iPod School

Para ex-CEO da Apple, comando de Tim Cook é brilhante; ele não “tenta ser Steve Jobs”

André BazagliaAndré Bazaglia

Com a frase “Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou quer uma chance de mudar o mundo?”, Steve Jobs convenceu John Sculley, um homem que ele achava que era muito talentoso para fazer parte da equipe de executivos da Apple, a abandonar seu cargo de presidente da Pepsi e trabalhar em uma das empresas mais revolucionárias do mundo. Deu certo, mas Jobs não podia imaginar que o homem que ele contratava, naquele momento, seria a peça-chave responsável por causar a sua demissão, posteriormente.

steve_jobs_sculley

Sculley esteve na Apple por dez anos (1983–1993). Em 1985, Steve estava fora, e a maçã mordida, liderada na maior parte deste período por John Sculley, passou por obscuros momentos… Até que a Apple, indo de mal à pior, comprou a NeXT, a empresa que Jobs fundou depois de ser demitido da Apple. Foi uma das maiores revoluções internas que ocorreu dentro da empresa: Steve Jobs voltou, e trouxe com ele, juntamente de outras pessoas, Scott Forstall. Jobs levou a empresa, em pouco tempo, do irrefragável fracasso ao sucesso.

Hoje, John Sculley, mesmo fora da Apple, opina sobre o comando de Tim Cook. Sua opinião, além de interessante, é super válida, e dirigida aos que acham que a Apple não inova mais.

Acredito que Cook está fazendo um trabalho formidável. Ele não tenta ser Steve Jobs; apenas uma única pessoa poderia ser Steve Jobs, e ela era o próprio Steve. Steve poderia dar grandes saltos criativos. O que o Tim está fazendo é dar continuidade à filosofia da Apple de manter o compromisso e a qualidade de seus produtos, e com um grande estilo. Acho que as pessoas estão tornando da Apple um alvo de maledicência, quando ela continua se mostrando uma ótima empresa que faz ótimos produtos.

apples-tim-cook-keynote

E você, o que acha? Qual é a real situação da Apple? O comandado de Tim Cook é promissor ou Steve continua sendo inigualável?

[via ZDNet]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • rodrigosalfer

    A Apple inova sim, mas ela tambem peca em não escutar o cliente, A muito tempo se pede um iPhone com tela maior e segundo boatos somente ano que vem com a chegada do iphone 6 é que veremos uma tela maior. Esse foi só um exemplo.

    • Luciano

      Bom eu nao sou um desses nao , se eu quisesse um trombolho compraria os galaxy que parecem tv de plasma , acho tamanho de 4 polegadas perfeito !

  • +1

  • JanjaBoy

    Steve foi e acabou.
    Se era insubstituível? Digo que o cemitério está cheio de insubstituíveis.

  • Ricardo Ribeiro

    Cook só está dando continualidade aos projetos assinados pelo Steve, que até onde sei, ele deixou projetos prontos para os proximos 5 anos após a sua morte, então seria muito cedo para julgar o verdadeiro potencial de cook, a não ser a reformulação do ios que foi uma necessidade de mercado. Faltam 3 anos ainda para sentirmos oque realmente a apple será sem as idéis do Steve.

    • Luciano

      Ate onde vc sabe ? Por acaso trabalha na Apple ? Ou em alguma empresa q tem ligacao com ela ? Faça me o favor né nao fale besteira!

      • Ricardo Ribeiro

        Besteira para quem não lé revistas ou está antenado com as notícias. Nem sei porque pessoas que não sabem argumentar suas opiniões em um blog perdem seu tempo para escrever futilidades. Procure ler sobre o que ex funcionários da apple dizem em artigos antes de julgar as pessoas.

      • Ricardo Ribeiro

        Nem sei se devo responder a uma pessoa que nem sabe escrever quanto mais ler, mas vamos lá.

  • w3lito

    só que ótimo nao é o mesmo que FANTÁSTICO…'' 😉
    e na minha opinião é isso que se espera de uma empresa como a Apple!

  • w3lito

    Há e só pra constar, Steve Jobs continuara sendo Inigualável!

    • Ricardo Ribeiro

      Tenho certeza disso. Mas os cardumes não conseguem visualizar isso.