iPod School

Entenda a polêmica do problema da antena no iPhone 4

André BazagliaAndré Bazaglia

Depois de lançado, e depois que começaram a ser vendidos os iPhones da nova geração da Apple, denominado iPhone 4, começaram a surgir os primeiros reviews, e com eles, foram identificados os primeiros problemas.

O principal problema identificado é aquele em relação à antena do aparelho, que será comentado por aqui, da maneira mais detalhada possível.

We’re not perfect. Phones aren’t perfect”. Esta foi a frase utilizada por Steve Jobs no início de sua keynote, ocorrida no dia 16 de julho, que teve como foco este problema da antena.

A Apple estudou muito sobre o problema, estudou suas causas, para chegar nas possíveis soluções. Começando a análise, este problema da antena do aparelho não é exclusivo no iPhone 4.

Se o problema não é exclusivo no iPhone 4, ele sempre existiu?

Exato, o problema é antigo, e sempre existiu. Nos celulares da BlackBerry, da HTC, e da Samsung, rodando sistemas operacionais diferentes: RIM, Android e Windows Mobile, o problema também existe, e Steve Jobs usou estes modelos como exemplo em sua apresentação.

A Apple então provou para todos que qualquer celular tem este problema, infelizmente, e tornou a frase usada no início da apresentação verdadeira: Phones aren’t perfect (celulares não são perfeitos).

Confira mais detalhes na página publicada pela Apple clicando aqui.

Mas qual a intensidade deste problema?

Existe um serviço da Apple, denominado AppleCare, em que usuários ligam para um número e recebem suporte técnico da Apple, reportando qualquer tipo de problema com qualquer produto ou software da empresa. A Apple cria estatísticas com dados das pessoas que ligam com dúvidas e reclamações, visando sempre melhorar. Apenas 0.55% dos usuários do iPhone 4 ligaram para o AppleCare reclamando sobre problemas de recepção de sinal telefônico.

O número baixo significa que o problema não é tão exagerado, em alguns locais de sinal fraco, ligações podem cair se você segurar o aparelho perto da área da antena. Em locais mais comuns e com sinais fraco, no máximo, você perderá barras de sinal, nada importante, e nada que interfira na sua comunicação.

O número de chamadas perdidas do iPhone 3GS para o iPhone 4 aumentou em menos de 1%, o que mais uma vez prova que o problema não é daqueles graves, do tipo que faz você desistir de comprar o smartphone. O que realmente amplia o problema são as críticas feitas por diversos blogs, como o Gizmodo, que criou uma certa rivalidade com a Apple, depois de publicar fotos do iPhone 4 antes de seu lançamento.

Qualquer smartphone tem problemas quando é segurado no local de sua antena; as reclamações na AppleCare são de 0.55%; a taxa de rejeição do iPhone 4 é de 1/3 (um terço) quando comparada ao iPhone anterior, o iPhone 3GS; O número de chamadas perdidas é menos de 1% maior do que o modelo anterior. 3GS, do iPhone. Juntando todos os itens, a Apple consegue provar ao usuário como o problema é pequeno.

O que a Apple fará sobre o assunto?

O que a Apple fará, e o que ela já fez, a parte mais importante desta matéria, sem dúvidas.

1- Atualização no iOS:

Para começar, a primeira atitude da Apple foi lançar uma atualização para o iOS, que chegou em sua versão 4.0.1. Com esta atualização, um problema que fazia com que o iPhone indicasse barras de sinais não correspondentes às reais foi resolvido, pois a Apple utiliza um novo método para calcular as barras de sinal da operadora no iOS 4.0.1.

Vale lembrar que, para atualizar o software de seu iPhone, basta abrir o iTunes e procurar por atualizações.

2- Bumpers gratuitos:

Muitos consumidores reportaram que os bumpers, cases (capas) fabricadas e vendidas pela própria Apple exclusivas para o iPhone 4, resolve os problemas de perda de sinal no aparelho.

