iPod School

Algumas contas do iCloud são hackeadas. Entenda o que aconteceu.

André BazagliaAndré Bazaglia

icloud

Ontem, algo bastante polêmico ocorreu no iCloud, sistema na nuvem que tem seu plano mais básico (gratuito) incluindo recursos como o iWork, Find My Phone, Contatos, Lembretes, Notas e Calendário. O iCloud é, hoje, a maneira mais fácil para o usuário do iOS gerenciar seus emails, notas e calendários e manter tudo sincronizado entre todos os dispositivos. E como o software foi desenvolvido pela Apple, que é a maior empresa do mundo, é de se esperar que segurança nunca seria um problema. Ou quase isso.

Alguns usuários do Mac (OS X) e do iOS tiveram seus aparelhos bloqueados remotamente por hackers que conseguiram acesso às contas do Find My iPhone.

De um primeiro momento, a situação parece séria e preocupante. No entanto, agora pouco, a Apple escreveu uma nota oficial sobre o assunto, garantindo que o serviço do iCloud não teve sua segurança quebrada, mas que algumas contas isoladas podem ter sido comprometidas através de reuso de senhas ou engenharia social. Traduzimos o texto:

A Apple leva segurança muito a sério r o iCloud não foi comprometido durante este incidente. Usuários afetados devem redefinir suas senhas o mais rápido possível, assim como evitar usar o mesmo usuário e senha para diferentes serviços. Qualquer usuário que precise de uma ajuda adicional pode contatar o AppleCare ou visitar uma Apple Retail Store local.

Apesar da tranquilidade da Apple para falar sobre o assunto, usuários australianos que foram afetados receberam, ao acordar, a mensagem “Device hacked by Oleg Pliss” na tela de seus aparelhos, com um pedido de $100 para que ele fosse desbloqueado.

via 9to5mac

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.