iPod School

Economize seu tempo e sua conexão unificando seus e-mails no iOS

André BazagliaAndré Bazaglia

Muitas pessoas têm vários e-mails diferentes. Se você tem apenas uma ou duas contas de e-mails sincronizando com seu iPhone, iPod ou iPad, isso não é um problema, mas a partir do momento que você tem muitas contas sincronizando, como eu, que tinha mais de sete, isto já se torna um problema. Mas por que ter muitas caixas de entrada de e-mails configuradas no iPhone é algo ruim?

O processo de sincronização de e-mails funciona da seguinte maneira: o seu gadget faz o download da lista de seus e-mails a cada intervalo de tempo definido por você (manualmente ou automaticamente). Quando você tem apenas um e-mail configurado, a lista só é baixada uma vez. Quando você tem muitas caixas (sete, no meu exemplo), a lista de e-mails é baixada sete vezes, uma vez para cada e-mail. Isto resulta numa checagem por e-mails sete vezes mais devagar do que um usuário que apenas tem um e-mail configurado.

A dica que qualquer um daria para resolver o problema de lentidão no iPhone ao checar os e-mails ou economizar um plano de dados de 3G, caso ele seja limitado, é remover algumas caixas de entrada. Mas isto não é necesário!

A solução mais prática e mais eficiente, que não lhe prejudica de nenhuma maneira, pois você não é obrigado a deixar de ler qualquer uma de suas contas de e-mail, é ativar a opção de redirecionamento em seu provedor. O método consistiria em fazer o seguinte: você recebe um e-mail pelo seu Hotmail, por exemplo, e ele é automaticamente redirecionado para seu e-mail no Gmail. É o que vamos aprender a fazer aqui.

1- Escolha um e-mail principal.

Entre todas as suas caixas de e-mail, escolhe apenas uma. Ela será a única que você terá configurada em seu iPhone, pois os e-mails que você receber serão redirecionados automaticamente para sua caixa de entrada principal.

2- Redirecionando os e-mails para sua caixa principal.

Agora que você já sabe qual é sua única conta que ficará sincronizando com o iPhone, você precisará configurar as outros para enviar todos os e-mails recebidos para ela. Mostrarei como fazer o processo nos principais provedores de e-mail.

No Gmail:

Depois de logado, vá em Configurações » Encaminhamento e POP/IMAP. Na tela que será exibida, você terá a opção de configurar o redirecionamento por e-mail. Depois que você configurar o serviço, você receberá um e-mail com um link de ativação. Clique no link e volte ao menu de configurações, na seção de encaminhamento. Você, agora, terá a opção de ativar o serviço. Ele estará marcado como inativo, toque no botão de ativá-lo, salve, e estará tudo pronto. 😉

No Hotmail:

Depois de logado, siga o caminho: Opções » Encaminhar emails para outra conta de email.

No Bol:

Depois de logado, siga o caminho: Configurações » Redirecionamento/Auto-Resposta » Ativar redirecionamento

No Yahoo:

Depois de logado, siga o caminho: Opções » Opções do Yahoo! Mail » Pop e redirecionamento » Configurar ou editar o Pop e Redirecionamento » Redirecionamento. Lá, você tem todas as opções necessárias para direcionar seus e-mails para outro de preferência.

No Uol:

Siga o caminho: Configurar » Redirecionamento » Ativar redirecionamento » Salvar.

3- Apague as caixas de entrada “que estão sobrando”.

No menu Ajustes » Mail, Contatos, Calendários do seu gadget, você deverá apagar todas as caixas de entradas que foram configuradas para redirecionar os e-mails recebidos. Deixe o menos número de contas de e-mail configurada possível, quanto menos, mais tempo economizado e menos dados de internet gastos. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Boa!!

  • Paulo Vieira

    No caso específico do gmail (não sei em outros pq não testei), ao invés de usar o encaminhamento, pode-se usar a opção de "contas e importação". Ele verifica as contas de e-mail e baixa, como se se trata-se de um servidor pop (estilo outlook). Assim, você coloca no iPhone apenas a conta do gmail e ele trata de verificar todas as demais.

    • Entendi o esquema, gostei também!

  • luiz

    sua bateria esta quase acabando!!

    • Hehe percebi, mas já carreguei novamente. 😛

  • Erick Mateus

    Bom post. André leu a minha resposta? Já enviei o review que você pediu.

  • Emerson

    Bacana!

  • TiãoGavi&a

    Valeu a dica 😉

    Bom contar com seus artigos Andre!!

  • TiãoGavi&a

    No iPhone4 nunca tive problemas de lentidão. Uso 6 e-mails na caixa direto.

    • Ele aparece mais quando usamos 3G, mesmo assim, sempre é bom para poupar o uso de dados da rede 3G. 🙂

  • Finding terms that are better than a payday loan, may be very difficult…

  • Claudia

    Troquei meu 4s por um 5 s usado e a bateria dele dura muito pouco, coloco ele para carrega de 3 a 4 vzs por dia, sera q se trocar ela da certo? Colocar uma nova original?