iPod School

Find my iPhone ajuda a encontrar corpos de acidente de avião no Chile!

Guilherme WilliamGuilherme William

O serviço Find my iPhone foi utilizado para encontrar o local onde um avião havia caído. Um dos familiares da vítima utilizou o serviço. Muito embora não seja uma notícia boa, pelo menos ajudou a achar os corpos.

O avião caiu no mar mas mesmo assim conseguiram achá-lo.

A Apple não conseguiu “salvar o dia”, mas diminui o sofrimento de pelo menos 21 famílias que poderam enterrar os corpos de seus familiares.

Veja a notícia na integra pelo G1.

[learn_more caption=”Leia toda a reportagem aqui…”]

07/09/2011 14h12 – Atualizado em 07/09/2011 14h12

GPS de iPhone ajuda a encontrar corpos de acidente de avião no Chile

Familiar encontrou localização de aparelho por meio de serviço da Apple.
Acidente em ilha chilena deixou 21 mortos.

Um navio da Marinha faz buscas pelas vítimas de acidente aéreo no Chile (Foto: Luis Hidalgo/AP)

A operação de busca após o acidente aéreo no qual 21 pessoas morreram na sexta-feira perto da ilha chilena de Robinson Crusoé localizou mais corpos, enquanto um familiar das vítimas disse ter recebido o sinal de GPS de um celular após o acidente, informaram autoridades chilenas na terça-feira (6).

O almirante das Forças Armadas, Francisco García Huidobro, explicou que um dos familiares das vítimas revelou às autoridades ter recebido por poucos minutos o sinal GPS de um telefone celular após o acidente, e que sua localização foi detectada antes de o sinal desaparecer.

De acordo com o site noticioso chileno Emol.com, o familiar, ao saber do acidente, acessou a função “Localize meu iPhone”, que ajuda usuários do telefone da Apple a encontrar aparelhos perdidos. Há serviços semelhantes disponíveis para celulares com sistema operacional Android.

“Acreditamos que ao cair no mar (o celular) funcionou por alguns instantes e logo desapareceu definitivamente”, afirmou García Huidobro. “A localização do celular foi encontrada (no mar) pelas equipes de resgate. Vão enviar um grupo de forças especiais ao local para tentar procurar esse aparelho (celular)”, completou o chefe das Forças Armadas chilenas.

García Huidobro não divulgou a identidade do dono do celular nem do familiar que entregou a informação.

Restos mortais

“Encontramos restos mortais em uma região de até 7 km”, disse em coletiva de imprensa o ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, da ilha de Robinson Crusoé, onde ocorreu o acidente.

No sábado passado, as equipes de busca, a cargo da Força Aérea e das Forças Armadas chilenas, encontraram quatro corpos – identificados em Santiago -, enquanto no domingo foram encontrados restos mortais que serão reconhecidos mediante testes de DNA dos familiares dos 17 corpos ainda não encontrados.

Os restos mortais encontrados durante as tarefas de resgate, realizadas há quatro dias, sustentam a hipótese do governo de que “a aeronave caiu no mar e se desintegrou”, afirmou o ministro Allamand.

Entre os ocupantes do avião estava o apresentador de TV Felipe Camiroaga, famoso na televisão local, que viajava com quatro membros da estatal TVN para fazer uma reportagem sobre a ilha. O corpo do apresentador ainda não foi encontrado.

[/learn_more]

A notícia é triste, mas serve para nós usuário de iPhone saber o quanto é importante esse serviço que ela disponibiliza gratuitamente agora com o iCloud.