iPod School

Flappy Bird: do sucesso à polêmica

Natalie PradaNatalie Prada

O game mais comentado dos últimos dias é alvo de muitas especulações. Em um piscar de olhos, um simples joguinho pixelado fez a cabeça dos usuários de smartphones e um grande sucesso em diversas plataformas. Não muito mais tarde, o desenvolvedor do aplicativo comenta em seu twitter que estaria retirando o game da App Store e do Google Play, que o próprio havia arruinado sua vida. Flappy Bird, qual é a fórmula do sucesso e qual o motivo da polêmica?

Life-Lessons-From-Flappy-Bird-Pictures

Após a remoção o jogo só ficou mais famoso. Brincadeiras como anúncios de smartphones que possuem o jogo em preços exorbitantes surgiram na internet, todos que estavam ligados nas notícias começaram a especular a causa que levou o criador Dong Nguyen a remover o aplicativo que mais rendera lucro em pouco tempo. Um dos rumores foi que a Nintendo havia processado o desenvolvedor pela semelhança dos itens de Flappy Bird com os do famoso Mario Bros, mas Dong negou.

Acabando com as especulações e expectativa dos curiosos, Dong Nguyen em entrevista com a Forbes e com o jornal The Wall Street, comenta os motivos que o levou a tomar essa atitude tão “aleatória”:

Dong confirmou a história que havia contado anteriormente. O app criado para pequenos momentos de distração, criou jogadores compulsivos e viciados, deixando a situação fora de controle. Por conta desse “tumulto” todo, ele resolveu que seria melhor retirar o jogo das plataformas e acabar de vez com o problema que gerou.

Estima-se que Flappy Bird gera uma renda de US$ 50.000 por dia, o verbo usado no presente pode ser explicado, pois quem ainda possui o jogo instalado – cerca de milhões de usuários – pode ver os anúncios presentes no jogo. Os números citados não foram confirmados por Dong, mas garantiu que é muito dinheiro. ($$$)

De um simples desconhecido ao sucesso repentino: Dong comenta que após a entrevista com a Forbes, tinha uma reunião marcada com o primeiro-ministro do Vietnã, deixando mais claro a proporção do problema que o jogo pode ter causado à vida do vietnamita. Ele ainda conta que após o sucesso explosivo de Flappy Bird, seu sono havia ido por água abaixo, e que após ter removido o jogo aproveitou para tirar o atraso.

Apesar dos pesares, o criador da bomba relógio que foi o Flappy Bird confirma que continuará desenvolvendo jogos. Títulos como:  Super Ball Juggling e Shuriken Block ainda estão disponíveis para download.

Quem ficou de fora do grande sucesso Flappy Bird, pode optar por similares disponíveis na App Store, como o Ironpants.

 

 

Paulista, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, pseudoeditorachefe, gerente de marketing e publicidade do site, tenta contribuir pra essa bagaça toda funcionar. Está na equipe desde 2012. No instagram e face: natalieprada