iPod School

Entrevista com o desenvolvedor Francisco de Souza

Lucas MoreiraLucas Moreira

Dois dias atrás, publicamos aqui no blog, um review de um aplicativo, o Phrasal Verbs. Este, desenvolvido por um brasileiro, foi o primeiro de muito vários que pode estar vindo (nós esperamos por isso, é claro).

imagem utilizada no review

O desenvolvedor, muito educado e gentil, topou fazer uma entrevista conosco e ela você confere neste post!

Bom, iremos utilizar a legenda: iPS representa a pergunta feita por nossa equipe e R: representa a resposta do Francisco.

iPS: Francisco, se apresente um pouco para os leitores do blog…
R: Me chamo Francisco Souza, tenho 31 anos, 14 anos de profissão na área de informática, formado em processamento de dados e sistemas da informação. Casado e pontepretano desde de pequeno. 🙂

iPS: Você era programador antes de começar a programar para iPhone? Se sim, quais linguagens você dominava?
R:
Sim, sempre trabalhei como desenvolvedor. Passando pelo Delphi e, atualmente em Java.

iPS: Quando você acreditou que, desenvolver para iPhone o traria lucros?
R:
Antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento para iPhone, gastei muito tempo pesquisando e olhando os resultados das aplicações que estão na App Store. Acho que a política adotada pela apple é condizente com o mercado, onde aplicações de boa qualidade técnica são oferecidas por preços aceitáveis e o retorno de 70% para o desenvolvedor é justo. Então resolvi me aventurar neste mercado… Mas sem a idéia de ficar rico: não é esse o objetivo.

iPS: O que você tem a dizer em relação ao contato com a Apple, para conseguir virar um desenvolvedor e poder publicar seus aplicativos?
R:
Acho um pouco salgado o valor de $99,00 pelo direito de ser um desenvolvedor visto que é necessário ter um Mac e um iPhone/iPod ou iPad, o que não é tão barato, principalmente pelos preços praticados no Brasil. Quando tive problema para publicar meu aplicativo, mandei um email para Apple e marquei uma call (serviço de ligação) com um suporte técnico da Apple que me mostrou onde eu estava errando, e resolveu meu problema, tudo isso através de uma video conferência. Bom… Pensando por esse lado, o suporte da Apple foi eficaz e resolveu meu problema.

iPS: Alguma limitação da Apple, já fez você pensar em abandonar a programação a plataforma da Apple?
R:
Ainda não passei por uma dificuldade técnica ou alguma coisa que a Apple tenha feito que me fez pensar em largar tudo. Mas tem coisas que só aprendemos no final. Para receber o suado dinheirinho da sua aplicação, a Apple deposita em uma conta que o desenvolvedor coloca no contrato… mas nem tudo é uma maravilha! Dependendo da instituição financeira escolhida, é cobrada uma taxa que pode variar de R$90,00 até R$ 120,00… Para retirar esse dinheiro! Ou seja? O lucro que já não é tão grande… Vai ficando pelos pedágios da vida.

iPS: As mudanças no iOS para desenvolvedores (como novas APIs) vão fazer realmente diferenças para os usuários finais?
R:
Sim, as novas funcionalidades proporcionarão aplicações com mais recursos e quem ganha com isso, são os usuários.

iPS: O iPad: problema ou solução (em questão de desenvolvimento)?
R:
Tecnicamente não vejo problemas para o desenvolvimento para iPad, já fiz alguns testes e não enxerguei ainda nenhuma complicação para este desenvolvimento.

iPS: Sobre você, pensa em lançar algum aplicativo com versão especial ao iPad?
R:
Sim, penso em lançar alguma coisa para iPad, um dispositivo que vende milhares de unidades, todos os desenvolvedores crescem os olhos em cima disso. Muitas aplicativos de sucesso no iPhone ainda não foram portadas para iPad, e acho que os primeiros a fazer isso serão bem sucedidos nas vendas.

iPS: Qual sua recomendação para quem quer começar a programar para o iOS?
R:
O ciclo de vida de desenvolvimento para iPhones e iPads, é relativamente curto e rápido o que faz com que diariamente tenha uma enxurrada de novas aplicativos diariamente, por isso ter um bom conhecimento técnico na linguagem XCode não basta para se destacar ou fazer algum aplicativo que realmente agregue valor ao comprador. É preciso pensar, sim! Em Design, UI (User Interface), Sons, Usabilidade, etc… E principalmente como vender o seu peixe, como fazer que as pessoas saibam que seu aplicativo existe e está lá pra ser comprada! Dica: redes sociais fazem milagres!

iPS: Bom, conte para gente: algum aplicativo que está em planejamento ou até mesmo já sendo desenvolvido? Terá adaptação ao iPad?
R:
Hoje estou desenvolvendo um aplicativo voltado ao público feminino, trata-se de um catálogo de perfumes, que junto com um quizz ajudará a pessoa a escolher o perfume ideal. A idéia é que seja inicialmente para iPhone, porque ela será para o publico feminino do Brasil, e como não temos o iPads oficialmente sendo vendidos no Brasil… Mas quando tivermos os iPad sendo vendidos por aqui… Então a app será lançada também para iPads.

Muito obrigado Francisco por fazer esta entrevista com a nossa equipe, e como ritual, assim que lançar esse novo aplicativo que está por vir, você já sabe que ele terá um lugar aqui em nosso blog! Sucessos.

E vocês leitores, mandem perguntas para serem feitas em uma possivel nova entrevista com o desenvolvedor do aplicativo Cracklytics, Eduardo Escoz. Envie as perguntas na nossa página de contato.

  • Opa! Parabéns Francisco de Souza, e obrigado pela entrevista concedida 🙂

    E parabéns também Lucas Moreira, muito bom este seu post 🙂

    Abraços e até mais…

  • Desculpe-me, mas o que você fez mesmo? Sério, não me recordo.

    • Lucas, pede meu msn para o Gustavo Romito , que conversamos.

      Valeu Abs

  • edbertin

    Opa muito bom o app, pena estar sem crédito na minha conta do iTunes. Seria de grande valia para meu trabalho ainda mais se tratando de instituição financeira mundial.

    Parabéns pela sinceridade das perguntas, e creio que todos devem estar fazendo a mesma pergunta agora :

    Chico não rola mais uns promocodes rssss….??? Não pude participar da promoção anterior. rsss

    Abs

    Pessoal estou colando o link do app na loja americana. http://itunes.apple.com/us/app/phrasalverbs/id365….