Press "Enter" to skip to content

Hacker Comex afirma que possui 2 ferramentas para jailbreak no iOS4.1

Em breve a Apple vai lançar o iOS4.1 para o iPhone e iPod touch, que visa resolver falhas no iPhone 3G bem como implementar novas funções para os seus gadgets.

E pelo jeito, para a felicidade dos usuários que são adeptos do jailbreak, o hacker Comex informou que possui 2 exploits (ferramentas) para fazer o processo de jailbreak no iOS 4.1 e 4.2.

O hacker Comex foi responsável pelas duas últimas ferramentas lançadas que fizeram muito sucesso, o Spirit jailbreak e o JailbreakMe.

De acordo com o hacker Comex, ele conseguiu produzir um novo userland jailbreak, para todos os gadgets, porém se esta tentativa falhar e não funcionar normalmente em todos os devices, ele pretende utilizar uma nova ferramenta que vai atuar diretamente na bootrom do dispositivo.

Para tentar entender melhor a diferença entre as duas ferramentas, segue abaixo uma breve explicação:

Userland jailbreak

No userland jailbreak, o processo utilizado para fazer o jailbreak no dispositivo é baseado em uma falha (exploit) encontrada no iOS. Apenas para citar os 2 processos mais recentes utilizados podemos citar o Spirit jailbreak e o JailbreakMe.

Mas estas falhas podem ser sanadas facilmente pela Apple com uma simples atualização de firmware, assim como ocorreu com o lançamento do firmware 4.0.2 que inutilizou o JailbreakMe.

Jailbreak via bootrom

O segundo método para fazer o processo de jailbreak é através de falhas encontradas na bootrom do dispositivo, e é uma falha no hardware, falha esta que a Apple pode corrigir somente se ela alterar os componentes internos de seus dispositivos.

Um exemplo que ocorreu foi com o iPhone 3GS em que existem o iBoot antigo, onde o processo de jailbreak era facilmente executado e o iPhone 3GS com a nova iBoot, que dificultou a vida de quem utilizava o jailbreak em seu aparelho.

Estas 2 falhas que foram encontradas na bootrom, foram descobertas por outro hacker, o p0sixninja e também por outro famoso hacker o Geohot, porém o desafio é tornar esta ferramenta untethered.

Mas o importante é que a maçã lançando o iOS4.1, o hacker Comex e o Dev-Team também vão liberar a ferramenta para fazer o processo de jailbreak e isto tranquiliza os usuários do jailbreak 🙂

Só que eu deixo a sugestão para aqueles usuários que estão utilizando o iOS4.0, não atualizem por enquanto, só atualizem quando a nova ferramenta para jailbreak for lançada 😉 .

Abraços

via