iPod School

O iPad Simulator, disponível apenas para desenvolvedores, é testado

Mauricio BrowneMauricio Browne
Hoje, a equipe do iSpazio esteve testando o simulador iPad, a ferramenta incorporada na nova versão do SDK e abaixo lhe mostrarei as imagens e características dele.

A primeira coisa que a maça avisou aos desenvolvedores de iPhone, foi que o iPad executaria todos os apps em normal mode ou landscape mode. Então, se você é um desenvolvedor, seu aplicativo terá que ter um modo de paisagem (landscape mode) e vice-versa. Isto também inclui os aplicativos nativos, feitos pela Apple. Acima você pode conferir a LockScreen do aparelho.


Dêem uma olhada no novo dock. Sim, ele é idêntico ao dock do Snow Leopard, refletindo os aplicativos.  Agora, olhe o Spotlight.

Nesta versão beta do simulador, só estão disponíveis dois aplicativos nativos, o Contatos e o Ajustes. Vamos ao aplicativo Contatos.

Os gráficos são realmente maravilhosos e desejáveis à qualquer um, não? No lado esquerdo você pode ver sua lista de contatos, e no lado direito você ve as informações do mesmo. Podemos adicionar uma imagem a cada contato pela biblioteca ou diretamente de uma câmera externa que se conecta ao iPad (nada confirmado).

Quando você chega nas configurações do aparelho, você vai perceber que a tela é dividida em duas sessões. Temos um pequeno menu lateral na esquerda, o qual é idêntico ao do iPhone/iPodTouch, e várias opções ao lado direito.

O iPad Simulator foi criado para você simplesmente testar seus aplicativos. O simulador primeiro mostra o tamanho real, e em seguida o app simplesmente dobra de tamanho, se encaixando bem melhor na tela.

Abaixo segue um vídeo mostrando o iPad simulator em funcionamento.

Como você pode ver, o tão grande teclado Qwerty, é muito conveniente. E agora é mais fácil ainda de digitar, porque você tem muito mais espaço.

Eles examinaram o firmware do aparelho e não encontraram nenhum arquivo que se relacione ao multi-tasking. No entanto, eles encontraram a capacidade de conectar monitores externos ao gadget, para ver aplicativos em uma tela maior.

O iPad também poderá ser usado como um USB, para armazenar arquivos e dados nele, o que é chamado de Portable Storage. A função de compartilhamento de arquivos que cria pastas para serem compartilhadas com seu Mac/PC de modo em que você possa acessar, carregar e baixar arquivos. Provavelmente, este será o novo firmware 3.2 que chegará em cerca de 2 meses para o iPhone/iPodTouch.

P.S.: Também gostaria de lembra-los  que eu, ImauricioI, e o iAndré estamos preparados para baixar o novo SDK (3.2) para fazer testes para vocês, nossos caros leitores! O SDK infelizmente é restrito a alguns desenvolvedores, e só funciona no Mac OS X.

Abraços.