iPod School

Evento da Apple

João GabrielJoão Gabriel

Bem gente o evento da Apple para o lançamento do firmware 3.0 começa as 02h00min horário de Brasília e à medida que forem lançando as novidades este post será atualizado! Aguardem as novidades!

Atualizações:

Inicio:

Scott Forstall apresenta as atualizações do firmware 3.0, trata-se de uma grande atualização cheias de novos recursos para desenvolvedores e consumidores esta nova versão virá com 1.000 (!) novas APIs. Entre as novidades apresentadas agora estão a conectividade. A nova conectividade faz com que você jogue em multiplayer por Bluetooth(?).

Acessórios:
Com o iPhone 3.0 SDK será possível que os desenvolvedores façam que seus apps funcionem com os seus acessórios outro exemplo é o transmissor FM, os desenvolvedores podem fazer um app que controle o acessório, encontrando a melhor freqüência no momento.

Maps:
O Maps também foi atualizado no iPhone OS 3.0, possibilitando a incorporação de mapas (com controle total) dentro dos aplicativos. O Core Location poderá ser usado como base para aplicativos de direção curva-a-curva, incluindo comunicação via GPS, Wi-Fi e torres de celulares. Será preciso, porém, um base de dados própria, porém o Google já licencia a API do Maps.

Notificações push:
Finalmente, o tão esperado push chega ao iPhone, através de notificações em plano de fundo. Processamento em background, como já foi dito, é ruim para o consumidor, pois drena a bateria do aparelho. Testes realizados pela Apple mostraram que um simples cliente AIM rodando em plano de fundo reduziu em 80% a autonomia da bateria! Com um sistema de notificação push criado por terceiros, a vida da bateria só caiu 20% no plano de fundo.

Novidades para os consumidores:
Finalmente Scott começa a falar para nós consumidores e primeira novidade que ele está demonstrando é copiar/recortar e colar no iPhone 3.0.Este recurso irá funcionar de um app para o outro você pode também copiar e colar conteúdo da web. O telefone usa o mesmo engine do Safari no zoom, para selecionar a área de cópia. E caso você tenha errado o lugar de colar use o recurso de voltar (control+Z) apenas sacudindo o aparelho.

Agora landscape. Apple tinha colocado suporte ao modo horizontal (landscape) no Safari desde o lançamento, podendo digitar num teclado maior. Agora é possível usar este modo em todos os aplicativos da Apple, incluindo o Mail.

Agora “Messages”. Que foi melhorado nesta versão e agora é possível dar um foward e apagar mensagens individuais ou múltiplas E a grande novidade é que estamos adicionando suporte a MMS. Você pode enviar e receber fotos, contatos (VCard), áudio ou sua localização.

Agora Busca. Não apenas você pode buscar dentro dos seus contatos, como era no iPhone 2.0. Agora é possível buscar em todos os aplicativos principais. Tem também a busca no iPod busca por artista, álbum.E agora na home screen, será possivel buscar em todos esses aplicativos usando o Spotlight como no Mac OS. A busca será realizada na tela inicial e para você usar você desliza o dedo para a esquerda na sua tela principal.

E mais: sincronização do Notes, tags de áudio/vídeo, streaming ao vivo, o recurso “shake to shuffle”, auto-login em redes Wi-Fi, Bluetooth estéreo , LDAP, criação de contas na iTunes direto no iPhone, será possível dar notas a vídeos no YouTube, funcionalidade Anti-Philshing, registro de chamadas, controles parentais, Media Scrubber, perfis OTA, VPN on demand, novos idiomas, assinaturas e contas no YouTube e perfis criptografados.

Bem a atualização está prevista para o meio do ano. E para os iPhones será de graça e para os iPod Touch custara $9.95. E para os iPhones de primeira geração não poderão fazer uso de MMS ou de AD2P.

João Gabriel Bandeira é o membro que está a mais tempo no iPod School, desde o dia 15 de outubro de 2008 ele está presente no blog, dos 5 fundadores o único que restou foi ele. Além disso, foi o idealizador e edita os podcasts do blog, o iPSCast. Possuí como gadgets um MacBook White 2008, um iPod Touch 1G, um iPod Touch 3G, um iPad 1, um iPod Shuffle e um Apple Remote.