iPod School

Google revela que Google Chrome OS será totalmente baseado na web [vídeo]

Mauricio BrowneMauricio Browne

A Google revelou que o Chrome OS será totalmente baseado na web, sem aplicações de desktop convencional.

Um ano antes de o Google Chrome OS estar pronto para usuários, a Google liberou o projeto como open source. O projeto inclui a base do código atual, as experiências de interface de usuário e alguns projetos iniciais para o curso de desenvolvimento em sua plataforma.

—–

Primeiro, é tudo com base na web. Todas as aplicações são aplicações web. Toda a experiência tem lugar dentro do navegador e não existem aplicações de desktop convencional. Isto significa que os usuários não tem de lidar com a instalação e programas de atualização.

Segundo, porque em todas as aplicações “ao vivo” dentro do navegador, existem benefícios significativos para a segurança. Ao contrário dos tradicionais sistemas operacionais, o Chrome OS não confia nos aplicativos que você executa. Cada aplicativo é contido dentro de uma segurança sandbox tornando mais difícil para o malware e os vírus infectarem seu computador. Além disso, ele quase não confia nele mesmo. Cada vez que você reiniciar seu computador o sistema operacional verifica a integridade de seu código. Se o seu sistema tenha sido comprometido, ele é projectado para fixar-se com apenas um reboot. Embora nenhum computador possa ser feito com uma segurança completa, mas nós vamos fazer a vida dos “bad guys” muito mais difícil. Se você está interessado na segurança do Google Chrome OS, leia o Chrome OS Security Overview ou assista ao vídeo.

Acima de tudo, somos obcecados por velocidade. Estamos levando para fora todos os processos desnecessários, e optimizando muitas operações para correr paralelamente. Isto significa que você pode ligar seu computador para navegar na web em poucos segundos. Nossa obsessão com velocidade vai todo o caminho até o metal. Estamos precisando de referência de componentes de hardware para criar uma melhor experiência para vocês, usuários do Google Chrome OS.

—–

Dê uma olhada nos vídeos abaixo para saber mais!

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=0QRO3gKj3qw 560X340]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=hJ57xzo287U 560X340]

Até mais.

  • Vejjeta

    Valeu pela informacao. Mais nao eh pkssivel ver o video no iphone.

    Esse promete os caras querem revolucionar, se bem que nao curto muito webapp. Mais no aguardo.

  • Interessante. Mas acho que aqui no Brasil, pelo menos em várias cidades este OS seria limitado.

    Pelo o que eu entendi este OS é leve e depende diretamente da internet para funcionar. Então entende-se que ele destina-se para o público "mobile", que acessa a internet pelo notebook, netbook e/ou celular. Acontece que por ser um webapp você vai precisar de conexão com a internet e convenhamos…. aqui no Brasil não é lá grandes coisas.

    Por ser móvel você tem duas opções razoáveis: wireless ou 3G. A wireless pode até atender bem, mas a 3G vai deixar a desejar.
    Se fizerem uma pesquisa no mercado você vai perceber que a maior velocidade (nominal) de acesso 3G é de 1mbps e que todos os planos "ilimitados" são limitados por limite de banda. Ou cobra-se mais depois da franquia (Oi 3G) ou diminui a velocidade de acesso para 128kbps (demais operadoras).

    Então, pra finalizar, ou este webapp deverá consumir muita pouca banda ou então teremos que aguardar uma arquitetura de acesso 3G mais robusta aqui no Brasil.
    Sem contar que esta tecnologia móvel (3G, principalmente) só está destinada a um determinado (pequeno) público que moram em cidades grandes, na maioria capitais.

    Vale lembrar que isto é apenas uma especulação e que torço para que dê certo. Afinal, boas idéias sempre engrandecem o mundo e ativam a criatividade coletiva!

    Abraço

  • Copia do Exposé no segundo vídeo:p

  • Lucas Moreira

    NUNCA ! Mais NUNCA, eu usaria.
    Se da problema na internet, não tenho PC?

    Ahhh … -.-

  • HenryF

    ("NUNCA ! Mais NUNCA, eu usaria.
    Se da problema na internet, não tenho PC?

    Ahhh … -.-")
    Concordo, se voce não tem internet nao tem nada :O, é claro, até dava para usar, mas não como OS primario…