Press "Enter" to skip to content

GeekTool: widgets no desktop do seu Mac

Com todos esses rumores em volta do iOS 5 e de uma possível aplicação de widgets (ferramentas integradas à tela inicial) no novo sistema móvel da Apple, que tal colocar um pouquinho de charme no seu Mac enquanto o iOS não trás os tão esperados Widgets?

Com o GeekTool podemos adicionar simples widgets, em sua grande maioria apenas simples códigos, mas o que não tira a beleza e elegância que seu desktop assume com esta simples ferramenta.


A primeira coisa que precisamos para aplicar os widgets no desktop do seu Mac é baixar o programa GeekTool e instala-lo.

  • Baixe o GeekTool aqui!

Com isso, teremos a adição do GeekTool nas “Preferências do Sistema”, que, normalmente, fica na sessão “Outros”

Agora vem a parte mais complicada. Como o GeekTool usa linguagem simples de programação para adicionar os widgets, os mesmos tem que ser baixados em formato .glet e editados para melhor se encaixar nas suas preferências, mas não é nada que vá lhe impedir de conseguir usar o GeekTool.

Como eu disse, precisamos baixar os widgets, para isso basta acessar o site onde temos uma vasta gama deles. Só escolher e baixar.

  • Web Site com vários widgets aqui!

Vamos baixar, por exemplo, um relógio para nosso desktop. Baixado o arquivo [link] vá até ele e execute-o, abrirá uma janela de permissão com o código do widget que baixamos, pressione “yes”. Assim ele rodará e já aparecerá em seu desktop, da maneira como o desenvolvedor o disponibilizou. Agora já podemos personalizar, mover e redimensionar nosso widget, indo em “Preferências do Sistema” e abrindo as preferências do GeekTool.

Agora os widgets podem ser movidos, excluídos e redimensionados, basta pressionar os botões ou arrastar a caixa que o envolve. Para uma maior personalização, temos a barra de propriedades, onde podemos modificar vários aspectos do widget baixado.

Vamos por partes;

  • Command: esse é o comando executado, podemos modifica-lo para mostrar apenas as horas e os minutos, ficando assim: date +”%l:%M”
  • Refresh Every: esse é o tempo de atualização do widget, como o nosso é um relógio, recomendo que deixe em 1 segundo.
  • Style: aqui modificamos a fonte, cor de fundo e alinhamento do widget, onde para o nosso modelo colocaremos a fonte Helvetica Neue Ultra Leve, com tamanho de 160 pt.

Isso é o básico, porém não menos que o necessário para configurar nosso widget, que ficou assim: Agora basta usar sua criatividade para deixar seu desktop bem criativo e bonito também, e para ajudar vocês, aqui vão algumas ideias minhas, do William Lacerda, do Rodrigo Carvalho e outro:

Arquivos do meu desktop [link]

William Lacerda

 

Rodrigo Carvalho

Exemplo Tron [link]

 

Gostou? Então faça o seu desktop personalizado e nos mande uma imagem dela!