iPod School

Estatísticas: números recentes ilustram sucesso da Apple

André BazagliaAndré Bazaglia

itunes-11-macbook

Em uma galáxia nem tão distante, uma mesma empresa domina setores do mercado que revolucionou: músicas, smartphones e tablets. De acordo com o MacRumors, temos três estatísticas interessantes super atualizadas.

1) Apple e Samsung têm, juntas, 103% de lucros do mercado de celulares em 2012.

Nokia? HTC? LG? Sony Ericsson? RIM? São todos nomes pequenos quando comparados às gigantes Apple e Samsung. Dados liberados pela Canaccord Genuity [fonte]. A Apple têm 69% do mercado, e a Samsung 34. Mas… espera aí, como um valor maior que 100% é possível? O Electronistra explica: perdas por parte da BlackBerry, Motorola e Nokia [as três juntas] contribuem quase integralmente para a concretização desde número.

2) Apple domina 20% do mercado de PC/tablets no quarto trimestre de 2012.

O Canalys [fonte] lançou uma matéria com subtítulo bem interessante: “Um em cada seis PC’s vendidos no quarto trimestre de 2012 é um iPad”. É interessante ressaltar que, para Tim Cook, CEO da Apple, o mercado de tablets será, um dia, maior que o mercado de PC’s. É algo que eu particularmente discordo quando estamos falando de um sistema operacional fechado.

3) iTunes Store: 25 bilhões de músicas vendidas.

Uau! 25 bilhões de músicas vendidas representam um número fora do alcance de qualquer outra loja virtual de venda de músicas. A fonte da notícia é a própria Apple [link], que em página do seu site, explica que a 25ª bilionésima música baixada foi “Monkey Drums”, pelo alemão Phillip Lüpke. Como agradecimento extra-oficial da própria Apple, o sortudo ganhará um iTunes Gift card no valor de €10,000 – é dinheiro para curtir a iTunes Store inteira pelo resto da vida. 😛

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.