Press "Enter" to skip to content

Erro de segurança desbloqueia iPad 2 com senha por uma Smart Cover

Esse é o primeiro erro de segurança encontrado (ou pelo menos postado aqui no iPod School) no iOS 5, e especialmente para o iPad 2. A Apple tão conhecida pela sua segurança deixou escapar essa vulnerabilidade.

Veja nesse vídeo como ocorre o problema: (Vídeo em inglês feito pelo Engadget)

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OifxLxzkgQ0]

Caso você não queria ver o vídeo e saber qual foi o problema e como corrigir, veja a descrição abaixo:

Quando você bloqueia seu iPad 2 por via de senha, ele deixa de ligar automaticamente (ir direto para a tela home) e vai para o processo de digitação da senha quando você desbloqueia ou tira o smart cover. Mas exatamente essa smart cover que proporcionou o erro.

Alguém por acaso encontrou esse problema. Para você desbloquear o iPad 2 sem digitar a senha é só apertar por alguns segundos no botão desligar do iPad até aparecer aquele aviso superior em vermelho para desligar. Quando essa tela aparecer não faça nada, feche a smart cover e abra novamente, e depois aperte em cancelar e pronto, você terá acesso a sua home sem digitar a senha.

Mas nem tudo são notícias ruins, se você é o dono de um iPad com essa vulnerabilidade (iPad 2) é só você ir em Ajustes > Gerais e desabilitar a opção desbloquear via capa do iPad.

Agora ficou mais fácil você desbloquear um iPad, é só você andar um uma smart cover por ai e roubar um iPad 2 de alguém e usar esse procedimento para desbloquear caso precise da senha que você não saiba.

É claro que em breve a Apple criará uma atualização (5.0.1) para acabar com esse problema, e mesmo sendo um grande fanboy da Apple, foi um grande erro e o responsável lá em Cupertino será penalizado com uma boa punição (“pedala robinho”) pelo novo CEO da maça, Tim Cook.

Fiquem avisados….

Nota do editor (Bruno Gall): Como muitos comentaram, não houve problema algum, tendo em vista que, ao desbloquear, nenhum app abriu. O problema grave é quando você deixa um app aberto. Faça o teste com o Safari aberto, por exemplo, e você vai navegar tranquilamente e ver tudo que o usuário fez no Safari e que estava fazendo, e não é só com o navegador do iOS, como também, qualquer aplicativo faz isso.

Para adicionar informações, alguns desenvolvedores alegam que o problema já foi notificado à Apple, ou seja, em breve teremos o iOS 5.0.1, e que, talvez, deva ser somente para iPad 2, que é o único aparelho até agora que algum problema grave e notável, como este.