iPod School

iMessage vs. Outras soluções de SMS grátis para iOS

Dico42Dico42

Nós ja demos bastante atenção ao iMessage aqui no blog — seja logo depois do anúncio oficial, ou em um review mais detalhado depois alguns dias testando o aplicativo. Mas muitas pessoas que ainda estão com o iOS4 ainda não se convenceram — afinal, para que eu preciso do iMessage se já me viro muito bem com WhatsApp ou Textie?

iMessage

O iMessage chega prometendo abalar o mercado das alternativas ao SMS. Ele é totalmente integrado ao aplicativo de mensagens padrão no iOS, e só aparece quando você escolhe falar com um amigo que também seja dono de um dispositivo rodando iOS5 ou superior. Quando isso acontece, o botão enviar passa de uma cor esverdeada para azul, além de mais uma série de mudanças que deixam claro que você a partir daquele momento estará usando o iMessage e não SMSs convencionas.
Mas ele não é perfeito. O iMessage trabalha com um protocolo fechado, então se você quiser conversar com um amigo que não tenha um dispositivo iOS, ou até mesmo que ainda não tenha atualizado para o iOS5, terá que usar SMSs pagas ou apelar para uma das alternativas, o que nos leva ao próximo concorrente…

Textie

Criado pelo desenvolvedor do Tweetie, aplicativo que mais tarde viria a ser comprado pelo Twitter, se tornando o cliente oficial, o Textie tem de longe a melhor interface dos concorrentes do iMessage, tanto que muitos o consideram a inspiração para o iMessage, de tão Apple-like que ele é. Apesar disso, sua funcionalidade é bem restrita: Manda mensagens por email. O Textie reconhece quem tem o aplicativo instalado, e essas pessoas receberão a mensagem por push como se fosse uma SMS, e irão abri-la dentro do aplicativo. Quem não o tem instalado receberá como se fosse um simples email, e as respostas serão enviadas de volta ao aplicativo. Simples, mas eficiente.

Também existe a possibilidade de enviar SMSs, mas, infelizmente, só funciona com números americanos. Ele custa 1.99, mas pode ser utilizado gratuitamente desde que não se incomode com os anúncios.

TextFree

Nós já comentamos sobre o TextFree aqui no blog. É um dos poucos Clientes de SMS que, além de poder se comunicar com outros usuários que usam o programa, também manda SMS gratuitamente para os Estados Unidos e até mensagens internacionais, incluindo o Brasil! Ele te dá um número americano do qual você pode até mesmo receber e realizar chamadas, mas desta vez apenas para números americanos, e não é completamente gratuito, funcionando similarmente ao SkypeOut e outros serviços de VOIP. Você ganha 10 minutos gratuitos ao baixar o aplicativo e pode comprar mais minutos ou realizar algumas tarefas que te darão recompensas dentro do aplicativo, como baixar outros aplicativos (muitas vezes gratuitos) da mesma empresa e resenhá-los na App Store.

Por outro lado, a interface do aplicativo não é das melhores, parecendo um aplicativo antigo. Mas isso se torna pouco se comparado com as possibilidades que um aplicativo deste nível oferece, e, o que é melhor, gratuitamente.

HeyWire

Assim como o TextFree, o HeyWire também já foi comentado aqui no blog e permite você mandar SMSs gratuitas para números brasileiros — e de mais 50 países, incluindo os Estados Unidos. Para isso, ele também te dá um número de telefone americano, mas você não poderá realizar ou receber chamadas por ele, mas poderá receber mensagens. Além disso, possui integração com o GoogleTalk e o Facebook Chat, que estão sendo cada vez mais utilizados no Brasil.

Mas, assim como o TextFree, sua interface não é uma das melhores, apesar de ser bem simples. Até agora encontrei poucos usuários do HeyWire, e acho que os desenvolvedores estão cientes desse “problema” do aplicativo, ao intregá-lo com outros serviços de IM. O Textfree e o HeyWire podem conversar entre si usando os números que são dados para cada aplicativo, funcionando como SMS normal, com a única diferença que gratuitamente.

WhatsApp

O WhatsApp é a escolha da maioria dos usuários de iPhone atualmente, apesar de ser pago (U$0.99 no momento de publicação deste artigo). Isso se deve ao fato de ser um aplicativo praticamente onipresente: Existem versões dele para Symbian, iOS, Android e Blackberry. Além disso, ele tem a vantagem de não precisar de um ID para o aplicativo: Ele usa seu telefone celular, assim como o iMessage, quando você abre o aplicativo ele faz uma busca pela sua lista de contatos procurando seus amigos que também tem o WhatsApp instalado, mostrando eles na aba de favoritos do aplicativo.

No lado negativo, o WhatsApp, assim como o Textie, não se comunica com usuários que não possuem o aplicativo, ou seja, você não poderá mandar SMSs gratuitas de dentro deste aplicativo.