A medida tomada pela Apple foi anunciar Bumpers gratuitos para qualquer comprador do iPhone 4 até setembro deste ano. Na página de Bumpers na Apple Store americana, você já pode ver que os preços dos Bumpers são de valor nulo. Até o dia 30 de setembro, a Apple dará Bumpers gratuitos para qualquer comprador do iPhone 4.

Certamente, a promoção não será válida para nós, brasileiros, pois a nova geração dos iPhones chegarão ao Brasil depois do mês do setembro, fora da promoção.

3- Ainda não está feliz?

Bumpers gratuitos e atualizações no sistema, a Apple realmente se esforçou para deixar consumidores felizes. Se você ainda não está feliz, terá a possibilidade de devolver seu iPhone 4, sem danos ou com qualquer tipo de problema causado por você, em até 30 dias após sua compra.

Devolvendo seu iPhone, terá seu dinheiro de volta, e a Apple cumprirá sua missão: deixará todos usuários felizes.

Impressões pessoais:

Não poderíamos encerrar o artigo de maneira melhor do que relatando experiências pessoais. Acredito que todos sabem que as redes da AT&T não são das melhores.

Nosso redator Marco Fortal, que já comprou um iPhone 4, contribuiu para esta matéria fornecendo para mim algumas impressões pessoais sobre o problema em seu aparelho.

Segundo ele, até agora seu iPhone 4, quando o assunto é recepção de sinal, está idêntico ao seu iPhone antigo, o iPhone 3GS. O problema até agora não prejudicou ele, e quando o local da antena é segurado, caem apenas duas (2) barras de sinal em 6 segundos, mas nada que interfira a qualidade de suas ligações.

As barras caídas, no caso de sua operadora, SoftBank, do Japão, são no máximo duas, num intervalo de tempo de até 10 segundos.

Conclusão:

O iPhone 4 é o melhor smartphone do mundo, e não é por causa do Gizmodo, que aumentou todo o problema e criou a sensação de que ele é maior, que deixarei de comprar o meu iPhone 4. Minha opinião, okay? 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Parabéns pelo excelente post!

    Ficou muito bom, e esclareceu vários pontos, e como eu escrevi anteriormente, se estes problemas de sinais fossem realmente tão problemáticos como propagado por outros meios de comunicação, que sequer possuem o iPhone 4 para testá-lo de verdade, eu iria escrever com certeza e afirmar: o iPhone 4 tem problema de sinal, mas
    não posso concordar com a malhação que o iPhone 4 está sofrendo, por meio de blogs e sites que não são especializados neste assunto.
    Não se trata de dizer que somos donos da verdade, mas estou sendo realista e reafirmo: até agora nenhuma ligação telefônica caiu no meu iPhone 4, portanto, amigo leitor, se você tem esta dúvida se compra ou não por causa destes boatos, pode comprar sem medo, pois você vai ser muito feliz, como eu estou agora 🙂

    Abraços e para você também André Bazaglia 😉

    • Obrigado, iMark.

      Abraços.

      • Guilherme

        Ei, o iPod School foi vendido a esse tal olhar digital foi??? Se sim porque e se foi bom ou ruim.

        • Não foi vendido, fechamos uma parceria apenas. De maneira algumas aceitaremos um pedido de compra. 🙂

          • Guilherme

            Que legal!!!

  • Alceu

    MUITO BOM O POST, PARABÉNS ! MAS UMA PERGUNTA
    O IPHONE 4 QUE É VENDIDO NAS APPLE STORE S DA FRANÇA DESBLOQUEADOS CUSTAM QUANTO? MINHA TIA VAI PRA LÁ EM AGOSTO E JÁ QUERIA QUE ELA TROUXESSE PRA MIM, MAS PRECISO SABER O VALOR EM REAIS SE POSSÍVEL OU EURO..
    DESDE JÁ, AGRADEÇO A ATENÇÃO

    • Guilherme

      Alceu, é o mesmo preço. Eu estou indo lá esse mês e comprarei o meu justamente por isso. Nos EUA o preço do desbloqueado é mais caro e não é vendido na Apple Store. De nada

    • Guilherme

      Na França fica por 630 euros ~= 1400 reais. +- a mesma do que comprando nos EUA que o desblock fica +- por 800 dólares

  • O iPhone 4 que é vendido desbloqueado na França custa 629 Euros para o modelo com 16GB e 739 Euros para o modelo com 32GB.

