iPod School

Impressões sobre o iPad

Dico42Dico42

Esse final de semana eu mexi pela primeira vez em um iPad. Passei cerca de 3 horas brincando com ele, e pude testar várias funções — entre elas, a surpreendente duração da bateria. Não sei que mágica a Apple fez no chip novo dela, mas é extremamente eficiente. E reforço a ideia de que, assim que você mexer em um, vai querer sacar seu cartão e levar para casa.

Enquanto o nosso amigo Mettrau não publica o super-completo-megaboga-review dele sobre o dispositivo, resolvi expôr minhas opiniões sobre o aparelho, tópico por tópico. Não poderei detalhar muito  o Safari, pois usei o iPad numa conexão EDGE. Para quem não sabe, EDGE, também conhecida como 2,5G, é a rede que veio antes do 3G, com velocidades semelhantes à internet discada. Outro tópico que não poderei comentar são os jogos, já que o iPad não era meu e só tinha um jogo instalado nele. Mas o dono falou que se decepcionou com os jogos de iPad, e se sente ridículo mexendo ele como se fosse um volante. Deixarei estes dois tópicos para serem aprofundados pelo Mettrau, assim como aplicativos de terceiros em geral.

Aviso: Esse post pode e deverá conter um monte de contradições, mas o iPad é isso mesmo, uma contradição gigante.

Teclado

O melhor teclado touch hoje no mercado. A tela é extremamente responsiva, até mais que o iPhone, eu diria. Claro que você não tem a mesma resposta física que você teria no teclado de verdade, mas mesmo assim será possível digitar textos grandes nele, com uma experiência melhor que qualquer outro teclado virtual que eu tenha usado. Seja em Tablet PCs ou celulares. E se você precisar digitar por um período maior de tempo, ainda pode usar um teclado bluetooth ou o dock com teclado.

Tela

A tela é linda, e, apesar de não ser Full HD, até parece. A resolução 4:3, outrora criticada, faz todo o sentido do mundo depois que você navega na internet durante um tempo. Posso dar a certeza para vocês porque sou dono de um netbook, e é muito melhor navegar na internet por meio do primeiro dispositivo. Outra função que justifica a resolução é a (retro?)compatibilidade com aplicativos de iPhone. Inclusive no início do ano havia uma imagem mostrando isso, mas não consegui achar ela. Se algum de vocês, leitores, achar, pode colocar aqui nos comentários que acrescento aqui no post — com créditos e tudo !

Mas tudo tem um porém. Com a resolução 4:3, a experiência para ver vídeos não é tão boa. Você verá mais faixas pretas que o filme em questão. Outro contra da tela é o backlight. O iPad não é para ler livros. Testei o iBooks e ele realmente cansa a vista. Não tem nada de magia que alguns blogs mundo a fora noticiavam, falando que essa tela não cansa os olhos. Bullshit. Se você é daqueles que não se incomoda em ler um livro todo na tela do computador, vai adorar ler no iPad. Caso contrário, compre um Kindle.

Livros

Falei um pouco mais dessa função no item interior. O aplicativo iBooks (e todo o iPad, na verdade) tem animações que são colírios para os olhos, coisa linda mesma. Mas não é para ler por muito tempo. Se você só vai ler uma coisa ou outra, funciona perfeitamente. Mas se você quer um dispositivo para leitura, fuja. Além disso, a tela dele é horrível no sol.

Irei colocar aqui a melhor analogia que consegui encontrar em relação a iPad, Kindle, e leitura de livros no geral. Se você comprar um iPad para ler livros, estará comprando um Mercedes para andar em estrada de terra. Tem certeza que a melhor opção não é um LandRover (Kindle)?

Música

Acho que ninguém compra um iPad para ouvir música, mas é uma função bem legal dele. O alto-falante produz sons bem limpos, apesar de eu não ser nenhum audiófilo para julgar isso com muita precisão. Além disso, o volume dele é bem alto.

Uma coisa me chamou muita atenção foi os aplicativos Vídeos e iPod serem separados, e a integração entre eles. O aplicativo iPod (imagem acima) tem uma interface que lembra bastante o iTunes, apesar da falta do Cover Flow, que eu particularmente adoro. Assim que você seleciona um videocast, filme ou programa de TV, ele abre já no aplicativo de Vídeo, tirando proveito da velocidade do chip A4 da Apple. Falando nisso, vai ser interessantíssimo ver o novo iPhone com esse chip e o dobro de RAM do iPad. O aparelho vai voar. Mas isso é assunto para outro post.

