Press "Enter" to skip to content

Hacker publica vídeo que mostra suposto Chrome OS rodando no iPad

O Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado pelo Google para trabalhar exclusivamente com aplicações web, anunciado em 7 de julho de 2009.

A interface de usuário faz uma abordagem minimalista, assemelhando-se ao navegador Chrome. O Chrome OS não estará disponível como download para instalação, em vez disso, o sistema operacional só virá em hardware específico de fabricação dos parceiros do Google. O browser será a única aplicação residente no dispositivo, pois o Google Chrome OS é destinado aos usuários que passam a maior parte do seu tempo de computador na Internet.

Caso seja de seu interesse, leia mais sobre o Chrome OS no Wikipédia, página a qual retirei as informações acima. Saiba mais sobre o conceito do Chrome OS no vídeo abaixo, legendado em português.

Agora, imagine agora este maravilhoso sistema rodando no iPad, da Apple. A possibilidade de rodar outros sistemas nos gadgets da Apple já é possível, com o OpeniBoot, que permite o uso do Android, da Google, em iPods touch e iPhones.

Foi esta a ideia do hacker Hexxeh, que supostamente criou uma versão do Chrome OS compatível com o iPad. Confira o vídeo logo abaixo.

A tendência é desconfiar da criação dele, tendo em vista que rodar outro sistema operacional diferente do nativo nos gadgets da Apple não é uma tarefa fácil: uma equipe de hackers altamente focada no trabalho e dedicada já fez isso, com a criação do OpeniBoot.

O hacker ainda possui certa credibilidade: participa ativamente da criação de builds do Chromium, e certamente possui alta experiência com o sistema. Contudo, assim como eu já havia afirmado anteriormente, a tarefa é pesada demais para um hacker fazer sozinho, e mesmo com o vídeo impressionante, ainda restam algumas dúvidas.

via Engadget