Press "Enter" to skip to content

Explorando o iOS 7: AirDrop é uma ótima opção de compartilhamento de dados

airdrop-ios-7
Imagem: apple.com

O iOS 7, lançado ontem, trouxe, por traz de sua interface completamente nova, recursos interessantíssimos que iremos explorar no blog ao longo desta semana. Iniciemos com o AirDrop.

O recurso traz a praticidade do compartilhamento de arquivos entre sistemas da Apple, já pré-existente em Macs, para o universo móvel. O vídeo elaborado pelo iClarified nos passa, de maneira completa, a ideia de como isso funciona.

O detalhe curioso – mas previsível – é que ele precisa de bluetooth e de Wi-Fi ligados ao mesmo tempo para funcionar. Obviamente, você não é forçado a ter as duas redes sempre ativas no seu sistema. Quando você ativa o AirDrop, o próprio iOS ativa o bluetooth e o Wi-Fi automaticamente para você.

O compartilhamento funciona da maneira prática que você deve imaginar, e é a cara da Apple. O AirDrop combina praticidade, eficiência e simplicidade à uma interface agradável. O envio é múltiplo em dois aspectos: vários arquivos podem ser transferidos simultaneamente para outro aparelho que roda o iOS 7 e arquivos podem ser transferidos, também simultaneamente, para vários aparelhos que rodam o iOS 7.

Para usar o AirDrop, ative-o com a nova Central de Controle. Escolha entre estar visível para todos os aparelhos que tiverem o AirDrop habilitado ou apenas para contatos reconhecidos. Ícones de compartilhamento espalhados pelo sistema permitem o compartilhamento de fotos, vídeos, links e localização.

Problemas do AirDrop:

Apesar de ser visualmente lindo e tão fácil de usar, o AirDrop tem problemas que podem, em diversas ocasiões, reduzir sua real utilidade no dia-a-dia.

  • Não é compatível com o AirDrop do Mac OS X – o que é bastante estranho, mas previsível;
  • Sua compatibilidade é muito restrita. Ele só funciona a partir do iPhone 5; iPod touch 5g; iPad 4g e iPad mini.