Press "Enter" to skip to content

Entenda porque não há downgrade do iOS 6.1.3 para qualquer subversão do iOS 6

Downgrades são de desejo geral entre os jailbreakers – e me incluo nessa. A Apple sempre luta, a cada update do iOS, para fechar brechas de segurança explorada pelos programas que realizam jailbreak em seus aparelhos. Não é nada pessoal contra os hackers, mas a maçã mordida, além de ser uma empresa exorbitantemente fechada, preza pela segurança de seu sistema operacional. Portanto, tampar brechas de segurança no iOS é essencial para a manutenção deste ecossistema.

shsh

Adeptos da prática do jailbreak que atualizassem o iOS acidentalmente sempre puderam, na maioria das vezes, voltar para a versão antiga e realizar o downgrade, já que o Cydia salvava (até hoje) o SHSH automaticamente. Tendo o SHSH, voltar para uma versão antiga seguindo nosso tutorial era possível. Era tudo tão magicamente simples, mas não mais. Todos os SHSH’s salvos automaticamente pelo Cydia entre as versões do iOS 6.0 e 6.1.2 foram perdidos. Se você atualizar para a versão 6.1.3, que não tem jailbreak, não há como voltar para o iOS 6.1.2, que tem jailbreak pelo programa evasi0n.

O que aconteceu?

O problema não está no algoritmo de MuscleNerd, e sim na implementação de Saurik, criador do Cydia. Ele explicou o que aconteceu em sua página oficial, por meio de um texto quase tão grande quanto a Bíblia [link]. De lá, tiramos, essencialmente, que nenhum dado foi perdido ou corrompido; a implementação errônea que causou a confusão toda.

Nem todos são afetados – as excessões.

Se você leu nossa matéria: “Não perca seu jailbreak – salve o SHSH” e a levou a sério, certamente você salvou seu SHSH pelo processo manual indicado por nós, certo? Tendo isso, não há preocupação: você é um dos poucos que ainda podem realizar uma restauração para uma versão antiga do iOS 6 (qualquer 6.X.X) que não é mais assinada pela Apple. Sempre que necessário, realize um downgrade seguindo nosso tutorial [link].