Press "Enter" to skip to content

Google Chrome: muitas novidades, porém peca na velocidade (atualizado)

O Google está dando provas de que não quer perder a fatia de mercado que já conquistou no iOS, prova disto vai ser a opção do Google Maps oferecido na versão Web App e também com o lançamento do navegador Google Chrome para os iDevices da Firma de Cupertino.

Ele foi disponibilizado ontem na App Store com muito estardalhaço por parte da mídia especializada. Mas ao contrário da versão para Desktop, a versão mobile peca na usabilidade e perde no quesito velocidade para o navegador nativo Safari, pelo menos no iPhone 4S.

Ele não é tão intuitivo como parece, a novidade que o Google implementou de poder mudar de página só passando os dedos para os lados na tela exigem um toque com um pouco mais de força que o normal, nada que uma atualização talvez não resolva, talvez. E tem horas que ele trava também.

Mas este navegador traz alguns pontos positivos: a possibilidade de sincronizar favoritos com a versão Desktop isto se você utiliza o Google Chrome no seu computador.

O outro ponto positivo é o sistema de busca por voz no Google em Português, eu testei no meu iPhone 4S e ele funciona perfeitamente, resposta imediata.

O ponto negativo é a velocidade pelo menos na versão testada no iPhone 4S o navegador do Google perde para o Safari. No vídeo abaixo você vai assistir a um comparativo feito com o Google Chrome no iPhone 4S e o Safari no iPhone 4. Neste caso o Safari perdeu, confira:

Confira agora o inverso, o Safari no iPhone 4S e o Google Chrome no iPhone 4:

Para explicar esta lentidão do navegador do Google, é que ao contrário do Safari ele não utiliza o motor JavaScript Nitro, item este que o Safari utiliza em sua plena totalidade e segundo a Apple por questões de segurança.

E olha que tem horas que até eu acho o Safari lento, agora imagine utilizar um navegador lançado recentemente e mais lento que o Safari, voltei para o navegador da Apple na hora.

Agora cabe a você decidir: prefere as novidades que o Google Chrome implementou ou a velocidade de acesso do Safari.

O aplicativo Google Chrome é gratuito e está disponível na App Store, é compatível com o iOS 4.3 ou superior e também é universal ou seja, funciona em iPhone, iPod touch ou iPad.  Para baixar clique aqui.

Atualização: tentando amenizar um pouco o post tendencioso, vou postar um vídeo que demonstra 10 funcionalidades do Google Chrome, espero que gostem 😉 .

O vídeo acima foi dica do leitor Ricardo Hochman.

Via: iDownloadBlog