iPod School

Explorando o iOS 7: AirDrop é uma ótima opção de compartilhamento de dados

André BazagliaAndré Bazaglia
airdrop-ios-7

Imagem: apple.com

O iOS 7, lançado ontem, trouxe, por traz de sua interface completamente nova, recursos interessantíssimos que iremos explorar no blog ao longo desta semana. Iniciemos com o AirDrop.

O recurso traz a praticidade do compartilhamento de arquivos entre sistemas da Apple, já pré-existente em Macs, para o universo móvel. O vídeo elaborado pelo iClarified nos passa, de maneira completa, a ideia de como isso funciona.

O detalhe curioso – mas previsível – é que ele precisa de bluetooth e de Wi-Fi ligados ao mesmo tempo para funcionar. Obviamente, você não é forçado a ter as duas redes sempre ativas no seu sistema. Quando você ativa o AirDrop, o próprio iOS ativa o bluetooth e o Wi-Fi automaticamente para você.

O compartilhamento funciona da maneira prática que você deve imaginar, e é a cara da Apple. O AirDrop combina praticidade, eficiência e simplicidade à uma interface agradável. O envio é múltiplo em dois aspectos: vários arquivos podem ser transferidos simultaneamente para outro aparelho que roda o iOS 7 e arquivos podem ser transferidos, também simultaneamente, para vários aparelhos que rodam o iOS 7.

Para usar o AirDrop, ative-o com a nova Central de Controle. Escolha entre estar visível para todos os aparelhos que tiverem o AirDrop habilitado ou apenas para contatos reconhecidos. Ícones de compartilhamento espalhados pelo sistema permitem o compartilhamento de fotos, vídeos, links e localização.

Problemas do AirDrop:

Apesar de ser visualmente lindo e tão fácil de usar, o AirDrop tem problemas que podem, em diversas ocasiões, reduzir sua real utilidade no dia-a-dia.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Marcelo Pawlowski

    Fiquei muito puto do AirDrop não funcionar no 4S ! Que bosta !

  • Wesley Reis

    Ridículo , tem que fundagem em todos

  • Thiago Sabaia

    Sacanagem não funcionar no iPad 2

  • Claudia Guilherme

    Com isso eles sempre nos forçam a comprar o q haver atual.

    • Claudia Guilherme

      o q há.

  • Daniel

    Que ridiculo não funcionar airdrop com iphone 5s e macbook air 2011 Lion. Nem transferir arquivos via bluetooth esta sendo possivel.

    • Ademir Cerqueira

      Animal leia a matéria direito antes de falar besteira! "A partir do iPhone 5" quer dizer o iPhone 5 e todos os outros depois dele!

      • Rodrigo

        Não, o Daniel não é um animal. Animal é você, que não entendeu o que ele falou.
        O Daniel se refere à impossibilidade de transferir arquivos, via AirDrop, entre o MacBook Air (que também possui a função AirDrop no OS X) e o iPhone 5S. Este também é o meu caso, pois uso muito os dois aparelhos.
        Para resolver essa limitação, acabei comprando o aplicativo Instashare. Porém, é realmente difícil de aceitar que a Apple não permita a troca de arquivos entre Mac e iPhone 5 ou 5S via AirDrop.

  • Roberto Neder

    O AirDrop não funcionar no Ipad3 ! muito chato !

  • Ana Carla Bacellar Azevedo

    Não ser compatível com o Air Drop do MAC é previsível? Acho inconcebível.

  • Sr Prada

    Olá eu tenho uma duvida eu tenho o Macbook Air 2012 que possui AirDrop, não consigo compartilhar meus arquivos com meu iphone 5s e mini ipad. Agora quando compartilho entre o Iphone 5s e mini ipad sim consigo compartilhar. Qual é o problema. Sera q não posso compartilhar entre Mac e Iphone 5s ou mini Ipad?. Obrigado pela ajuda

  • é so de iphone para iphone?