iPod School

Gráficos comparam a fragmentação do Android com a do iOS

Clarissa BorgesClarissa Borges

Android x iOS

O Android sempre foi muito criticado pela sua fragmentação, o que tem sido um grande problema para o seu sistema operacional móvel, desde o seu lançamento. É importante lembrar que, com fragmentação, entende-se por uma grande variação de usuários que atualmente está usando diferentes versões do OS ao invés da versão mais atual.

Nos gráficos abaixo, podemos observar o número de usuários distribuídos entre todas as versões dos sistemas operacionais Android e iOS até novembro – com excessão da versão Kit Kat, que só é encontrada em 1,1% dos aparelhos –. O gráfico do iOS mostra que 96% dos aparelhos encontra-se rodando o iOS 6 (22%) ou o iOS 7 (74%).

156634

Enquanto a Apple oferece apenas três smartphones e quatro tablets no mercado atual, hoje em dia existem centenas de outros aparelhos do gênero rodando Android, tornando muito mais fácil para os desenvolvedores a criação e a atualização de aplicativos para o iOS.

  • italofigueire

    A diferença – gigantesca – não citada, é que enquanto um dispositivo Apple com sistema anterior é indefinidamente abandonado, um Android com sistema anterior continua atualizado graças ao Google Play Services, que é até mais importante que a própria versão. Assim, os dispositivos com 2.3 GingerBread conseguem obter a grande maioria dos aplicativos, enquanto um dispositivo com iOS5 ou 3 já perde muitos aplicativos.

    • Se considerarmos o fato de que a partir do iPhone 4 já se pode obter uma atualização mais recente do sistema, a apple não fica em desvantagem com seus aparelhos antigos, sendo que o mesmo foi lançado em 2010 e ainda possui um grande número de usuários. E com relação aos aparelhos anteriores, os apps são limitados mesmo por conta de seus hardwares ultrapassados.