iPod School

Google Play vs. App Store: Android visa melhorar qualidade de sua loja virtual

André BazagliaAndré Bazaglia

Os dois sistemas que dominam o universo dos smartphones e estão nos bolsos de quase todos nós, Android e iOS, são inegavelmente incríveis – deixando particularidades de lado. O usuário final é extremamente grato pelas inovações que a concorrência proporciona. De um lado a Google Play, de outro a grandiosa e idolatrada App Store. Na loja do sistema operacional da Apple, desenvolvedores pagam uma taxa de US$99 por ano e têm 70% da receita gerada pela venda dos seus apps. No Android, a coisa é bem parecida: desenvolvedores pagam uma taxa (só que única, não anual) de US$25 e também têm 70% da receita gerada pela venda dos seus apps.

Apesar da App Store ser a loja virtual de aplicativos com o maior quantidade de conteúdo disponível, a Apple nunca abre mão da qualidade em prol da variedade de apps. No entanto, a Google Play está ultrapassando o ritmo da Apple em passos bastantes largos. Não acredita em mim? Veja o gráfico.

app-store-vs-google

De acordo com o Wikipedia [1, 2], no final de janeiro, a Apple divulgou que eram “mais de 800 mil apps” publicados em sua loja virtual. Já a Google Play tinha 800 mil apps publicados em sua loja virtual no mês de fevereiro – as duas lojas estão coladas na quantidade de apps. Quem será a primeira a chegar ao número de 1 milhão?

Além de crescer na quantidade de apps disponíveis em sua loja virtual, o Android também cresce na qualidade. De acordo com o TechCrunch, em matéria do dia 8 de abril, foram quase 60 mil apps banidos da Google Play só no mês de fevereiro.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Darllan

    Para a Google Play chegar ao nível de QUALIDADE da App Store ainda falta muito!

  • VictorMarcel

    O grande problema é ainda há uma pequena porcentagem do Android 2.x sobre o Android 4.x. A coisa tá mudando, contudo o Android antigo ainda é dominante. E o android 2.x era feio e bugado. Aos poucos, o Android tá evoluindo, e a partir do 4.x consegue sim rivalizar com nosso iOS. Hoje em dia, qualquer celular de 800 mHZ, ou 1 GHz tá rodando a versão mais atual do A ndroid. A grande chance da Apple é o seu iOS 7, ou então, a partir do Jelly Bean, a coisa pode começar a ficar feia pro lado da maçã.

    • Exato. A grande chance da Apple de consolidar sua soberania é o iOS 7. Por isso todos estamos tão ansiosos… Aguardemos!

      • Philip

        Ê se a Apple não capricha no iOS 7…

      • kleuton

        eu num vejo esperança neses iOS o design nunca mudou até hoje! já abusei …

  • Tiago Hauck

    Não existe essa história de se consolidar como soberana ! Acredito que o Android tem enorme potencial, até maior que o do própria App store. Alguns fatores vem a mostrando esse favorecimento: Primeiro o fato que o Google play não adota postura de bloquear app . Segundo o aumento na venda de celulares rodando android, até mesmo na última versão do Jelly Bean. Terceiro por ser um sistema mais aperto para modificações e crianção de app. Então devemos ter a mente aberta. A 1 ano e meio a tras a diferença era muito gritante, atualmente isso não tão verdade. Caso, a apple não mude algumas posturas, a diferença entre podera ser mais favorável para o Android. ( Fui antigo usuário do Galaxy S2 e atualmente tenho um Iphone 5, logo quero mostrar que tenho afinidade pelo dois sistemas )

    • Philip

      Têm muitas falhas no seu argumento. Primeiro a Apple testa e aprova o app e se bloqueia é porq não passou no teste rigoroso de qualidade. No google play qualquer um bota o app que quiser com vírus ou não. Claro que os androids vão vender mais. qualquer umc ompra um Galaxy Y de 300 reais e sai falando que é MELHOR que iPhone kkk E a Apple não permiti customizações porq deixam o aparelho muito lento. É só colocar um Rom cheio de coisas que vai deixar o seu dual core do S2 virar uma tartaruga. Quer testar no iPhone? faz jailbreak e enche de coisa ai vc vai ver oq é lento.

      • Tiago Hauck

        Bom amigo, não quero entrar no mérito dos aparelhos em si, nem mesmo era esse o objetivo do artigo aqui publicado . Estou comentando sobre o desenvolvimento de apps. Veja por exemplo empresas conceituadas de crianção de Apps, como por exemplo a Gameloft, que tem diversos aplicativos hoje tanto no iOS como no Android. O que acontecia antigamente, não se criava muitos app para android pois não era rentavel, não havia procura no mercado, então o iOS era a prioridade. Mas empresas maiores perceberam que, com a expanção da venda de android, não se pode mais pensar que iOS é o único mercado rentável . Quando comprei o meu iPhone, pensei quanto tempo demoraria, caso isso aconteça, para isso se inverte-se. Todos sabemos que a samsung bateu recordes em venda com o S3, que o investimento em publicidade foi quase o dobro da Apple, logo estou falando de dispositivos de alto padrão, com clientes que possui renda para comprar Apps no Google Store. Quando vc é um desenvolvendo que visa , não apenas fazer um belo e bom aplicativo, mas sim o lucro o Android sistema em potencial. Não afirmo que o Google play é melhor hoje, pq isso é uma mentira, mas afirma que o ela não poderá vira o jogo do mercados de aplicativos é não ter visão de mercado.