Mail

Como Steve Jobs, acredito que o iPad seja o melhor dispositivo para checar seu email. O iPhone já fazia isso muito bem, mas ás vezes sua tela diminuta dificultava a digitação de textos mais longos, ou mesmo a leitura daqueles que não podiam ser resumidos em alguns tweets. Podemos observar que a Apple se preocupou muito com a interface do aplicativo, tornando-a ao mesmo tempo bonita e eficiente, sem sair do padrão estabelecido pelo iPhone. Aliás, em (quase) todos os aplicativos podemos ver certas semelhanças com os equivalentes no iPhone ou no Mac, o que dá uma sensação de “estar em casa”

iWork

Testei dois dos três aplicativos que formam a suíte iWork, vendida pela Apple a 9 dólares cada, o Pages e o Numbers. Os dois muito bem feitos, com destaque especial ao Pages porque eu não uso planilhas e não entendo nada do Numbers. O primeiro vem inclusive com um pequeno tutorial, ensinando como colocar fotos/gráficos nos textos, mudar o estilo, entre outros. Assim como a versão para computador, os aplicativos da suíte iWork vem com templates, ou seja, temas para seus documentos. Exemplo: Carta, Página em branco, CV.

Recomendo a compra.

Mapas

Esse aplicativo explodiu meu cérebro. Sério. É impressionante a velocidade com que a página é carregada, e a tela de 9 polegadas + o multi-touch proporciona uma experiência  melhor que no iPhone ou em computadores. Você tem a sensação de estar segurando o mundo em suas mãos. Também é incrível navegar pelo Google Street View. É totalmente DUFUTURO.

Outras considerações:

Veredito

O iPad é um ótimo aparelho e eu provavelmente logo irei abandonar a resistência. A Apple se preocupou muito com a interface do produto, e a grande maioria dos aplicativos são lindos, com animações de encher os olhos. Mas, como todo produto, ele têm suas falhas, dentre elas a leitura de eBooks. Por isso, acredito que ele vá ocupar o mercado dos netbooks, apesar de ser quase o dobro do preço, mas não vá matar o Kindle. Quer dizer, ele provavelmente roubará o público do Kindle DX, o grandão, de 9 polegadas e quase o mesmo preço que o iPad, mas quem quiser um dispositivo apenas para leitura deverá priorizar o Kindle 2. Alguns aplicativos do iPad, como o Contatos, por exemplo, ficaram melhores do que no Mac OS X, por incrível que possa parecer. Apesar disso, não acredito que o iPad vá matar os computadores.

Ainda não.

  • Eu tou doido para pegar no meu. Ia comprar agora mesmo, porém o modelo 3G estava em falta nas lojas da Itália, e aí fiquei na dúvida, porque iPad pra mim sem 3G acaba sendo desperdício, mas cogitei a possibilidade de um Wi-Fi 64GB.

  • Dico42

    Detalhe para o olhar “Compre este iPad” do Tio Steve na última imagem

  • André Arnaud

    Ótimo post. Só dando mais gostinho a minha futura compra 😛

    • Dico42

      Valeu !

      😀

  • Táaa! Agora eu quero mais ainda um iPad!

  • Leonardo

    muito legal o post
    deve ter demorado um tempão pra escrever.

    • Dico42

      Haha 🙂
      Valeu : D

  • Vicenzzo

    cara, maravilhosamente foda o post, parabéns, pena que não deu pra usar tanto … li o post todo umas 2 vezes, \õ/

    • Dico42

      Valeu ! 😀

  • Max

    Ótimo post. Só dando mais gostinho a minha futura compra 😛

    nao vale mesmo a pena comprar sem 3G!?
    tava pensando, comprar de 16/32GB e com ou sem 3G
    opiniões??
    vlw! 😉

    • Dico42

      Depende muito. O 3G vai significar um custo a mais tanto na hora da compra quanto mensalmente.
      Aí você pensa se vai levar o iPad para lugares sem Wi-Fi com tanta frequência.
      Outra coisa, é que se o seu celular for um smartphone, você pode compartilhar a internet com o iPad né

      • Max

        ahh, não é smartphone nao 🙁
        mas enfim, entao acho q vou comprar o 3G mesmo! 😀
        vai valer mais a pena mesmo!
        so tenho q decidir de 16 ou 32GB

        • Dico42

          Eu acho que vale mais a pena o 32GB. Melhor sobrar que faltar né

  • Dico42

    Gente, muito obrigado pelos comentários, é isso que nos motiva a escrever posts um pouco mais trabalhosos 🙂

  • Lord of Miojo

    Bacana , acho que o iPod.app vai ser perfeito para ver um video durante uma viagem , mas no iPad so nao intendi um negocio :Por que possui o app “Contatos” se nao possui telefone ?

    E realmente livros nao foram feitos para serem lidos em uma tela , e sim numa pagina de papel .

    OBS:Faltou falar mais do aplicativo fotos , mas otimo post !

    • Lord of Miojo

      O meu smile ( 😛 ) na verdade eh : P

    • Max

      o iPod Touch tb tem o Contatos.app 😛

      • Lord of Miojo

        Tambem nao entendo isso .

    • Dico42

      O Mac também tem contatos…
      Acho que os contatos podem ser aproveitados em aplicativos como o Skype

      • Lord of Miojo

        Sim , tem mas eu nunca uso e usei .

    • Dico42

      Eu não quis ficar fuxicando nas fotos do dono do aparelho xD

      • Lord of Miojo

        Hehehe , ta certo .

