iPod School

Gráficos em games: iPad vs iPhone 4

Alex CazarotiAlex Cazaroti

O iPad e o iPhone 4 são excelentes plataformas para games. O iPad possui uma tela de 9,7 polegadas de alta resolução, enquanto o iPhone 4 possui possui a tela retina de 3,5 polegadas. Em qual iGadget os games ficam melhor graficamente falando?

 

Vamos analisar as telas primeiramente.

 

 


 

O iPad possui em sua tela 786.432 pixels, 22% a mais que o iPhone 4, que tem 614.400. Apesar da quantidade maior de pixels, o iPad possui uma tela muito maior que a do iPhone, que também possui muitos pixels, porém numa tela menor, o que garante uma maior nitidez, e conseqüentemente, gráficos mais bonitos e detalhados. Por isso, na verdade o iPad deveria ser graficamente melhor, mas por conta da tela grande que é vista de perto, é possível enxergar um pequeno defeito em qualquer game quando visto de muito perto, o efeito serrilhado (o mesmo ocorre em games para PC, PS3 e XB360).

 

TESTE

 

Agora compare as seguintes imagens de dois grandes games para iPhone e iPad: N.O.V.A e Infinity Blade:

 

iPad
iPhone 4
iPad
iPhone 4

 

Vejam só, quando vistas em tamanho reduzido, ambas possuem a mesma qualidade gráfica (com exceção do iPhone 4 que possui alguns efeitos de luz que o iPad não tem). Se vistas em tamanho original, a qualidade também é a mesma para ambas versões, apenas a versão para iPad sendo um pouco maior. Por isso não podemos afirmar que o iPhone 4 ou o iPad é melhor que outro, pois a qualidade gráfica é a mesma, o  que deve se levar em conta é que devido a tela reduzida, os gráficos do iPhone 4 parecem mais nítidos e detalhados pois há muitos pixels ocupando uma pequena tela, enquanto no iPad, há muitos pixels ocupando uma tela maior, logo não oferece o mesmo nível de detalhes, porém permite uma melhor visualização, principalmente aqueles games com cenários gigantescos, sem contar que os controles ficam melhores de usar. Portanto, é uma questão de escolha, ambos aparelhos oferecem grandes games com visuais incríveis e praticamente com a mesma performance.

Ex-autor do iPod School