Press "Enter" to skip to content

Esclarecimentos sobre o jailbreak para o firmware 3.1 e do iPhone 3GS

A questão do jailbreak para o iPhone 3GS, aparenta ser mais complicado do que se poderia imaginar. Vamos então tentar explicar da forma mais simples e clara possível. Especificando de antemão de tudo o que se segue, refere-se apenas ao iPhone 3GS , portanto os usuários de iPhone 3G e EDGE podem ficar tranquilos em relação ao jailbreak.

Vamos começar esclarecendo que as atualizações de segurança e restaurar o firmware no iPhone 3GS já foram testados pela Apple. Especificamente, antes de iniciar uma recuperação, um downgrade ou uma atualização, há uma troca de informações entre o iTunes e o servidor da maçã e eles verificam o certificado de verificação presente no iPhone. Se durante esta  verificação, o certificado não responder claramente para o servidor de aplicação, o firmware está instalado corretamente no iPhone, caso contrário, ocorrendo qualquer erro, o iTunes retornará com uma mensagem de erro.

No dia 9 de setembro, com o lançamento do novo firmware 3.1, a Apple decidiu assinar apenas o certificado para essa nova versão do OS, abandonando completamente o antigo. O que acabou resultando de forma negativa para os usuários de jailbreak os seguintes pontos:

* Repor o firmware 3.0.1 em iPhone,  já que no 3GS vem instalado  o 3.0.1;

* Passando do 3.0 para o 3.01;

* Retornar do 3.1, através do 3.0.1.

Isto quer dizer que em todos os casos que implicava o firmware antigo 3.0, não será bem sucedido, então a única solução é instalar o original, mas ai tem o agravante, pois o firmware 3.1 bloqueia qualquer possibilidade de jailbreak.

Ciente deste problema, o hacker Saurik, criador do Cydia, garantiu que em breve irá fornecer um guia detalhado para fazer o downgrade do firmware 3.1 para 3.0, mas que esta ferramenta só se aplica aos usuários que decidiram utilizar o Cydia para salvar o seu ECID.

Isto significa que os usuários que já atualizaram para 3.1, poderão reverter o processo, e não irão perder a capacidade de fazer jailbreak. Os usuários que já tem algum conhecimento, já salvaram o seu ECID através do Cydia e também decidiram atualizar para o firmware 3.0.1, podem usufruir do jailbreak. As únicas pessoas que, ao mesmo tempo, permanecerá bloqueadas para 3.1 original e não poderão executar o jailbreak são aquelas que tenham instalado o 3.1, sem salvar o ECID da versão 3.0.

Mas eu penso que esta situação pode não ser definitiva, porque o iPhone Dev-Team pode surpreender, lançando uma ferramenta de jailbreak para a versão 3.1, por enquanto a única informação que podemos dar, são estas que acabamos de mencionar. Lembramos também que é inútil salvar o certificado anexo ECID agora, já que se trata do firmware 3.1 e nao o anterior.

Aconselhamos vocês a não mexerem muito com o firmware e o iTunes, já que ao menor erro, poderá forçá-lo a atualizar o seu iPhone 3GS para a versão 3.1.  O conselho que fica novamente, é aguardar o lançamento de novas ferramentas pelo Dev-Team e seus tutoriais para executar o jailbreak.

Finalizando, quem quiser preservar seu jailbreak, por ora NÃO atualizem em hipótese alguma, porque vocês podem ter certeza, caros amigos leitores, assim que surgir qualquer novidade relacionado ao jailbreak, publicaremos para vocês.

Abraços

Via