 

Conclusão

Apesar do iMessage ser uma alternativa elegante e totalmente integrada com o sistema, não acabará completamente com o mercado. Ele provavelmente ainda será a alternativa preferida entre usuários de iOS, mas para quem precisa constantemente de falar com usuários de outros sistemas operacionais (como a maioria de nós), outros aplicativos ainda vão reinar. Para quem conversa com muita frequência com usuários de smartphones, o WhatsApp é a solução mais elegante, enquanto o TextFree ou o HeyWire podem trocar mensagens com (quase) qualquer número de celular e o Textie tem uma ótima integração com email.

Discordou da minha opinião? Não falei do seu aplicativo favorito? Reclame nos comentários 😉

UPDATE: Como o William Lacerda bem lembrou, é importante ressaltar que o WhatsApp não funciona em iPads ou iPods em suas versões mais recentes.

  • William Lacerda

    O post fico mt bom dico, ainda acho q tinham q adota nativamente o What's App cara, seria mt melhor ja q nem td mundo tem iPhone

    • Dico42

      Valeu!

      Quanto ao WhatsApp ser integrado, não sei, acho que para isso o iMessage é realmente a melhor opção. O usuário nem vê ele praticamente. O WhatsApp seria mais uma coisa para complicar a experiência de uso para o iPhone, mas para usuários um pouco menos leigos é algo indispensável 😉

  • Rodolpho Favaro

    Bacana o post 😉 então eu tenho a mesma opnião, acho o iMessage legal e interessante para os usuários iOS, por ele não ter integração com as outras plataformas acho que ainda não ira dominar esse setor. Mas como falei realmente para quem usa o iOS ate por ele ser nativo é ótimo.;) Quem quiser testar o iMessage no iOS5 : [email protected] kkkk Vlw

    • Dico42

      Valeu! 🙂

  • Dimitri

    São boas soluções não tenham duvida, mas nem todos tem iPhone e os que tem nem sabem usar o mesmo ainda mais os apps gratuitos ou pagos, além da vantagem de usar o serviço gratuito.

    • Dico42

      É por isso que o iMessage é tão bom para o usuário leigo. Quando você tenta mandar uma mensagem para alguém que também tenha um iPhone rodando iOS5, ele manda iMessage no lugar de SMS, te poupando crédito.

  • Dico você ta vivo!
    Muito bom o post,gostei bastane 😉

    Abs.

    • Dico42

      É, tô meio sumido mas ainda vivo 😀

      Valeu 🙂

  • Wayne12

    Seria interessante para a Apple liberar o app tanto para usuários de Iphone quanto de outros smartphones (falando na questão de pessoas leigas), pois nunca teremos o mundo inteiro com o Iphone na mão (ao contrário da política da Apple). Parabéns pelo post.

    • Dico42

      Sim, seria ótimo que a Apple liberasse "iMessage for Android" e etc, mas acho que não o fez pensando nos adolescentes que vão optar pelo iPhone por causa do iOS. Afinal, é por causa do BBM que o Blackberry é um hit entre eles, e muitos já tem dispositivos iOS.

  • Hugo

    Pra sms pra quem não tem o whatsapp, eu uso o lero.me. Interface simples, mas muito util.

  • Belo comparativo! Parabéns!

    Hoje uso muito sms, mas nao me preocupo muito com custo por causa do ótimo plano da minha operadora [/sem merchan por aqui, hahaah]. Só uso o WhatsApp pra mandar imagens, e o heywire pra sms internacional… Texto mesmo não vejo necessidade de usar outro além do nativo, acho que vou aposentar o whatsapp qdo chegar iOS 5 pra mim…

    • Dico42

      Obrigado 🙂

  • Marcello Pimenta

    Existe o lero.me que é 100% nacional. Porém os devs fizeram pago e ainda com publicidade. Mas envia SMS via internet para qualquer telefone. Quem recebe não precisa ter o programa.

  • Marcello Pimenta

    Existe o lerome que é 100% nacional. Porém os devs fizeram pago e ainda com publicidade. Mas envia SMS via internet para qualquer telefone. Quem recebe não precisa ter o programa.

  • Christian Tavares

    Faltou o Lero.Me. Pra mim é muito bom também.

  • Rodrigo

    Queria tirar uma dúvida..

    Comprando um Iphone 4 nos EUA, dá pra destravar e botar o idioma em PT-BR?

    • Daniel Ricarte

      Sim

    • JanjaBoy

      Se comprar travado, vai ser um bom peso de papel ou um iPod de luxo.
      Nos EUA já vedem iPhone desbloqueado. Cuidado para não comprar um AT&T ou Verizon.

      • Daniel Ricarte

        Se comprar bloqueado, pode ser destravado como o GEVEY, e os atuais vendidos são desbloqueados…. só ficar esperto com o modelo… os destravados são os modelos mc603, mc604, mc605 e mc606.

