Press "Enter" to skip to content

iMessage vs. Outras soluções de SMS grátis para iOS

Nós ja demos bastante atenção ao iMessage aqui no blog — seja logo depois do anúncio oficial, ou em um review mais detalhado depois alguns dias testando o aplicativo. Mas muitas pessoas que ainda estão com o iOS4 ainda não se convenceram — afinal, para que eu preciso do iMessage se já me viro muito bem com WhatsApp ou Textie?

iMessage

O iMessage chega prometendo abalar o mercado das alternativas ao SMS. Ele é totalmente integrado ao aplicativo de mensagens padrão no iOS, e só aparece quando você escolhe falar com um amigo que também seja dono de um dispositivo rodando iOS5 ou superior. Quando isso acontece, o botão enviar passa de uma cor esverdeada para azul, além de mais uma série de mudanças que deixam claro que você a partir daquele momento estará usando o iMessage e não SMSs convencionas.
Mas ele não é perfeito. O iMessage trabalha com um protocolo fechado, então se você quiser conversar com um amigo que não tenha um dispositivo iOS, ou até mesmo que ainda não tenha atualizado para o iOS5, terá que usar SMSs pagas ou apelar para uma das alternativas, o que nos leva ao próximo concorrente…

Textie

Criado pelo desenvolvedor do Tweetie, aplicativo que mais tarde viria a ser comprado pelo Twitter, se tornando o cliente oficial, o Textie tem de longe a melhor interface dos concorrentes do iMessage, tanto que muitos o consideram a inspiração para o iMessage, de tão Apple-like que ele é. Apesar disso, sua funcionalidade é bem restrita: Manda mensagens por email. O Textie reconhece quem tem o aplicativo instalado, e essas pessoas receberão a mensagem por push como se fosse uma SMS, e irão abri-la dentro do aplicativo. Quem não o tem instalado receberá como se fosse um simples email, e as respostas serão enviadas de volta ao aplicativo. Simples, mas eficiente.

Também existe a possibilidade de enviar SMSs, mas, infelizmente, só funciona com números americanos. Ele custa 1.99, mas pode ser utilizado gratuitamente desde que não se incomode com os anúncios.

TextFree

Nós já comentamos sobre o TextFree aqui no blog. É um dos poucos Clientes de SMS que, além de poder se comunicar com outros usuários que usam o programa, também manda SMS gratuitamente para os Estados Unidos e até mensagens internacionais, incluindo o Brasil! Ele te dá um número americano do qual você pode até mesmo receber e realizar chamadas, mas desta vez apenas para números americanos, e não é completamente gratuito, funcionando similarmente ao SkypeOut e outros serviços de VOIP. Você ganha 10 minutos gratuitos ao baixar o aplicativo e pode comprar mais minutos ou realizar algumas tarefas que te darão recompensas dentro do aplicativo, como baixar outros aplicativos (muitas vezes gratuitos) da mesma empresa e resenhá-los na App Store.

Por outro lado, a interface do aplicativo não é das melhores, parecendo um aplicativo antigo. Mas isso se torna pouco se comparado com as possibilidades que um aplicativo deste nível oferece, e, o que é melhor, gratuitamente.

HeyWire

Assim como o TextFree, o HeyWire também já foi comentado aqui no blog e permite você mandar SMSs gratuitas para números brasileiros — e de mais 50 países, incluindo os Estados Unidos. Para isso, ele também te dá um número de telefone americano, mas você não poderá realizar ou receber chamadas por ele, mas poderá receber mensagens. Além disso, possui integração com o GoogleTalk e o Facebook Chat, que estão sendo cada vez mais utilizados no Brasil.

Mas, assim como o TextFree, sua interface não é uma das melhores, apesar de ser bem simples. Até agora encontrei poucos usuários do HeyWire, e acho que os desenvolvedores estão cientes desse “problema” do aplicativo, ao intregá-lo com outros serviços de IM. O Textfree e o HeyWire podem conversar entre si usando os números que são dados para cada aplicativo, funcionando como SMS normal, com a única diferença que gratuitamente.

WhatsApp

O WhatsApp é a escolha da maioria dos usuários de iPhone atualmente, apesar de ser pago (U$0.99 no momento de publicação deste artigo). Isso se deve ao fato de ser um aplicativo praticamente onipresente: Existem versões dele para Symbian, iOS, Android e Blackberry. Além disso, ele tem a vantagem de não precisar de um ID para o aplicativo: Ele usa seu telefone celular, assim como o iMessage, quando você abre o aplicativo ele faz uma busca pela sua lista de contatos procurando seus amigos que também tem o WhatsApp instalado, mostrando eles na aba de favoritos do aplicativo.

No lado negativo, o WhatsApp, assim como o Textie, não se comunica com usuários que não possuem o aplicativo, ou seja, você não poderá mandar SMSs gratuitas de dentro deste aplicativo.

 

Conclusão

Apesar do iMessage ser uma alternativa elegante e totalmente integrada com o sistema, não acabará completamente com o mercado. Ele provavelmente ainda será a alternativa preferida entre usuários de iOS, mas para quem precisa constantemente de falar com usuários de outros sistemas operacionais (como a maioria de nós), outros aplicativos ainda vão reinar. Para quem conversa com muita frequência com usuários de smartphones, o WhatsApp é a solução mais elegante, enquanto o TextFree ou o HeyWire podem trocar mensagens com (quase) qualquer número de celular e o Textie tem uma ótima integração com email.

Discordou da minha opinião? Não falei do seu aplicativo favorito? Reclame nos comentários 😉

UPDATE: Como o William Lacerda bem lembrou, é importante ressaltar que o WhatsApp não funciona em iPads ou iPods em suas versões mais recentes.