  • samir

    nao brinquei tanto quanto o autor do post, mas nem de perto estou convencido a desembolsar metade de um macbook pro (US$600) por algo com funcoes limitadas. e mesmo lendo que a tela era de quase 10 polegadas, a impressao que da nas propagandas e blogs e q a tela e gigaaante, qdo na verdade e uma decepcao ver algo com uma tela tao pequena.
    resumindo, e um iphone grande sem a funcao telefone e foto. por 600 pilas? jamais!
    mas mesmo assim parabens pelo post, ipodschool e um site que visito sempre, com informacoes em portugues atualizadas e posts bem interessantes!

    • Dico42

      O iPad e o MB Pro tem objetivos diferentes…
      O iPad é para ser algo mais portátil, e o MB Pro algo mais profissional.
      De qualquer jeito, cada um tem sua opinião 😉

  • Gabriel

    Eu tenho um, recomendo a todos, muito bom. O que é o fullforce o meu é jailbroken?

    • Dico42

      O FullForce tenta transformar os aplicativos nativos do iPhone em aplicativos nativos do iPad. Não funciona em todos os casos, e quase nunca funciona com games.
      Basta procurar por FullForce no Cydia, não precisa de nenhuma source “custom”

      😉

  • Feds

    Alguem quer dar um iPad pra mim? Obrigado! xD

    🙂

    • Dico42

      Também aceito rsrs

  • Norton

    Ótimo post Dico42. Ótmo mesmo. Falo isso pq ja li varios post q axei otimos mas esse aki foi ensurdecedor de bom hehe.
    O iPad parece ser um produto bom, mas no meu caso estou feliz com o meu iPod 2G MC q nao vai ganhar multirasking nem jailbreak para liberar isso, e vou mesmo eh comprar um MacBook em novembro do novo modelo (Creio q a Apple atualiza o design do MacBook em outubro, certo?). Entao ja vou pegar o novo modelo e vou rumo à felicidade hehe.

    • Dico42

      Valeu ! 😀

      O design do MB acho que não vai ser atualizado não, mas deve ganhar um update na parte interna (processador, RAM, etc)

  • Feds

    Tambem aceito um macbook! Obrigado ²

    xD

    PS: pode ser usado msm… não tem problema :p

  • Marcelo Ghellardi

    Tenho um IPAD e não concordo com NADA deste post, isso mesmo, rigorosamente nada!

    A tela é maravilhosa, é perfeito assistir um video com um belo fone de ouvido deitado em sua cama (experiência linda), leitor ebooks é excelente, cumpre o prometido e deixa o Kindle na era jurássica!

    Os jogos parecem ser MUITOS reais, pois as cores são vibrantes, é coisa de outro mundo!!!

    Enfim, são MILHARES de prós!! Não abandono meu IPAD por nada!

    • Dico42

      Nunca disse que a tela era ruim, muito pelo contrário : )
      O vídeo eu me incomodo com as barras pretas. Se você não se incomoda, ou prefere cortar as laterais do vídeo, muito bom.

      Devo discordar rigorosamente com relação ao leitor de eBooks. Ele não tem nenhuma função que o Kindle não tenha, a menos que você considere fritar os olhos uma função 😉
      Btw, como deixei claro no post, alguns não se incomodam com ter uma luz nos olhos enquanto está lendo, o que parece ser seu caso.

      Eu pelo contrário, não troco meu Kindle por nenhum outro eReader.

      Apesar disso, comprarei um iPad ainda esse ano pelas outras funções dele.

  • Neto

    Exelente post!!!! Eu aqui no Brasil prefiro um iMac do que um ipad,já que eu tenho um itouch e o ipad nun passa de um de itouch grande e com maior bateria

    • Dico42

      O iPad não passa de um iPod Touch gigante, mas é isso o que o torna tão legal 😉

  • Dico42

    Recomendo a leitura desse outro post, que também fala sobre o Kindle e o iPad.
    http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2010/02/23/kindle_e_para_livros_ipad_para_revistas_/

  • iXaniel

    Estou comentando pq vc pediu!!!! XDD
    concordo com quase tudo q falou!!!!
    Parabéns!!!!

    @iXanielBR

    • Dico42

      Valeu ! xD

  • Euoba

    Eu achei o topico bem bacana, porem eu tmb nao concordo em relaçao ao ebooks, na verdade eu nunca usei o kindle, porem eu instalei o sbsettings, baixo a luminosidade e o livro fica perfeito para avleitura, nao me incomodando em nada…
    Parabens pelo post..

  • Lord of Miojo

    So pra te 40 comments 😉

  • Ótimo review 😛 Me deixou com mais vontade de comprar >_>

  • Leandro

    É tudo muito lindo.. é tudo muito maravilhoso mas deve chegar no Brasil no valor de R$ 5.000,00 rsrrsrs
    Isso me deixa triste, pq infelizmente no Brasil tudo é caro. TUDO. Já desisti várias vezes de comprar um iPhone por conta disso. Hoje fui na TIM e fiquei impressionado. Aparelho 3GS por R$749,00 + R$300,00 de mensalidade e fidelidade 12 meses!.. olhei para o vendedor e disse: tchau. É um absurdo..