  • Vamos lá amigos, usem a História para comentar…
    1- Qual é o sistema operacional mais vendido de todos os tempos? OS X? NÃO!!!! Windows meu amigo! Sabe porque? Por que ele é aberto para muitas coisas e o OS X é bem fechado.
    …. Sim, mas o que isso significa? Que o Windows é melhor que o OS X?
    Aí é que está a grande diferença… Qualidade não é quantidade, e não é para todos? Os preços dos produtos Apple não incluem apenas Hard e Soft, inclui muitas cabeças pensantes (Steve Jobs por exemplo) atrás para solucionar um sistema fechado (inclusive para vírus) e bloqueado mas que possui excelentes Aplicativos para ele.
    Na plataforma móvel é igual. Enquanto o android tem 38193812713230931238 de aparelhos diferentes com seus sistemas operacionais, a Apple não enche nem 2 mãos de devices. Isso da muito mais tranquilidade aos desenvolvedores e assim aplicativos muito, mais muito melhores.

    Eu possuo um iPhone 5 (e ja tive todos os outros) iPad e Mac, mas também possuo Galaxy s3 e ruindows. E digo com TODAS AS LETRINHAS. A Apple ainda da um Show. Verdade seja dita que a Google melhorou e muito seu sistema, e realmente a Apple tem que ligar o Alarme, mas ousar dizer que Google Play é ou será melhor do que a Apple Store, é desconhecer a história.

    A Apple não quer ser a melhor, ela é, e não por que quer, mas simplesmente o fez pelo brilhantismo e ideias INOVADORAS de um gênio que deixou um legado muito dificil de ser superado.

  • Bruno

    Quantidade não significa qualidade!
    Uso Mac desde que me conheço por gente, meu primeiro computador foi um iMac,(daqueles transparentes e coloridos rodando o Mac OS 8.5). Na época da internet discada, sempre sofri pois não encontrava aplicativos.

    Hoje no OS X é mais fácil, tudo tem para Mac também, porém, a quantidade de apps para Mac é muito inferior do que windows. Agora me pergunte se algum dia pensei em trocar? NUNCA!

    Se para Windows existem 200 aplicativos que executam uma tarefa, para Mac pode haver apenas 1, mas normalmente faz melhor e é visualmente agradável.

    Sempre adorei o OS e sempre pude ver a superioridade dele, mesmo quando criança onde as pessoas chegavam em casa e falavam: "nossa que PC lindo, mas cadê a CPU?" e eu dizia: a cpu é dentro do monitor e não é um PC é um MAC!

    Como o iPhone se tornou mais popular as pessoas se acostumaram com ele e deixaram de ver o que ele tem a mais. Iphone para mim é um Mac de mão, todos os apps dele funcionam e são bonitos, assim como no Mac.

    Pode haver o dia em que para 200 apps de Android haverá um app de iPhone, ainda assim, se apple não diminuir a qualidade que sempre mostrou, sempre usarei iPhone!

    PS- Parabéns ao site e escritor! Mesmo não comentando muito, sempre apreciei o trabalho de vcs!

  • Vinícius Porto

    "Para a Google Play chegar ao nível de QUALIDADE da App Store ainda falta muito!"
    Taí algo que viso discordar, às vezes.

    Tem algo que eu acho muito legal na Play Store: utilizar qualquer navegador pra acessar a loja, escolher o app, já ver a compatibilidade, clicar e baixar e ver o celular fazendo download automagicamente. No iOS eu preciso de um iTunes no computador, ou ter a paciência de procurar com a lentidão da App Store. É claro que essa última é mais organizada, aliás, até ganhou uma "nova versão" que engana bobo com o iOS 6.

    Mas calmem, não tenho Android e é só minha opinião, que ninguém liga.
    Guardem as pedras. 😛

  • Denão

    Até a semana passada tinha um iPhone 4s e vendi para comprar um Nexus 4, pois estava cansado da mesma interface "estática" do IOS, em termos de customização, o Android esta anos luz a frente do iPhone, é mais seguro? sim é, mas confesso que estava ENTEDIADO com meu iPhone sempre olhando para o mesmo papel de parede ESTÁTICO todos os dias…agora meu tédio acabou.

  • José Miguel

    DETESTO, essas pessoas que pensam: “Só porque um papel de parede tem bolinhas se mexendo quando você toca, é melhor que o iPhone” Nossa senhora…. Me dá uma raiva viu!!

    • Renato Olegario

      Algumas pessoas não sabem usar os recursos da Apple. Que voltem para o Symbiam, Windows Phone ou Android. Tenho certeza de que 2 ou 3 meses depois estará chorando, "que saudade do iOS" fiz esse teste com um amigo meu.
      1 Utilize por 2 meses um s2 ou s3 com Android.
      2 utilize por 2 meses um iPhone 4s com iOS (obviamente)
      3 me responda, qual foi melhor.
      4 resposta: Comprei um um iPhone 5.

      Sem mais.

  • alan

    Creio que ainda com a superioridade da Apple, no que diz respeito a segurança eu ainda prefiro o Android, não por achar que o meu S3 é melhor ou pior mas por ele me dar liberdade, passar ou pegar alguma mídia de um amigo, colocar música vídeo num cartão de memória sem dor de cabeça ao contrário do iTunes. Resumindo todos que conheço amigos ou não que tem um iphone é só para se mostrar, porque muita gente acha que ter um iphone é sinal de estatutos

  • Thiago

    o poster é muito bom parabens amigo, mais em termos de qualidade, segurança e satisfaçao a apple ganha sobrando, jamais irei sair do mundo apple, a pessoa que troca seu iPhone pq nao pode botar um plano de fundo de bolinha flutuando so pode ta de sacanagem mesmo, a fluidez do IOS nao se compara, nao adianta as empresas colocarem 2000000000 de ram e 3000000 GHZ de processamento com um android se vc colocar cada vez mais apps e cada vez mais os apps atualizarem e ficarem mais pesados o sistema começa a engasga pq o android puxa muito da memoria RAM