Press "Enter" to skip to content

Emulador C64 é retirado da AppStore

A Apple retirou o Commodore 64 Emulator da lista de aplicativos da App Store, pois foram colocadas instruções online ensinando com ativar o “BASIC” (uma função escondida do aplicativo). Isso caracteriza uma clara violação aos termos de licença do SDK (kit de desenvolvimento oficial), que proíbe emuladores que permitem rodar código arbitrário no iPhone OS.

Os programadores foram obrigados a remover o interpretador BASIC antes de enviar o aplicativo para a Apple. No entanto, incluíram a capacidade de ativá-lo remotamente com a esperança de que a Apple mudaria de idéia…

“Infelizmente, a Apple nesta noite retirou o App C64 da App Store. Nós tínhamos concordado que iríamos remover o BASIC do aplicativo, mas como acreditávamos que seria possível convencer a Apple mais tarde, o deixamos no Commodore 64 Emulator para ser ativado remotamente.

Devido à extrema publicidade que o aplicativo recebeu no fim de semana, e o fato de que vários usuários encontraram uma maneira de ativar o BASIC no aplicativo, a Apple decidiu removê-lo da AppStore até nós resolvermos o problema.

Isso é muito frustrante, porque não tínhamos a intenção de enganar a Apple ao liberar o BASIC. Nós enviamos uma nova versão para a empresa de Cupertino, e esperamos que eles apreciem nossos esforços e liberem novamente o C64 na AppStore.”

via