      • Daniel Ricarte

        Se comprar bloqueado, pode ser desbloquear com o GEVEY, e os atuais vendidos são desbloqueados…. só ficar esperto com o modelo… os destravados são os modelos mc603, mc604, mc605 e mc606.

      • Dico42

        Não é necessário desbloquear para trocar o idioma. Porém, como o amigo de cima bem falou, se você comprar o modelo bloqueado, não funcionará com chip brasileiro a não ser que utilize Gevey ou desbloqueio via software (que não são exatamente as melhores soluções do mundo).

        Por isso, não pense em economizar 50 dólares e comprar o bloqueado na Apple Store, vale mais a pena pagar um pouco mais e não ter dor de cabeça com isso.

  • Daniel Ricarte

    Eu já gosto do HeyWire… nunca me deixou na mão… enviou, chegou… Envia para quem não tem o app tb, sendo assim, ele envia para todos os números existentes, até mesmo internacionais.

  • Dico, tem um que eu uso que é só de iOS para iOS que é o TextNow! Ele é grátis e é feito um sistema de SMS também criando um email de uso feito o iChat e ainda pode enviar emails e receber por ele. Excelente texto, mas o meu favorito mesmo é o WhatsApp. O famoso salvador de contas de celular daqui de casa hahaha :P.

    • Dico42

      Hmm, o TextNow funciona como o Textie então? Já tinha ouvido falar mas nunca testei, então não o mencionei no post 🙂

      • Depois dá uma conferida, ele é ótimo. Tem dia que eu troco email por ele :P.

  • Victor

    Tem o Viber também. Uso tanto quanto o WhatsApp.

  • luiz

    e o Lero.me o MELHOR de todos, e ainda por sima 'e brasileiro!

  • Willian Sousa

    WhatsApp só serve pra mim no meu Galaxy, no iTouch uso o HeyWire 😉

  • felipe

    Gostei, parabéns!

    • Dico42

      Obrigado! 🙂

  • Luã

    Off…vcs viram aquele negocio rodando aqui do lado direito do blog, com varias palavras, que vc clica em uma e vai para os artigos daquele tema?

    Quanto tempo ta ai? To atrasado? Muito legal

  • Luã

    Off…vcs viram aquele negocio rodando aqui do lado direito do blog, com varias palavras, que vc clica em uma e vai para os artigos daquele tema?

    Quanto tempo ta ai? To atrasado? Muito legal…

    • Dico42

      Tem faz um tempo já 🙂

  • CostaNovo

    Traçando um paralelo com o sistema de mensagem do BlackBerry temos a seguinte questão:

    O BBM (BlackBerry Messenger) não utiliza rede de dados da operadora (internet) para se comunicar, desta forma que irá funcionar o iOS 5 ??? pois os softwares listados neste post mandam mensagens atraves deste meio? Estou errado ?

    • Dico42

      Isso mesmo.

      • CostaNovo

        Então, até mesmo o software de mensagem nativo do IOS5 irá depender da conexão de internet para funcionar 🙁

      • CostaNovo

        Ruim para quem queira usa-lo a partir do exterior, pois o valor do MB é tarifado avulso, além de ser exorbitante !!!!!

        • Dico42

          Mas uma mensagem gasta muito poucoem kb, e sempre tem a possibilidade de contratar lanos pré-pagos ou usar apenas quando estiver com WiFi disponível.

          • CostaNovo

            Concordo, é uma vantagem sim, e isso não se pode desprezar, mas ainda esta uma passo atrás do BBM que dispensa conexão de dados.

            • Dico42

              O BBM dispensa conexão de dados?

            • Dico42

              O BBM usa internet sim cara. Se você for no site da RIM, um dos requisitos para o BBM funcionar é "um plano de dados da sua operadora"

              Aí: http://cl.ly/1Z1P3E0e3Q082z1V1x1v

  • SLATER

    Você não sabe o que está dizendo, ao falar mal do HeyWire. Este aplicativo é excelente. Talvez um dos aplicativos mais úteis. O HeyWire constitui-se numa alternativa efetiva de redução do valor da sua conta telefônica, no tocante ao envio de mensagens.

    Mas, no geral, o seu artigo foi bom.

    • Dico42

      Onde que eu falei mal do HeyWire? Só disse que sua interface não era das melhores e que eu conheço pouca gente que use 😉

  • Gustavo

    voce nao falou do lero.me

    ele é muito bom aqui para o brasil!

  • Rangel

    Eu uso o TextFree pra mandar SMS grátis, o único ponto negativo que eu acho nele é que (algumas vezes) ele dá como enviado certas mensagens que não foram enviadas. Funciona com TIM, VIVO, CLARO e OI. E não precisa ser de "iphone pra iphone". Quer mais o quê?

  • Pingback: iOS 7.1.2 deve ser liberado na próxima semana, corrigindo duas falhas | iPod School()