Press "Enter" to skip to content

evad3rs se justifica sobre algumas polêmicas em carta aberta à comunidade

Traduzimos a carta aberta lançada pelo grupo do evad3rs, que se justificou sobre algumas polêmicas que envolviam o novo evasi0n7, como a inclusão da loja que permitia a instalação de aplicativos crackeados para usuários chineses o lançamento precoce, antes mesmo da adaptação do Cydia e do MobileSubstrate para o iOS 7.

Querida comunidade do jailbreak,

Estamos imensamente preocupados com os rumores e especulações sobre nosso jailbreak para o iOS 7. Nós gostaríamos de apresentar à vocês toda a história.

A maior parte da nossa preocupação envolve a inclusão da App Store chinesa Tai. No decurso do desenvolvimento do jailbreak para o iOS 7, fomos abordados pela empresa com uma oferta de parceria, se ao lançarmos o jailbreak incluíssemos o Taig (apenas na China). O Taig é uma App Store escrita em chinês. Adaptamos e, nós acreditamos, que a ferramenta se encaixava bem com as necessidades do mercado chinês. Usuários não estão presos ao Taig. O Cydia também pode ser instalado e o Taig removido depois. Seria profundamente hipócrita remover a escolha do usuário durante o jailbreak.

O Taig nunca pediu para divulgarmos nossas descobertas relacionadas à falhas no iOS (exploits) para eles, muito menos vendê-las. Nós fomos simplesmente solicitados para incuir seu aplicativo terceirizado da App Store na China de uma maneira similar a que nós lançamos o Cydia como uma alternativa à App Store no mundo inteiro, e de maneira similar a qual jailbreaks anteriores como o blackra1n incluíam lojas diferentes do Cydia.

É claro, a segurança dos nossos usuários é de preocupação primordial, e devido à quantidade de exame minucioso por profissionais de segurança de todo o mundo, nós oferecemos um dos programas com menos risco entre os disponíveis para download na internet. Estamos tristes pelas acusações que nós nunca faríamos tal coisa, ou venderíamos exploits promissores. Se alguém alguma vez tentar incluir um malware em algum jailbreak, estamos confiantes que muitos experts em segurança que tem participação no desenvolvimento do jailbreak encontrariam isso.

Prevenção à pirataria é extremamente importante para nós. Pedimos, profundamente, desculpas, e estamos envergonhados sobre como a pirataria foi vista hoje. Todos nós falamos veementemente contra a pirataria no passado. Nós não acreditamos que é correto os desenvolvedores não serem pagos por seus trabalhos. No nosso acordo com o Taig, nós pedimos para eles não incluírem nada relacionado à pirataria em sua loja. Esta era uma pré-condição extremamente importante para trabalharmos com eles. Ao fecharmos um acordo com eles, nós esperávamos que nossa cooperação com o Taig melhoraria a situação da pirataria da China. Muitas lojas virtuais “App Store” na china, incluindo aquelas que funcionam sob o comando de grandes empresas, tem muitos problemas com software pirateado. Promovendo uma App Store que não teria pirataria com o nosso jailbreak, nós acreditávamos que isso iria ajudar os desenvolvedores.

Nós estamos muito chateados que, apesar do nosso acordo e da revisão pelo time deles, pirataria ainda foi encontrada na loja. Não era aceitável e eles fizeram um trabalho pesado para resolver o problema de uma boa maneira, e removeram todas as instâncias do que nós lhes chamamos atenção. Estamos felizes que isso não passou despercebido pela comunidade. Estivemos tão ocupados dando atenção ao código que nós não vimos isso. Pedimos desculpas. Nós vamos continuar a monitorar este problema e trabalhar para resolvê-lo completamentamente. Se isso não puder ser resolvido, o Taig será excluído do jailbreak.

Muitos de vocês também se questionaram porque o jailbreak foi lançado sem o Cydia e o MobileSubstrate serem atualizados para o iOS 7. Depois que nós recebemos a oferta do Taig, avisamos o Saurik, nosso amigo, que aceitaríamos a oferta. Saurik, que esteve conversando com empresas chinesas sobre possíveis fortes parceiros, fez uma contraoferta. Infelizmente, as negociações não continuaram. Depois de alguns dias, nós recebemos a informação que o Saurik estava trabalhando com outro grupo para lançar o jailbreak primeiro que nós. Então, decidimos lançar, sabendo que o Cydia, o MobileSubstrate, e mais tweaks seriam atualizados alguns dias depois, como sempre aconteceu no percurso do jailbreak.

Sim, tivemos benefícios financeiros do nosso trabalho, assim como muitos outros da comunidade do jailbreak têm, incluindo desenvolvedores de tweaks, donos de repositórios, etc. Qualquer jailbreak feito por nós sempre será gratuito para os usuários, mas acreditamos que nós temos o direito de sermos compensados de uma maneira ética, assim como qualquer outro desenvolvedor. No entanto, os interesses da comunidade sempre serão a coisa mais importante para nós. Quando lançamos o jailbreak, nós direcionamos todas as doações para fundações que atendiam os interesses da comunidade. Nós estamos profundamente tristes que nós inadvertidamente desatendemos, os interesses da comunidade e estamos focados em corrigir isso.

Nós amamos a comunidade do jailbreak e vocês nos motivam a seguir com esse trabalho. Ter uma escolha e libertar seu aparelho é importante.

Nós esperamos que vocês entendam e nós lhes agradecemos por todo o suporte.

evad3rs.