    Abraços

    • Guilherme

      Eu vou comprar

      • Você não vai se arrepender 😉

        Abraços

        • Guilherme

          Consertising!!!

  • jegue-boy

    muito bom

  • Willian

    Belo post, bem explicado.
    Ainda acredito que o problema seja da AT&T!

  • Guilherme

    Será nessa atualização do iOS4 a Apple corrigiu as brechas que permitiam jailbreak, ou não, e o programa para o 4 vai servir para o 4.0.1?

    • A Apple pode até corrijir, mas os hackers sempre dão um jeito, e me parece que o próximo jailbreak vai servir
      para todos os firmwares 🙂

      Abraços

      • Guilherme

        Muito obrigado iMark!:D

  • Guilherme

    Exelente post. Mas eu realmente já sabia de tudo, tinha visto o keynote inteiro e lí toda a página que a Apple colocou no ar. E também costumo ler o Giz, e assistir vídeos sobre o esclacido como pequeno problema e nada vai me impedir de ter o meu. E se ele fizer birra quando eu o segurar de certo jeito… Ah, ele é meu garoto!^_^

  • Thiago Azevedo

    Belo post, mas mesmo assim, continuo com meu Dext (Android).. iPhone4 Fail!
    iPhone4 só compra quem gosta de ser manipulado.. hahahahaha
    obs.: compram tb as pessoas que gostam de tirar onda (acham q realmente estão tirando onda)!

    • Guilherme

      Manipulado por quem? iPhone 4 fail por que? O tão comentado "problema" também existe nesse seu celularzinho. Fora isso o iPhone 4 é perfeito. Que comentário sem cabimento, e no lugar errado.

      • Thiago Azevedo

        me desculpe, mas seguro meu celular como quiser e não perde nenhuma barrinha! (posso provar) Porra.. só vcs q não enxergam (adoradores da maça de video).. vc acha a Apple vai assumir o erro! Tu acha q vão fazer milhoes de recall's.. hahaha ela tá tentando amenizar.. ela nunca quer sair perdendo..

    • Guilherme

      Quem compra Android é quem sempre estará em segundo lugar. com iPhone em 1º. ha

      • Você viu o Google Nexus One foi descontinuado, por que será? :p

        Abraços

        • Marcelo Nascimento

          Essa eu sei responder. A Google não sabia se os outros fabricantes embarcariam no Android então, eles tinham que vender de alguma forma. Como todo mundo hoje tem pelo menos um aparelho com Android, não faz sentido eles investirem no que não é o negócio deles. A google não vende hardware, a Apple vive da venda de hardware. Por isso o Nexus One foi descontinuado, apesar de ser o melhor hardware disponível (e o mais caro tb…).

      • Thiago Azevedo

        Android não tem o mesmo tempo que o MAC OSX, mas se tivesse, com certeza tava na frente faz tempo.. mas pode ficar sossegado, isso é questão de tempo.. =]

        • Guilherme

          Nem fazer comparações você sabe fazer, amigo, o mac os x não foi feito para smartphones, o iOS sim. que por sinal é o melhor de todos!

  • Dext? Nunca ouvi falar 😛

    Abraços

    • Thiago Azevedo

      Então vc não gosta de celular, vc deve ser do tipo burro q vai com os outros! huahuahuau
      tipo assim: "ih comprou esse celular, po, legal, vou comprar tb.."
      tsc tsc tsc Apple Fail!

  • Não merece nem resposta, seu lugar é outro :p

    Abraços

  • Thiago Azevedo

    Outra coisa.. atualização no iOS4 para iOS 4.01, hahaha não acredito que voces cairam nessa também né? A forma de calcular sempre fo ia mesma, duvido que alteraram.. ele só disse que era diferente para enganar os trouxas e lançar uma atualização que deixa sempre +1 nas barrinhas de sinal.. hahahahaha patético!

