iPod School

Hacker lança uma ideia legal: e se a Apple lançasse um sistema aberto opcional?

André BazagliaAndré Bazaglia

iphone-pirata

O hacker @Pod2G, um dos principais nomes dentro do universo do jailbreak, levantou um debate super interessante em seu Twitter – e que faz muito sentido. Ele diz: “Uma ideia para a Apple abrir mais o iOS, acabar com o jailbreak e vulnerabilidades relacionadas: lançar um firmware alternativo que roda códigos não-assinados”. Mas… o que isso significa? E a Apple poderia, dentro de um mundo real, fazer isso?

Atualmente, só códigos assinados podem ser rodados pelo iOS. Isso significa que toda linha de código executada pelo sistema operacional da Apple – o clássico iOS – só executará se ela tiver sido previamente aprovada pela Apple. Por exemplo: aplicativos no iPhone só rodarão quando assinados pela Apple e publicado na App Store, ou quando compilados pelo Xcode e assinado por um desenvolvedor cadastrado no portal de desenvolvimento da Apple – eles também podem assinar apps. E os aplicativos assinados pelos desenvolvedores não podem, em hipótese alguma, fazer alterações no sistema operacional: a partição ‘root’ é bloqueada e nada, dentro ou fora da App Store, consegue mexer nela. Só a Apple tem controle por lá.

Isso limita as possibilidades do iOS em diversos ângulos: o usuário tem que usar o iOS do jeito que a Apple o projetou. O problema é que, como a Apple não pode desenvolver o iOS diferentemente para cada categoria de usuário, ela projeta algo universal para funcionar bem para a maioria dos casos. Mas cada pessoa é diferente – óbvio – e também tem necessidades diferentes dentro de um mesmo sistema operacional. Customizações à nível de quaisquer usuários, básicos ou avançados, tornariam a experiência do sistema operacional da Apple infinitamente melhor. Tweaks como o NCSettings, Auxo, Barrel, Unfold, SwipeSelect, Activator e outros destacados na nossa lista de tweaks recomendados melhoram indiscutivelmente a experiência de uso para muitos casos particulares. Por que a Apple não torna todas essas coisas maravilhosas públicas ao invés de lutar contra isso e bloquear o jailbreak em atualizações do seu sistema operacional? Simples: lotar o iOS de recursos o tornaria pesado e difícil de mexer para usuários menos avançados. Ela faria um sistema operacional inteligente, mas difícil de usar, e não é isso que ela quer. Mas é isso que alguns usuários querem.

Dentro deste contexto, oferecer um firmware alternativo aberto – e por lógica menos seguro – representa uma das melhores atitudes que pode ser adotada pela Apple. De novo, um “por quê?” nasce a partir daí: “Se a solução é tão viável e agradaria usuários, por que a Apple não faz isso?”. O xis da questão é que o jailbreak abre, infelizmente, portas para a pirataria. Representantes do capitão Jack Sparrow abusam do sistema operacional apto a rodar códigos não assinados. Infelizmente, em pleno século XXI, num mundo onde já deveríamos estar acostumados com o espaço virtual e agregar valor à ele, não fazemos isso. Muita gente agrega valor nulo ao intangível. Quanto mais fácil for piratear propriedade intelectual de desenvolvedores e empresas, mais usuários usarão aplicativos piratas. E facilitar a pirataria é a última intenção da Apple no monstruoso e engolidor mercado de hoje. Afinal, ela não quer que desenvolvedores desistam do iOS e desenvolvam seus projetos para o Android porque tudo no iOS é “fácil de piratear”, não é mesmo?

Definitivamente, a ideia lançada, por mais que eu acho difícil de acontecer, é válida. A Apple já nos deixa rodar aplicativos não assinados no OS X. Não deveria ser muito diferente do iOS, já que a App Store existe nos dois. Concorda ou discorda? Nos diga pelo sistema de comentários logo abaixo. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • O Windows dominou o mundo graças a pirataria!!!
    É errado pensar que a pirataria ira trazer prejuízos !!!
    Nesse ponto Bill Gates foi melhor que Steve Jobs.
    Bill Gates fechava os olhos..

    • A Apple tem o sistema operacional melhor, é mais rica, tem mais admiradores espalhados pelo mundo todo. Dizer que a estratégia adotada por Bill Gates é melhor do que a da Apple, de fechar seu sistema, é no mínimo estranho. O mercado de Macs cresce cada vez mais. A Apple domina o mercado de smartphones e é a empresa mais valiosa do mercado, hoje.

      • Philip

        Eu queria um mac, mas preço é mt caro, 5 mil no minimo, e isso não posso pagar, por que nem emprego tem! vida de estudante é assim…

      • Pedro

        O Windows ainda é hegemônico no Desktop, talvez se a apple liberasse o OS X para instalação em computadores não-apple esse cenário mudasse um pouco.

        • Lucas

          Hackintosh

    • Que consequentemente também é dominado por potenciais vírus o tempo todo não é mesmo?

      • Rodid2

        Aparentemente vc entende pouco do assunto.

    • Rodid2

      Cara…vc viajou legal nessa…

  • Rodid2

    ios fechado não tem nada a ver com seguraça…tem a ver com dinheiro…imagine se eu te vendesse um carro que só pudesse colocar gasolina no meu posto…vc compraria? Pois é a apple faz isso e que manter. Bobos são os que não enxergam isso.