham. No entanto, nem um dos mais estáveis sistemas operacionais do planeta escapam da dificuldade que é limpar uma unidade de armazenamento por completo sem formatar o sistema. Às vezes, começar do zero pode ser uma excelente forma de reorganizar um Mac. Foi o que decidi fazer ontem, com a chegada gratuita do OS X Mavericks

Material necessário:

  • Aplicativo de instalação do OS X Mavericks [download gratuito na Mac App Store];
  • Pen drive – qualquer um acima de 4GB;
  • Um Mac que esteja com alguma versão do OS X instalada;

Tutorial:

Existem diversos tutoriais na web que mostram como criar um pen drive bootável do OS X Mavericks. Este tutorial é certamente o melhor que você encontrará – faz o trabalho todo em pouquíssimos passos.

1) Abra o Utilitário de Disco, nativo do Mac, e formate seu pen drive com o nome “Untitled”. Se ele tiver qualquer outro nome, troque a palavra “Untitled” da linha de comando que você encontrará abaixo pelo nome da partição do seu pen drive.

2) Procure pelo aplicativo de instalação do Mavericks, que se encontra na sua pasta “Aplicativos”. Verifique que ele está nomeado como “Install OS X Mavericks.app” – a extensão geralmente é oculta, portanto cheque apenas se o nome do app é “Install OS X Mavericks”.

3) Abra o aplicativo Terminal, que já vem instalado nativamente em todos os Macs. Copie e cole o código abaixo dentro dele. Sua senha será solicitada.

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app --nointeraction
osx-terminal

4) Aguarde cerca de vinte minutos e voilá, pen drive bootável criado. O Finder o detectará.

osx-base-system

Da próxima vez que você iniciar seu Mac, mantenha a tecla “option” pressionada. Ela lhe dará a opção de inicializar o Mac a partir do pen drive – e não do HD/SSD, como seu sistema tradicionalmente faz. Formate sua partição do Mac dentro do Utilitário de Disco (a ferramenta está disponível no pen drive de instalação) e comece do zero.