    • Não é assim, Thiago. O iMark já comprou um iPhone 4 e mais do que qualquer um de nós pode falar sobre isto. Sobre o método de calculação, sim, ele muda na atualização.

  • Muito bom o post. Mesmo. Esclarece as dúvidas de todos que estao com medo de comprar.
    Bem, no meu caso vai ser difícil comprar um, pois ja vou pegar um MacBook em novembro, dai talvez só sobre grana pra um novo iTouch, que eu vou comprar se vier com câmera.
    Mas afinal, parabens André. Ótimo post.

  • jegue-boy

    Eu tenho iphone 4 rede softbank
    Fiz o teste
    Se segurar o iphone normalmente nao acontece nada.
    Se segurar com forca um pouco exagerada precionando nas laterais ai realmente cai 2 barras.
    De qualque forma sempre uso capas protetoras
    E se estiver sem capa nao precisa fazer tanta forca para segurar o precioso
    Podem comprar sem susto
    Valew
    Isso nao pede ninguem de comprar o

  • O post esta bom , porem acho que em algumas partes ele esta errado :

    Dinheiro de volta depois de 30 dias ? isso eh obrigatorio , pelo menos no Canada sim .
    _____________________________________________________________________________________________

    Consumidores felizes ? Claro que nao , um usuariocomprou um telefone com grandes expectativas , ja que os modelos anteriores ja eram otimos (apenas depois da criacao da App Store) e percebe um grava problema(caso aconteca) em seu telefone , alem de perder tempo ele se decepcionou .
    _____________________________________________________________________________________________

    Melhor smartphone do mundo ?Acho que essa eh a sua opnião e deveria colocar no post , embora muitos leitores acham isso (inclusive eu) , e ainda por cimadiz isso sem ao menos ter testado o aparelho …
    _____________________________________________________________________________________________

    Conteudo original do iPod School ,exclusivo , ate parece o blog do iPhone , que esta indo de mal a pior , e partes dzendo para o leitor continuar lendo ,isso ficou muito ridiculo …

    _____________________________________________________________________________________________

    Tirando isso , o post nao possui mais erros (constatados por mim) e acho que esclareceu duvidas de muitos leitores , estou louco para o meu iPhone 4 chegar da belgica 😉

    • We're not perfect. Websites aren't perfect. 🙂

      1- Dinheiro de volta, sim, no Canadá pode ser, mas Steve falou isto no evento, não é erro nosso.

      2- Consumidores felizes? Claro que sim, Steve repetiu isto várias vezes no evento.

      3- Não preciso testá-lo para formar minha opinião.

      4- Incentivei o pessoal a continuar lendo, nada demais.

      5- Possui erros, sim, se quiser, comente-os aqui, por favor.

      6- Procure informar-se melhor antes de apontar nossos erros, veja o vídeo da keynote, percebo que você está bem perdido, amigo.

      • Guilherme

        adooro

      • Primeira coisas ,voce esta falando sobre os problemas da antena e nao da keynote , claro que deveria falar sobre a keynote …

        1-Errar eh humano … voces erraram , em apenas basear no que Steve Jobs disse

        2-Segundo Steve Jobs eles ficarao felizes , ja eu acho que nao , como disse

        3-Sim , claro mas precisa colocar no post que eh sua opniao

        4-Ok , so disse que ficou estranho

        5-Claro , nada eh perfeito

        6-Li sobre a keynote , e acompanho o problema , pois estou pensando em trocar meu 3G por um iPhone 4 😉

  • Estou com meu iphone 4 ja faz mais de 1 semana e realmente, nao percebi esta perda de sinal ainda, em materia de sinal esta igual ao do 3gs.

  • Thiago Azevedo

    Não sou à favor da Microsoft, só sou contra a Apple.. hehehehehe

  • Thiago Azevedo

    Já que vocês adoram a Apple, engolem essa matéria ae: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_n

  • Pingback: Pornografia invade iTunes Store russa. Entenda o que provavelmente aconteceu | iPod School - iPhone, iPod touch e iPad()